O barco brasileiro dos comandantes Luciano Secchin, Mauro Dottori e Luis Staub ficou em terceiro lugar na Les Voiles de Saint-Tropez, na França. A bordo do TP-52 espanhol Blue Carbon brigou pelo título até o final neste domingo (6) nesta que é uma das competições mais tradicionais do calendário náutico internacional.
O feito é ainda mais expressivo diante do alto nível da competição, que reuniu barcos mais modernos e adversários de peso. O título ficou com o dinamarquês Nanoq e a prata com o italiano Lisa R.
A tripulação foi composta por uma mistura de velejadores brasileiros, espanhóis, argentinos e uruguaios. Dentre os nacionais, o time contou com atletas do +Bravissimo (ICES), atual campeão brasileiro de ORC (YCI), do Phoenix e competidores de HPE25 do Espetáculo do YCS, formando um verdadeiro “dream team” nas águas francesas.
Luciano Secchin, um dos comandantes do Blue Carbon, comentou sobre a satisfação e surpresa com o resultado. ”A gente tinha uma tripulação, basicamente dois espanhóis, dois argentinos, um uruguaio e dez brasileiros. Pessoal basicamente do Phoenix, do Bravíssimo e do HP 25 lá do Luiz Staub. Rapaz, sinceramente a gente não esperava ir tão bem”, disse ele.