O mercado de ações oferece diversas possibilidades para investidores, no curto ou no longo prazo. E duas das estratégias mais famosas para isso são o day trade e o buy and hold.
Ambas possuem diferenças, vantagens e riscos, mas cada investidor pode utilizá-las para traçar suas estratégias. Sendo assim, exploraremos as características do day trade e do buy and hold, para você compreender como funcionam.
Este conteúdo é simplesmente informativo e não se configura como uma indicação de investimento.
Day trade
O day trade é uma estratégia de curto prazo e tem como objetivo obter lucros por meio da compra e venda de determinado ativo. Como o próprio nome diz, as operações ocorrem em períodos de até um dia.
No day trade, o investidor faz uma série de operações ao longo do pregão da bolsa, comprando e vendendo ativos. O propósito é fazer a venda a preços maiores do que os pagos, auferindo lucro com a operação.
Vantagens e desvantagens do day trade
A principal vantagem do day trade está na agilidade: as negociações de day trade ocorrem de forma rápida, permitindo que o trader consiga identificar oportunidades de lucro com maior agilidade.
O day trade também abre oportunidades de ganho em momentos de alta volatilidade, como durante crises financeiras. Ao identificar pontos de compra e venda adequados, o trader pode buscar oportunidades de ganho nas operações.
Contudo, o day trade exige estudo dos gráficos para identificar as oportunidades de mercado, pois apesar de ser lucro no curto prazo, o investimento para se tornar consistente e assertivo no trading é de longo prazo. O trader precisa entender padrões, identificar médias de preço e interpretar esses dados para saber o melhor ponto de comprar ou vender um ativo, além de entender conceitos sobre economia e os principais dados fundamentalistas das ações de uma determinada empresa.
Outro risco do day trade é a alavancagem, que permite ao trader operar com mais capital do que ele possui. Essa prática pode aumentar os lucros, mas também causar perdas enormes caso o trader sofra um prejuízo muito grande. Logo, ter um gerenciamento de risco eficiente, pode aumentar a segurança ao realizar esse tipo de operação.
Por fim, o trader deve pagar 20% de imposto sobre o lucro obtido, independentemente do valor, além dos custos de corretagem. Essas taxas podem reduzir o lucro das operações.
Buy and hold
Ao contrário do day trade, o buy and hold é uma filosofia de “comprar e guardar”. Ou seja, o investidor tem como foco lucrar com a valorização das ações a longo prazo.
Nesse sentido, o holder tem como objetivo a aquisição de ativos, como ações ou fundos imobiliários para construção de patrimônio. Sim, ele também visa obter lucro com seus investimentos, mas esse lucro não é oriundo de negociações frequentes, mas por meio da valorização dos ativos no longo prazo.
Além disso, o buy and hold é uma filosofia que permite ao investidor ter ganhos com renda passiva através de dividendos, parte dos lucros que as empresas distribuem aos acionistas. Por isso, o holder tem interesse no crescimento sustentável da empresa e costuma manter suas ações em carteira por anos.
Vantagens e desvantagens do buy and hold
Para muitos investidores que seguem a filosofia do buy and hold, a maior vantagem é a paz. O investidor não precisa monitorar o mercado, o que gera menos desgaste emocional.
Ele pode comprar ativos e mantê-los em carteira visando renda passiva e valorização ao longo do tempo.
Outra vantagem do buy and hold é o menor custo com impostos e corretagem. Os holders só precisam pagar imposto caso vendam seus ativos, e essas negociações possuem isenção de até R$ 20.000 por mês. Por isso, os custos de corretagem e tributos impactam menos na valorização dos ativos.
No entanto, o buy and hold não vai oferecer ganhos diários e oportunidades frequentes para negociar. Seu objetivo é aproveitar os ganhos de longo prazo através da construção de patrimônio, um processo que pode levar anos. Por isso, é uma estratégia que requer disciplina e, acima de tudo, paciência para esperar os investimentos trabalharem a seu favor.
Unindo trade e hold
Tanto o day trade quanto o buy and hold possuem defensores e críticos que defendem sua visão enquanto criticam o outro lado. Mas, calma, um investidor pode se beneficiar de ambos e utilizar o trade e o buy and hold a seu favor.
Por exemplo, um investidor que tem conhecimento em análise gráfica pode usar a volatilidade causada por eventos globais para identificar oportunidades de lucro no curto prazo. Ao mesmo tempo, momentos de volatilidade tendem a causar quedas no preço de ativos que seguem mantendo seus bons fundamentos.
Um trader pode buscar ganhos em suas operações de curto prazo e, caso obtenha resultados positivos, direcionar parte do capital para ativos de longo prazo.