A equipe brasileira de vela está pronta para participar do Sul-Americano de Optimist 2023, que terá suas primeiras regatas na segunda-feira (17). Composta por 26 atletas, a equipe brasileira competirá contra participantes de nove outros países. Os atletas já começaram os treinos livres na cidade de Paracas, no Peru, onde o campeonato internacional será realizado até o dia 22 de abril.
Arthur Back e Joana Freitas são os atuais campeões sul-americanos e brasileiros da classe Optimist, voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos. Os pais e fãs da classe Optimist podem acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano. A equipe brasileira está sendo treinada no Peru por Filipe Novello, Alexandre Paradeda e Átila Pellin, com o chefe de equipe Caio Soares.
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022, que ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. O projeto visa aperfeiçoar jovens atletas na modalidade e levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas. A Confederação Brasileira de Vela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional, e é filiada à Federação Internacional de Vela e ao Comitê Olímpico Brasileiro. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito.