Negócios
Calendário com mais de 2,5 mil feiras aquece o setor de viagens corporativas em 2022
Startup registra em março volume transacionado nove vezes maior que no período pré-pandemia; alta nas passagens de avião e dificuldades de hospedagem preocupam
Um levantamento do Portal Feiras do Brasil, especializado em mapear feiras de negócios das mais variadas atividades econômicas, mostra que, depois de dois anos de eventos represados, elas começam a ser retomadas em 2022. Até o final do ano, serão 2,5 mil feiras desse tipo em todo o país – absoluta maioria presencial (em torno de 90%).
O aquecimento do turismo de eventos já é percebido pela cadeia produtiva do setor de viagens corporativas. É o caso da travel tech Onfly, que presta a empresas o serviço de gestão (cem por cento digital) das viagens de seus respectivos colaboradores. De acordo com um dos sócios e CEO da startup, Marcelo Linhares, os efeitos dessa retomada já são perceptíveis.
“Tivemos, em março de 2022, o melhor mês da nossa história, com um volume de valores transacionais nove vezes maior que o do período pré-pandemia”, afirma o executivo. “E boa parte desse volume veio de empresas que estão comprando passagens e hospedagem em hotéis para seus colaboradores participarem de eventos.”
De fato, de acordo com o levantamento do Feiras Brasil, março aparece como o mês com maior quantidade de eventos – 351 no total. Somando-se a 114 de janeiro e 200 de fevereiro, o primeiro trimestre registrou 698 eventos. Ou seja, ainda há outros quase 1,8 mil para serem realizados até o final de 2022.
Segundo Linhares, há dois complicadores internos, para a cadeia produtiva de viagens corporativas e do turismo de modo geral: o encarecimento das passagens de avião e a falta de vagas em hotéis para dar conta da demanda represada. Isso sem falar na conjuntura externa, marcada principalmente pela guerra na Ucrânia.
Um estudo da Kayak, empresa especializada em busca de viagens, constatou que entre janeiro e março deste ano o preço médio das passagens aéreas subiu 62%. Segundo a empresa, um dos motivos do encarecimento está exatamente no aumento da procura por viagens à medida que os indicadores da pandemia de Covid-19 foram melhorando, depois de uma onda na virada do ano.
Mas, além deste fator, estão os reajustes do querosene da aviação, consequência dos repasses, pela Petrobras, das altas no valor do petróleo. Situação que deve perdurar – inclusive em consequência do conflito internacional, observa Linhares.
Como o serviço prestado pela travel tech é de gerir todas as viagens das empresas através de uma plataforma digital, o cotidiano da Onfly tem sido marcado pelo enfrentamento desses obstáculos. “Entregas as melhores opções de transporte e de hospedagem tem tido esse desafio extra, o de lidar com a alta das passagens e as dificuldades para se encontrar disponibilidade de hospedagem em alguns lugares”, cita Linhares.
Diante do cenário de retomada das feiras e eventos de negócios, a Onfly confirma previsão do início do ano de triplicar em 2022 o número de clientes recorrentes da startup, que tem sede em Belo Horizonte e presta serviços a empresas de todo o país, das mais diversas atividades econômicas. “Terminamos 2021 com 300 clientes recorrentes; a meta é chegar a 900 neste ano”, assinala o CEO.
SERVIÇO
Visite: https://www.onfly.com.br/
Negócios
FM Logistic projeta crescer 25% no setor de eletroeletrônicos
A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo amplia sua presença no setor de eletroeletrônicos no Brasil, oferecendo soluções completas com foco em armazenagem, transporte, segurança, rastreabilidade, flexibilidade e performance. Atualmente, esse mercado representa 30% nos negócios da FM no Brasil, o que demonstra a importância estratégica no portfólio da empresa.
A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. Entre os itens movimentados pela empresa no Brasil estão smartphones, notebooks, impressoras e eletroportáteis.
A empresa também realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte.
O transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos. Esses diferenciais de segurança física e financeira consolidam a confiança dos clientes em operações críticas.
De acordo com Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, na distribuição, a empresa opera de forma omnichannel, com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. Além disso, oferece gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.
“Nosso objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade. Em 2025, esperamos crescer 25% no setor, reforçando ainda mais a relevância dessas operações para os nossos negócios”, ressalta.
Negócios
Fort Atacadista realiza ‘Semana F’ com ofertas especiais
Ação promocional terá início todo dia 30 com preços atrativos em todas as lojas no país
O Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, promove, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, a “Semana F”, uma grande ação promocional com ofertas especiais em todos os setores da loja. Durante uma semana, consumidores poderão aproveitar descontos agressivos em centenas de produtos em uma iniciativa que reforça o compromisso da rede com economia, variedade e qualidade.
