Siga-nos nas Redes Sociais

Direitos Humanos

Caminhada da Liberdade em Copacabana promoverá estudo contra a intolerância religiosa

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Levantamento vai ouvir fiéis de diferentes tradições espirituais para mapear casos de intolerância e subsidiar políticas públicas

No próximo dia 21 de setembro, a Orla de Copacabana (Posto 5) voltará a ser o cenário da 18ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, evento promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). E, pelo segundo ano consecutivo, uma pesquisa será realizada durante o evento, em uma parceria entre a ADifalá e a Brotar Comunicação.

A sondagem tem como objetivo ouvir participantes de diversas tradições espirituais, especialmente as religiões de matriz africana, o Budismo, o Judaísmo e outras expressões religiosas não hegemônicas — para mapear casos de intolerância, compreender suas dinâmicas e subsidiar a formulação de políticas públicas mais eficazes. Assim como no ano passado, os dados coletados vão integrar um banco dados voltado para o estudo das populações marginalizadas e suas vulnerabilidades sociais.

Em 2024, a pesquisa revelou que 48,1% dos entrevistados já haviam sido vítimas de intolerância religiosa, com destaque para os praticantes de religiões de matriz africana, entre os quais 62% relataram episódios de discriminação. As formas mais comuns foram agressão verbal (40,2%) e exclusão social (19,1%). O levantamento também demonstrou que a maioria das vítimas não denuncia os casos, por medo, desconfiança institucional ou desconhecimento dos canais de denúncia.

“A repetição da pesquisa este ano reforça o compromisso da caminhada com a produção de dados sérios e com o enfrentamento estruturado da intolerância religiosa”, afirma Babalawô Ivanir dos Santos, liderança à frente da CCIR. “Esses dados são essenciais para promover ações de proteção, reconhecimento e valorização da diversidade religiosa no Brasil.”

 

Imagem fx Leia Mais

Psicologia Jurídica: Como a Análise Comportamental Está Mudando os Resultados nos Tribunais

Movimento negro pede investigação independente sobre operação no Rio Leia Mais

Movimento negro pede investigação independente sobre operação no Rio

Arquivo pessoal Leia Mais

Tia Ju leva denúncia à Deam da Gávea após caso de agressões verbais e misoginia no metrô do Rio

santander Leia Mais

Projeto amapaense Campeões de Palafitas será beneficiado em campanha do Amigo de Valor do Santander

santander Leia Mais

Campanhas apoiam projetos sociais no Piauí com foco em crianças, adolescentes e idosos

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.