Brasileiro Sub-18 de polo aquático entra na fase final

As semifinais do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-18 de Polo Aquático começam a ser disputadas neste sábado (30), na piscina da Associação Brasileira A Hebraica, em São Paulo (SP). Realizada pela PAB – Polo Aquático Brasil em conjunto com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a competição terá suas finais do masculino e feminino no domingo (1º).

Os jogos do masculino, que contam com sete equipes, foram divididos em dois grupos. As partidas que definiram os duelos da semifinal aconteceram nesta sexta-feira (29). A equipe do C.A. Paulistano venceu os donos da casa, a Hebraica por 21 a 7 e garantiu vantagem para a primeira semifinal.

Com o resultado, o time vai disputar a próxima fase da competição contra a ABDA de Bauru, equipe que perdeu a terceira partida desta sexta-feira (29). A primeira semifinal será às 10h40, neste sábado (30). 

“Tivemos um jogo contra o time do Hebraica, anfitrião da competição. Creio que jogamos muito bem, seguimos o plano tático que foi traçado, o Hebraica é um time em formação, um time que vai seguir crescendo pouco a pouco. Nosso time está jogando um torneio lindo, amanhã sabemos que teremos um jogo difícil na semifinal. Está sendo um torneio muito bonito”, comentou o técnico da equipe do Paulistano, Pablo Cuesta. 

Um dos favoritos ao título, o C. Paineiras Morumby venceu a ABDA de Bauru pelo placar de 15 a 9. Amanhã, a equipe enfrenta a Hebraica, na segunda semifinal do dia às 12h. “Conseguimos ganhar bem, com uma diferença de uns 6 gols, fizemos tudo que nosso técnico pediu, jogamos muito bem, conseguimos fazer o que tínhamos que fazer na defesa, conseguimos atacar bem, com calma e paciência, gastando todo tempo possível e na defesa fazemos vários bloqueios, várias defesas do nosso goleiro”. 

“Estamos com uma boa expectativa para a semifinal contra o Hebraica. O meu desempenho vem sendo bom, geralmente faço mais gols de contra-ataque, mas eu só faço esses gols graças aos meus companheiros por marcarem e me ajudarem na defesa, fica mais fácil para eu sair no contra-ataque, a defesa marcando bem é sempre uma colaboração coletiva, eu só consigo atacar e defender bem se meu time me ajudar”, disse Tomaz Perrone, jogador do Paineiras que lidera a artilharia da competição parcial com 15 gols. 

O Sesi-SP venceu o Esporte Clube Pinheiros e a Sociedade Hípica de Bauru nesta sexta-feira (29) e garantiu o quinto lugar da competição. A sexta e a sétima posição serão confirmadas no sábado, no jogo entre Esporte Clube Pinheiros e Sociedade Hípica de Bauru às 8h. 

No primeiro jogo do dia, contra o Pinheiros, o SESI venceu pelo placar de 19 a 14 e no segundo, contra a Hípica, o SESI venceu de 12 a 8. “Ficamos na quinta colocação, não é o que nós queríamos mas a gente lutou até o final, não paramos de jogar, hoje de manhã jogamos contra a equipe do Pinheiros, foi um jogo difícil mas no final a gente conseguiu abrir o placar, agora contra a Hípica ganhamos também de 12 a 8, não foi um jogo fácil, foi um jogo difícil mas nossa molecada foi show de bola hoje, jogaram com coordenação e pressão, conseguiram sair para o contra-ataque, fazer vários gols e a gente saiu com a vitória”, , disse Anderson Ferreira, técnico da equipe. 

O Campeonato faz parte da segunda fase da temporada 2021. A primeira foi realizada em Bauru (SP), em outubro, e vencida pelos times da casa – ABDA, tanto no feminino quanto no masculino.

Classificação feminina

O torneio feminino conta com três times: ABDA, SESI SP e Sociedade Hípica de Bauru. A competição feminina é dividida em apenas um grupo em que todas jogam contra todas.

Na primeira partida feminina, o Sesi-SP venceu a Sociedade Hípica de Bauru e garantiu três pontos na fase de classificação. A partida terminou com o placar de 21 a 6. Pelo segundo jogo da competição feminina, a ABDA venceu a Hípica por 15 a 7.

No terceiro, o SESI voltou a vencer e garantiu lugar na final da competição com 6 pontos conquistados. O time ganhou da ABDA por 13 a 11, em partida realizada na tarde desta sexta-feira (29). 

No sábado (30), o SESI conhece seu adversário na final. A ABDA a e Hípica se enfrentam às 9h20.  

“Amanhã jogamos contra a Hípica que é um time mais novo da nossa casa, nossa expectativa do jogo é jogar bem. Queremos chegar bem na final, se a gente conseguir passar, a nossa expectativa é fazer um bom jogo contra elas e tentar chegar na final”, comentou a capitã do time da ABDA, Luana Gabriele. 

Participam do torneio masculino a ABDA de Bauru, Sesi-SP, Sociedade Hípica Bauruense, Clube Paineiras Morumby, Esporte Clube Pinheiros, C.A. Paulistano e Clube Hebraica SP. No feminino estão confirmadas as meninas do Sesi SP, Sociedade Hípica de Bauru e ABDA. 

A competição é voltada aos atletas que completaram 18 anos de idade no ano de 2021. 

Jogos desta sexta-feira (29):

SESI 19 X 14 ECP – https://web.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/726574555185227 

CAP 21 X 7 ABH – https://web.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/352887293571025 

ABDA 9 X 15 CPM – https://web.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/1622153471510717 

SESI 12 X 8 SHB – https://web.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/1065544460835985 

Feminino:

SESI 13 X 11 ABDA – https://web.facebook.com/ligapoloaquaticobrasil/videos/1156140988279509 

 O Campeonato Sub-18 terá transmissão ao vivo dos jogos no Facebook da PAB – https://fb.watch/97Z0X7dlNr/

Veja a tabela de jogos e resultados completos no Leverade –  https://leverade.com/pt/manager/470559/tournaments  

Sobre a PAB

A Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB) foi criada com o objetivo de difundir a modalidade no Brasil. Para isso ela busca o protagonismo de clubes, atletas e técnicos com foco no fomento do esporte no médio e longo prazo, evidenciando a visão coletiva que representa os interesses do polo aquático.

A Liga Brasileira de Polo Aquático foi fundada com a participação de dez clubes em março de 2016: Club Athletico Paulistano (SP), Clube Jundiaiense (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense Football Club (RJ), Clube Internacional de Regatas (SP), Serviço Social da Indústria – SESI-SP (SP) e Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo.

@poloaquatico #waterpolo #pab #onboardsports

Foto: Luiza Moraes

Katarine Monteiro
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.