*Por Márcio Amorim
O setor de transporte no Brasil tem investido cada vez mais em estratégias que combinam eficiência operacional e segurança. Para que uma empresa do setor dê continuidade às boas práticas, com foco em resultados, é necessário utilizar os KPIs (Key Performance Indicators ou na tradução literal, Indicadores-chave de Desempenho) como base para a medição de desempenho; nesse caso, a atuação dos KPIs vai de encontro com o auxílio na identificação de áreas que precisam de melhoria e na tomada de decisões. Além disso, programas baseados em boas práticas são essenciais para garantir resultados consistentes e sustentáveis.
Aplicabilidade dos KPIs no setor de transporte
Atualmente, pesquisas indicam que empresas que utilizam dados para otimizar suas operações logísticas podem aumentar sua eficiência e lucratividade. No setor de transporte, os KPIs são essenciais, pois auxiliam as empresas a monitorar e otimizar suas operações, garantindo melhorias contínuas e vantagem competitiva no mercado. Podemos citar como exemplos de indicadores abrangentes para o setor:
- Eficiência operacional: empresas que acompanham KPIs como tempo de entrega e taxa de entregas no prazo conseguem reduzir atrasos e ainda melhoram a satisfação do cliente. De acordo com o Sebrae, 68% das empresas do Estado de São Paulo aumentaram suas vendas melhorando a forma de atender os seus clientes;
- Redução de custos: indicadores, como “custo total de transporte e eficiência de roteirização” ajudam a minimizar gastos desnecessários e a otimizar rotas;
- Qualidade do serviço: KPIs como índice de devoluções e nível de satisfação do cliente permitem ajustes estratégicos como fonte de melhoria na experiência desse cliente. Segundo o American Customer Satisfaction Index (ACSI), um aumento de 1 ponto percentual na satisfação do cliente pode aumentar a receita da empresa em até 3,7%;
- Gestão de frota: monitorar métricas, como idade média dos veículos e controle da ociosidade dos carros ajuda a manter a frota eficiente e a reduzir os custos operacionais. De acordo com pesquisas do setor, veículos bem monitorados podem ter uma redução de falhas inesperadas, prolongando sua vida útil e melhorando a confiabilidade do serviço.
A Importância dos Indicadores de Desempenho
O monitoramento rigoroso de KPIs é essencial para identificar oportunidades de melhoria e reduzir custos operacionais. Quando observamos a operação das empresas de transportes e logísticas, alguns KPIs podem trazer ganhos mais rapidamente.
Nesse sentido, podemos citar:
Economia de Combustível: segundo a Comissão Europeia, a adoção de práticas de eco condução pode reduzir o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa em até 10%, demonstrando impacto positivo na redução dos custos e na sustentabilidade das operações.
Desgaste de Pneus: que reflete o impacto do estilo de condução e permite ajustes para evitar manutenções emergenciais. Manter a manutenção preventiva em dia, como pneus calibrados e motores revisados, não apenas garante a segurança dos veículos, mas também tem um impacto direto no consumo de combustível e na durabilidade dos componentes.
Impacto nas Transportadoras: ganhos operacionais e recompensas para os participantes
Programas de incentivo, como o Motorista DEZtaque, da Petrobras Distribuidora, têm revolucionado a forma como as operações são conduzidas e podem ser grandes exemplos de boa conduta. Desde sua implementação em 2012, o programa contribuiu para uma redução de 75% dos acidentes na frota a serviço da companhia em todo o país.
É fundamental destacar a importância de soluções de pagamento flexíveis para recompensar profissionais que adotam boas práticas no setor de transportes. Pagamentos de prêmios, por meio de opções como cartões pré-pagos e portais de premiação, garantem que aqueles que contribuem objetivamente com melhorias recebam seus prêmios de maneira rápida, segura e flexível.
Tecnologias avançadas, práticas de medição eficazes e soluções robustas de pagamentos
A combinação de tecnologias avançadas com práticas de medição eficazes e soluções robustas de pagamento é um diferencial decisivo no setor de transportes e logística. Empresas do segmento estão implementando modernas plataformas digitais que permitem o monitoramento em tempo real dos indicadores de desempenho de motoristas e outros profissionais, possibilitando análises preditivas e tomadas de decisão baseadas em dados concretos. A integração entre campanhas de incentivo, análise detalhada de KPIs operacionais e ferramentas de pagamento modernas transformam desafios cotidianos em oportunidades para um crescimento sustentável, elevando a produtividade da equipe, reduzindo custos operacionais e reforçando a credibilidade e a segurança das operações em um cenário altamente competitivo.
*Márcio Amorim é CFO da p2xPay.