Home Estados Bahia Camaçari: Barra do Jacuípe recebe ação de combate ao trabalho infantil
Bahia

Camaçari: Barra do Jacuípe recebe ação de combate ao trabalho infantil

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) promoveu na manhã desta sexta-feira (18/3), na praia de Barra do Jacuípe, na costa do município, mais uma etapa da ação de conscientização e enfrentamento ao trabalho infantil. A atividade, que tem a temática Brincar É Minha Praia – Chega de Trabalho Infantil, foi apresentada para comerciantes, moradores e banhistas, por meio de panfletos informativos e cartazes distribuídos pela equipe. A iniciativa também contou com a animação do grupo cultural Charanga Popular de Abrantes.

Assim como aconteceu nas semanas anteriores, nas Praias de Jauá e Arembepe, a equipe técnica promoveu a atividade na faixa de areia e conversou com transeuntes nos arredores da praia. A mobilização, que faz parte das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), é realizada pela Coordenadoria de Proteção Especial (CPE) e também integra as atividades do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC).

Na ocasião, a secretária Reni Oliveira, falou sobre a mobilização, que ocorre há cerca de um mês. “Assim como já fizemos em outras praias, estamos aqui hoje, conversando com as pessoas e levando essa mensagem, com a intenção de alertar e reforçar a importância de garantir que as crianças tenham uma infância bem desenvolvida e longe de práticas degradantes, que as expõem e exploram de alguma forma”, falou.

A técnica do Peti, Carolina Bulhões, reforçou a necessidade de conscientizar as pessoas sobre o tema. “A população precisa ter ciência de que o trabalho infantil causa consequências na vida da criança e do adolescente, tanto no presente como em longo prazo. Muitas vezes, essas crianças não possuem estrutura física e nem psicológica para fazer certas coisas, sem falar nos riscos que elas são expostas. Por isso, nós estamos em mais um dia de mobilização fazendo esse alerta”, ressaltou.

A turista paranaense, Meire Nascimento, parabenizou a ação. “A prefeitura está de parabéns em abordar esse assunto. Realmente é um trabalho de formiguinha, mas que deve ser feito para abrir os olhos da população, de que a prática não é correta. Realmente é uma ação muito válida”, disse.

Proprietária de uma barraca, a comerciante Tatiana Batista, afirmou que não vê com frequência crianças trabalhando na região, mas enfatizou que o trabalho de conscientização é de extrema relevância. “Aqui em Jacuípe é muito raro a gente ver crianças trabalhando, graças a Deus. Não quero dizer, que não tem, mas não vemos tanto, como em outros lugares. Porém, essa mobilização é muito importante, porque há pessoas que realmente não entendem que isso é errado”, concluiu.

A atividade envolveu servidores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Serviço de Abordagem Social, do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), e também contou com o apoio do Conselho Tutelar. Neste sábado (19/3), a atividade será realizada em Guarajuba.

Foto: Adeilson Carvalho

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Prefeita assina ordem de serviço para requalificação do Hospital Jorge Novis

Prefeita assina ordem de serviço para requalificação do Hospital Jorge Novis

Leia Mais

Prefeitura realiza ação de limpeza de rio em Vilas do Atlântico

Leia Mais
Mais de 200 artistas se preparam para apresentar a Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas

Mais de 200 artistas se preparam para apresentar a Paixão de Cristo da Bahia, em Lauro de Freitas

Leia Mais
Prefeitura dialoga com comissão de pastores de Itinga

Prefeitura dialoga com comissão de pastores de Itinga

Leia Mais
Envie