Com a chamada “Muito mais dias de Compra Fort”, a Semana F amplia o sucesso do tradicional “Dia F”, que ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês, quando toda a loja entra com as maiores promoções do mês, oferecendo mais dias de ofertas e mais flexibilidade no horário das compras. A ação busca proporcionar uma experiência de compra mais confortável e vantajosa aos clientes, ampliando a promoção e oferecendo, assim, mais dias para garantir as ofertas que eram concentradas no Dia F.
“A Semana F vai ocorrer todo dia 30 do mês, um grande evento do nosso planejamento comercial e reflete o compromisso do Fort Atacadista com o consumidor. É uma oportunidade para reforçar nossa relação de confiança com os clientes e oferecer ainda mais economia, variedade e qualidade”, destaca Silvia Marquez, gestora de marketing do Fort Atacadista.

Negócios
Dr. Peanut e Probiótica anunciam parceria com o Park Challenge apresentado pela BB Seguros
As marcas Dr. Peanut e Probiótica estarão presentes no Park Challenge apresentado pela BB Seguros, evento inédito que integra o Circuito Banco do Brasil de Skate e será realizado no dia 2 de novembro, no bowl da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis (SC).
A parceria entre o Grupo Supley, detentor das duas marcas, e o evento marca um passo importante para o fortalecimento da presença da suplementação esportiva no universo do skate park. Mais do que uma associação comercial, a iniciativa reflete o compromisso do Grupo em se aproximar do esporte de alta performance, por meio de ações de experiência, ativações exclusivas e conteúdos que celebram a cultura do skate ao lado de alguns dos maiores nomes da modalidade.
No evento inédito serão realizadas experiências exclusivas, além de ações de sampling com todos os presentes no local. A Dr. Peanut assumiu o naming rights da área do atleta — batizada de Dr. Peanut Zone — e promove experiências de degustação com foco na Doctor Bar aquecida e nas tradicionais pastas de amendoim gourmet, além de sampling e um inflável temático da Doctor Bar. A marca também leva diversão e energia com uma cesta de basquete interativa, ativações exclusivas na área VIP e kits especiais para os atletas. Já a Probiótica vai presentear o público presente com degustações do 100% Whey, uma Roleta da Sorte repleta de prêmios, sampling e um imponente inflável Big Whey. As ativações incluem ainda a popular bazuca de brindes voltada ao público, além de experiências premium e kits personalizados para os atletas participantes.
Toda essa atmosfera será o cenário de uma competição com formato inédito, reunindo duas equipes: Team Braza e Team Mundo cada uma composta por dez skatistas e liderada por um técnico. O Park Challenge 2025 promete um verdadeiro espetáculo de técnica, estilo e criatividade, colocando frente a frente alguns dos maiores nomes do skate nacional e internacional.
Entre os confirmados estão Pedro Barros, Isadora Pacheco, Augusto Akio, Raicca Ventura, João Bito, Yndiara Asp, Murilo Peres, Kalani Konig, Luigi Cin e Gui Khury que representam o Team Brasil, enquanto o Team Mundo traz estrelas como a britânica Sky Brown, medalhista olímpica e uma das maiores referências do skate feminino, além dos japoneses Yuro Nagahara, Shota Mizote, Issei Sakurai e Yurin Fuji, o norte-americano Taylor Nye, a espanhola Naia Laso, o holandes Jason Lijnzaat, o porto-riquenho Steven Yancy e o californiano Chris Russell.
“Estar ao lado de um evento como o Park Challenge reforça nossa missão de aproximar a suplementação esportiva de um público que vive a performance de forma autêntica e leve. A comunidade do skate traduz energia, superação e atitude — valores que se conectam tanto com a Dr. Peanut quanto com a Probiótica. Essa parceria vai além do esporte: é uma forma de celebrar um estilo de vida ativo e inspirar novas gerações a se movimentarem com propósito”, diz Lucas Bueno, CMO do Grupo Supley.
Onde Assistir?
O público poderá acompanhar de perto e gratuitamente, mediante a retirada de ingresso no Sympla. Quem não estiver presente poderá acompanhar por transmissão oficial, na CazéTV, a partir das 11h30.
O Park Challenge apresentado pela BB Seguros tem como meio de pagamento oficial a bandeira VISA e como patrocinadores o Banco do Brasil, Heineken 0.0%, Dr Peanut e Probiótica. O evento conta com o apoio da Evoke, Red Bull, Approve, Mamba Water, Layback, Tanabata Skateboards e Hi Adventure. O apoio institucional é da Prefeitura de Florianópolis, do Governo Federal e a CazéTV é parceira oficial.
O credenciamento de imprensa já está aberto e vai até dia 30/10: https://forms.gle/74rfjEvSnwZSv9zQ8
Retirada de ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/park-challenge-2025-apresentado-pela-bb-seguros/3152894
Saiba mais do evento: https://www.instagram.com/park.challenge/
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática




