Home Notícias Política Câmara de Fortaleza discute projeto para criação de arenas para jogos eletrônicos
Política

Câmara de Fortaleza discute projeto para criação de arenas para jogos eletrônicos

Envie
Default Featured Image
Envie

O vereador Pedro Matos apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza um projeto de lei para a criação de “ARENINHAS ELETRÔNICAS” que tem como objetivo promover a democratização e fomentar o desenvolvimento do acesso às práticas esportivas eletrônicas (E-Sports). Se aprovado, o projeto deverá ser enviado para apreciação do Poder Executivo.

No projeto de indicação protocolado pelo número 0158 / 2021, Pedro Matos propõe a criação de espaços públicos dotados de infraestrutura, instalações e equipamentos, de uso coletivo e compartilhado para permitir o acesso às práticas esportivas eletrônicas.

Ainda de acordo com  texto, esses ambientes terão o objetivo de estimular o jovem a conhecer e se engajar no universo digital, contribuindo para impulsionar iniciativas inovadoras que resgatem o protagonismo juvenil e tenham impacto positivo na sua qualidade de vida; desenvolver as competências cognitivas e socioemocionais e de socialização dos participantes.

O líder do Pros na Câmara ainda aponta as obrigações do poder público oferecer toda a infraestrutura necessária para a implantação das areninhas e indica os territórios com indicadores sociais, de violência e evasão escolar mais críticos na cidade deverão ser priorizados na implantação do equipamento.

Tendência em alta

O parlamentar reforça a importância do esporte eletrônico (ou e-Sport) – atividades que ocorrem por meio das plataformas digitais, envolvendo dois ou mais competidores individualmente ou em equipe em partidas online ou presenciais sincrônicas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência.

“É inegável o avanço do universo dos games nas últimas décadas, tornando-se relevante não somente pelo alto valor monetário que alcança ao longo da sua cadeia produtiva, valor esse maior que a indústria do cinema e da música juntas, mas também por ser criador e inovador, o que desperta o interesse das crianças e jovens”, ressaltou em sua justificativa.

Envie
Artigos Relacionados
Lacracao Urnas Eletronicas Mcamgo
Política

Cinco municípios vão realizar consultas populares durante as eleições

Os eleitores de cinco municípios vão participar de consultas populares durante o...

Pacheco
Política

Após apagão, Pacheco defende regulação da Inteligência Artificial

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou nesta sexta-feira (19) o apagão...

Urna
Política

Eleições municipais: convenções partidárias começam neste sábado

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a...