Siga-nos nas Redes Sociais

Política

Câmara aprova instalação de barreiras sanitárias em terra indígena

Publicado

em

Câmara aprova instalação de barreiras sanitárias em terra indígena

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória que determina a instalação de barreiras sanitárias para tentar evitar a disseminação da covid-19 em áreas indígenas. A matéria segue para o Senado e precisa ser aprovada até o dia 17 para não perder a validade.

O texto atribui à Funai a responsabilidade de planejar e operacionalizar as ações de controle das barreiras sanitárias. Além disso, caberá ao órgão o pagamento de diárias aos integrantes dessas barreiras até 31 de dezembro de 2022, data final de vigência da medida.

A MP prevê que as barreiras sanitárias devem ser compostas por servidores públicos federais, por militares, ou por servidores públicos dos estados e municípios que componham a estrutura, desde que autorizados pelos respectivos governadores e prefeitos.

Para o relator da MP, deputado Airton Faleiro (PT-PA), “as inúmeras ameaças registradas contra servidores e colaboradores da Funai que atuam na proteção de terras indígenas com presença de índios isolados e de recente contato justificam a necessidade de apoio contínuo das forças policiais de segurança pública”.

Antaq

Os deputados também aprovaram a medida provisória que amplia de três para cinco o número de membros da diretoria colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), com a criação de dois diretores para o conselho da entidade. A matéria segue para o Senado.

O texto também precisa ser aprovado pelos senadores até o dia 17 de outubro para não perder a eficácia. A proposta também cria seis cargos de assessor para dar apoio às novas diretorias.

A Antaq atua na fiscalização de portos, de navegação marítima, e no apoio à navegação interior.

Ag. Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR Leia Mais

Lula visita aldeia indígena e promete energia para 4,3 mil famílias

México busca cooperação do Brasil em etanol e programas sociais Leia Mais

México busca cooperação do Brasil em etanol e programas sociais

Lula inicia maratona da COP30 em Belém com obras e comunidades Leia Mais

Lula inicia maratona da COP30 em Belém com obras e comunidades

Gleisi Crítica Governadores e Alerta sobre Intervencionismo EUA Leia Mais

Gleisi Crítica Governadores e Alerta sobre Intervencionismo EUA

Assessoria de Imprensa Leia Mais

Médicos da Região dos Lagos são recebidos na Câmara dos Deputados em Brasília

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.