Home Agronegócios Broto se torna o marketplace mais rápido do agro
Agronegócios

Broto se torna o marketplace mais rápido do agro

Envie
Imagem: Divulgação
Envie

Empresa investiu apenas R$ 230 mil para melhorar em 206% a performance da plataforma

A aplicação da tecnologia no agro é cada vez mais frequente e necessária para melhorar a eficiência produtiva, a sustentabilidade e a democratização do acesso à informação e serviços. Estudos realizados pelo Broto, plataforma de agro do Banco do Brasil, ao longo de 2024, revelaram que um dos maiores desafios dos produtores rurais é a qualidade da conexão à internet.

“Tivemos mais de 600 respostas da nossa base de clientes, e uma das principais dores relatadas foi a demora em carregar as páginas, tanto no computador como no celular. E como a qualidade da conexão no campo nem sempre é das melhores, nos debruçamos para encontrar soluções que pudessem melhorar a experiência do usuário”, comenta Marco Santos, superintendente-executivo de Operações e Tecnologia do Broto.

Essa inovação reflete um movimento crescente no setor, em que a transformação digital vai além das práticas agrícolas, abrangendo plataformas de e-commerce, sistemas de gestão e aplicativos que conectam pequenos e grandes produtores a mercados nacionais e internacionais. Ao garantir que ferramentas digitais sejam rápidas e eficientes, essas empresas ajudam a democratizar o acesso a produtos, serviços e conhecimento, possibilitando que pequenos agricultores adotem práticas modernas e competitivas.

Com investimentos na casa dos R$ 230 mil em pesquisa em inovação tecnológica, a equipe do Broto conseguiu baixar em aproximadamente 65% o tempo de carregamento da página – de acordo com a ferramenta PageSpeed Insights, do Google; além de otimizar sua performance, facilitando a navegação e proporcionando mais negócios.

Segundo Marco Santos, a iniciativa melhorou a performance para celulares e computadores, tornando os serviços mais acessíveis, especialmente para produtores rurais em regiões com conexões de internet limitadas. ”De acordo com os testes diários que realizamos na ferramenta do Google, a nossa performance passou de 29 para 89 pontos em celulares e de 60 para 90 em computadores, numa escala de 0 a 100”, explica. “Um grande resultado com baixo investimento, se considerarmos todos os ganhos”, completa.

Cada vez mais, a tecnologia tem revolucionado a produção agropecuária por meio de ferramentas como drones, sensores, IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e big data. Esses recursos permitem monitorar safras em tempo real, prever condições climáticas e otimizar o uso de insumos, por exemplo, contribuindo para a redução de custos e o aumento da produtividade. E essa experiência do Broto exemplifica como pequenas mudanças tecnológicas podem gerar um grande impacto, abrindo novas possibilidades para o agronegócio e pavimentando o caminho para um futuro mais conectado e inclusivo.

“A democratização do acesso à tecnologia no agronegócio não é apenas uma questão de eficiência econômica, mas também de inclusão social. Garantir que produtores de todos os portes tenham as mesmas oportunidades para acessar ferramentas modernas é um passo essencial para promover um setor mais justo, sustentável e competitivo”, finaliza o superintendente-executivo.

Capital do agro invade o mercado de luxo em São Paulo

Capital do agro invade o mercado de luxo em São Paulo

Leia Mais
Moratória da soja

Moratória da soja

Leia Mais
Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da plantação

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da plantação

Leia Mais
Agricultura Social chega a Araruama com horta comunitária, oficinas e inclusão

Agricultura Social chega a Araruama com horta comunitária, oficinas e inclusão

Leia Mais
Abacaxi do Norte Fluminense: com publicação no INPI, produtores avançam na busca por reconhecimento de IG

Abacaxi do Norte Fluminense: com publicação no INPI, produtores avançam na busca por reconhecimento de IG

Leia Mais
Envie