Home Estados Bahia Camaçari acolheu encontro territorial de profissionais de educação física
Bahia

Camaçari acolheu encontro territorial de profissionais de educação física

Envie
Default Featured Image
Envie

Foi realizado no Teatro Alberto Martins, o ato de culminância de uma formação que, durante quase um ano, beneficiou professores de educação física e generalistas, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e outros profissionais de ensino da Rede Pública Municipal de Camaçari, contemplando também lideranças comunitárias que promovem atividades esportivas nas localidades onde atuam, bem como educadores dos municípios de Dias d’Ávila e Mata de São João. A formação é patrocinada pela empresa Bayer e resulta da parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) do município e o Instituto Esporte e Educação (IEE), na manhã desta quarta-feira (6/4).

A cerimônia contou com a presença da secretária da Educação, Neurilene Martins, e foi marcada pelo reconhecimento de que os conteúdos e reflexões oportunizadas pela formação, de fato potencializaram a atuação dos cursistas em suas respectivas áreas, agregando o domínio de conceitos e técnicas que perpassam a funcionalidade da atividade física no desenvolvimento psicomotor e no processo de socialização e promoção da cidadania. “Estamos juntos, nos fortalecendo enquanto território e enquanto rede, aprendendo muito uns com os outros. Isso tudo coopera com o nosso intuito de constituir um designer curricular que nos permita alcançar a complexidade das identidades das nossas crianças e adolescentes”, pontuou a gestora.

O evento contou com demonstrações práticas de atividades integrativas, como a apresentação de Bocha, feita por alunas da Escola Pestalozzi de Camaçari. Também houve espaço para depoimentos de profissionais que passaram pela formação, a exemplo do professor de Educação Física Leandro Duarte, que leciona no Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari. “Essa foi uma iniciativa muito importante, pois mostra a verdadeira dimensão da Educação Física. Não é apenas a disciplina do esporte, ela mobiliza corpo e alma, e faz a diferença na vida dos alunos para além das habilidades motoras”, observou.

Os profissionais de educação dos municípios de Dias d’Ávila e Mata de São João também manifestaram contentamento com a iniciativa, agradecendo à Seduc pelo convite para integrar a formação. Luciana Silva é professora da Educação Infantil em Mata de São João e fez uma avaliação positiva da experiência. “Mudou completamente a minha forma de planejar as aulas, estou trazendo para a prática esses conhecimentos teóricos. Muitos conceitos ganharam um novo sentido para mim, como a palavra inclusão que assumiu uma proporção muito maior”, ponderou.

Pela tarde, encerrando a programação, outras atividades práticas foram realizadas com o grupo, na quadra poliesportiva do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária. Ao todo, 60 profissionais concluíram a formação, sendo mais de 20 integrantes da rede pública de ensino local. Também participaram do evento, a representante da Bayer, Isa Tanaka, que destacou o compromisso social da multinacional alemã com as comunidades onde a empresa tem unidades instaladas; formadores do Instituto Esporte e Educação, que também avaliaram positivamente a experiência formativa; membros da Diretoria Pedagógica da Seduc; entre outros.

Foto: Jean Victor

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie