Home Notícias Buscas por viagens corporativas aumentaram 127% no primeiro trimestre do ano, aponta ViajaNet
Notícias

Buscas por viagens corporativas aumentaram 127% no primeiro trimestre do ano, aponta ViajaNet

Envie
Default Featured Image
Envie

Com o avanço da vacinação, trabalho remoto e a volta dos eventos corporativos, a procura por viagens de negócios cresce no começo deste ano

Nos últimos meses, o brasileiro tem visto o cotidiano corporativo mudar, retomar velhos hábitos. Com o fim das restrições de viagens devido ao avanço da vacinação, muitas empresas e organizações têm procurado cada vez mais por turismo corporativo e encontros presenciais.

E quem achou que o modelo remoto colocaria fim nas viagens a trabalho, se enganou. O ViajaNet, agência online de viagens, apurou 17.167.600 buscas no Google por termos relacionados ao segmento de turismo no último ano, no período de março de 2021 a março de 2022, e também no primeiro trimestre deste ano. Os resultados mostram o comportamento digital dos brasileiros e revelam que têm procurado ainda mais por essa modalidade no buscador.

Termos pesquisados no Google Aumento anual 

(mar 2021- mar 2022)

Turismo de negócios 22%
Viagens corporativas 51%

(Crédito: ViajaNet)

Segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), ao todo, o setor brasileiro de viagens corporativas faturou R$ 869 milhões somente em março deste ano, apenas 2% menor quando comparado a 2019, quando o valor chegou a R$ 890 milhões. Além disso, também de acordo com a Abracorp, no Brasil, as viagens de negócios representam 60% dos bilhetes aéreos emitidos. 

A retomada de eventos, a volta do trabalho presencial e híbrido e as viagens que misturam lazer e atividades corporativas têm feito o segmento ficar em evidência no começo deste ano. Só nos últimos três meses, as buscas pelo termo “viagens corporativas” tiveram um aumento de 127%, enquanto “turismo de negócios” cresceu 50% e “turismo corporativo” 22%, de acordo com o recente levantamento do ViajaNet.

No radar: novas tendências para viagens corporativas
Além de retomar antigos hábitos, a escolha das empresas em propor o turismo de negócios (também conhecido como turismo corporativo ou viagem corporativa) ainda está ligada à qualidade de relacionamento entre funcionários e clientes e networking. Entre as novas tendências para viagens corporativas em 2022, é possível observar a busca em tentar unificar praticidade com tecnologias mais eficientes, como, por exemplo, check-in e check-out sem contato e aplicativos e chats para contatos com os hóspedes e hotéis com espaço para coworking.

Para Daniely Oliveira, Gerente de Marketing  do ViajaNet, o brasileiro tem se adaptado aos poucos. “Por ainda estarmos em pandemia, muitas dessas pesquisas por turismo corporativo vêm seguidas de cuidados que ainda devemos tomar ao decidir realizar uma viagem a trabalho. Muitos eventos corporativos foram adiados em 2020 e 2021, e estão retomando agora. Então, esse pico na procura tem uma tendência de ser ainda mais forte”, aponta.

Nessa mesma linha, o setor também tem outra tendência que veio para ficar, o “bleisure”, a junção de trabalho com lazer, proporcionadas no mesmo destino, visto que o trabalho remoto ainda é uma modalidade adotada pela maioria das empresas. Este tipo de viagem também explica o boom nas procuras pelo setor, usuários que buscam entender como fazer sua viagem corporativa e ainda aproveitar para conhecer novos lugares.

Ampliação de Curso de Materiais Compósitos em São José dos Campos teve apoio da ASSECRE

Ampliação de Curso de Materiais Compósitos em São José dos Campos teve apoio da ASSECRE

Leia Mais
Instagram testa “Página de links” e escritor alagoano está entre os primeiros a experimentar

Instagram testa “Página de links” e escritor alagoano está entre os primeiros a experimentar

Leia Mais
Medalha celebra Dona Ivone Lara como ícone cultural e social

Medalha celebra Dona Ivone Lara como ícone cultural e social

Leia Mais
Como é o novo perfil que o mercado procura em marketing e como Felipe Secol o representa

Como é o novo perfil que o mercado procura em marketing e como Felipe Secol o representa

Leia Mais
Inova Silver reúne líderes empresariais para discutir como a longevidade está transformando o mercado e criando oportunidades de negócios

Inova Silver reúne líderes empresariais para discutir como a longevidade está transformando o mercado e criando oportunidades de negócios

Leia Mais
Envie