Conecte-se conosco

Notícias

Bruna Boner mostra como se livrar de sacolas plásticas

Publicado

em

Bruna Boner mostra como se livrar de sacolas plásticas

Ao trabalhar com seus fornecedores, a Tesco conseguiu remover permanentemente um bilhão de pedaços de plástico de suas lojas no Reino Unido em 2020, conta Bruna Boner

Os clientes da maior rede de supermercados da Grã-Bretanha agora veem muito menos plástico quando fazem suas compras, inclusive não havendo mais embalagem plástica em embalagens múltiplas de sopas, milho e outros itens enlatados, incluindo feijão assado da Heinz.

Os clientes também não estão mais vendo tampas secundárias em produtos como iogurtes e cremes. Não há pequenos sacos plásticos disponíveis para embalar vegetais, doces e frutas soltas; não há plástico desnecessário em produtos de Natal, como biscoitos, e não há mais tampas de plástico em cartões de felicitações sem etiqueta e de marca de empresas como a Hallmark – só este último movimento já está economizando 44 milhões de pedaços de plástico de serem usados por ano.

Segundo Bruna Boner, a decisão da Tesco de remover um bilhão de peças de plástico de sua embalagem é parte de uma estratégia maior para lidar com os plásticos por meio de sua ‘estratégia de embalagem 4Rs’: removê-los onde puder, reduzir onde não puder, reutilizar mais e reciclar o que sobrou.

A estratégia viu um programa de mudança em todo o negócio que avalia cada peça de embalagem e remove todo o material desnecessário e não reciclável.

A diretora de qualidade da Tesco, Sarah Bradbury, disse em um comunicado: “Nossos fornecedores de marca própria tiveram muito que enfrentar em 2020, portanto, remover um bilhão de pedaços de plástico é um progresso fantástico. Nosso trabalho para remover, reduzir, reutilizar e reciclar continuará em 2021 – não há lugar para embalagens desnecessárias ou não recicláveis em nosso negócio, explicou Bruna Boner.

Paula Chin, especialista em materiais sustentáveis, do World Wildlife Fund, elogiou as iniciativas da Tesco para reduzir os pedaços de plástico de suas lojas, dizendo: “A poluição por plásticos continua a ser um dos sintomas mais visíveis da crise ambiental que enfrentamos atualmente.

“Empresas, governos e famílias têm um papel importante a desempenhar, por isso é encorajador ver a Tesco cumprindo seus compromissos de reduzir significativamente a quantidade de plástico que usamos.”

No ano passado, a Tesco se reuniu com 1.500 fornecedores para informá-los que a embalagem será uma parte importante de seu processo de tomada de decisão, que determina quais produtos são vendidos nas lojas – com o varejista deixando claro que se reserva o direito de não mais estocar embalagem excessiva ou materiais difíceis de reciclar.

A empresa relata que, desde o lançamento da estratégia 4Rs em agosto de 2019, e além de remover um bilhão de pedaços de plástico, a Tesco reduziu o tamanho de sua pegada de embalagem anual em 3.480 toneladas, contou Cristina Boner Léo. A Tesco também fez bons progressos ao melhorar a reciclabilidade de suas embalagens. Uma vez que solicitou aos fornecedores que usassem uma lista definida de materiais e formatos fáceis de reciclar em 2018, ela removeu mais de 11.000 toneladas dos materiais mais difíceis de reciclar. Isso é realmente uma boa notícia.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *