O Barco Brasil, comandado por José Guilherme Caldas e Luiz Bolina, concluiu nesta terça-feira (9) a Regata Prólogo da Globe 40, disputada entre Lorient (França) e Cádiz (Espanha), na quinta colocação geral e em segundo lugar entre os Class40 Sharp. A dupla brasileira percorreu o percurso em 4 dias, 12 horas, 41 minutos e 24 segundos, cruzando a linha de chegada às 4h43, no horário local. A vitória foi do Crédit Mutuel (FRA), de Ian Lipinski e Antoine Carpentier, que completou a prova em 4 dias, 2 horas, 25 minutos e 1 segundo.
O percurso foi marcado por desafios desde a largada. A capa do primeiro rizo estourou logo no início, provocando atraso. No segundo dia, os dois lemes se soltaram e precisaram de reparos improvisados em alto-mar. Já próximo ao Cabo de São Vicente, uma rajada rompeu o balão, reduzindo a velocidade do barco até a chegada. Mesmo assim, José Guilherme Caldas e Luiz Bolina mantiveram a disputa entre os Sharp e ultrapassaram nos metros finais o Wilson Around the World, da Áustria.
“Como o prólogo é apenas uma regata de aquecimento, nosso foco maior era preservar o barco ao máximo, e nos manter bem entre os barcos Sharp”, explicou José Guilherme Caldas. Além dos Sharp, a competição conta também com os Class40 Scow, modelos mais modernos e de proa larga. “Felizmente conseguimos fazer os todos consertos necessários relativamente rápido e voltar para o jogo, mas tivemos que seguir apenas com um balão pequeno no final”, acrescentaram Caldas e Luiz Bolina. A apresentação oficial das equipes acontece no sábado (13), em Cádiz, e a primeira etapa da volta ao mundo larga no domingo (14), com destino a Mindelo, em Cabo Verde. Serão sete meses de navegação até a chegada em Lorient (França), com passagens por África, Oceania e América do Sul.