Siga-nos nas Redes Sociais

Política

Câmara aprova projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer

Publicado

em

Por

Default Featured Image

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) a proposta que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer. A medida tem o objetivo de promover condições iguais de acesso a tratamentos ao tornar obrigatório o atendimento integral à pessoa com câncer por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue para sanção presidencial. 

O texto inclui o direito à presença de acompanhante durante o atendimento e no tratamento. O texto aprovado prevê entre os direitos fundamentais da pessoa com câncer o atendimento educacional em classe hospitalar ou em regime domiciliar, conforme interesse da pessoa e de sua família e nos termos do respectivo sistema de ensino. 

A medida assegura que o atendimento e internação domiciliares devem ser oferecidos sempre que possível no âmbito do SUS. O texto prevê ainda que os pacientes com câncer terão prioridade no tratamento domiciliar.

Outro ponto aprovado pelos deputados é a inclusão de garantia de acesso de todos os pacientes aos medicamentos mais efetivos contra o câncer e a avaliação periódica do tratamento ofertado ao paciente na rede pública de saúde, com adoção das medidas necessárias para diminuir as desigualdades existentes.

*Com informações da Agência Câmara

Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil*

Link

Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL Leia Mais

Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

Licença-paternidade é avanço, mas ainda é desigual no cuidado infantil Leia Mais

Licença-paternidade é avanço, mas ainda é desigual no cuidado infantil

Programa do governo quer aprofundar conexão com as periferias Leia Mais

Programa do governo quer aprofundar conexão com as periferias

Randolfe: governo quer integrar polícias e penas duras contra facções Leia Mais

Randolfe: governo quer integrar polícias e penas duras contra facções

Igualar facções a terrorismo prejudica inquéritos, diz relator de CPI Leia Mais

Igualar facções a terrorismo prejudica inquéritos, diz relator de CPI

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.