Esportes
Brasil vence duelo contra o Tahiti e avança na Copa do Mundo de Vela
Seleção Brasileira de Vela avança em segundo lugar para as quartas-de-final da SSL Gold Cup
A Seleção Brasileira de Vela se classificou para as quartas-de-final da SSL Gold Cup, a Copa do Mundo da modalidade. A equipe de Robert Scheidt e Martine Grael ficou em segundo lugar na regata final das oitavas desta sexta-feira (24), em Gran Canárias, na Espanha.
Os brasileiros ficaram atrás na tabela apenas da Lituânia, que venceu todas as quatro regatas do calendário. Tahiti e Polônia foram eliminados. Na próxima fase, a Seleção Brasileira de Vela terá pela frente Austrália, Nova Zelândia e mais uma equipe que virá das eliminatórias.
As quartas-de-final começam na segunda-feira (27) e terão o mesmo formato, ou seja, quatro barcos se enfrentando em quatro regatas, sendo que a última vale peso dobrado. Os dois que somarem mais pontos seguem na SSL Gold Cup.
”Dever cumprido, foi um mata-mata contra o Tahiti, um time que velejou muito bem nas primeiras rodadas. Conseguimos velejar melhor e foi um grande alívio! Agora é pensar na próxima fase contra grandes potências da modalidade”, disse Robert Scheidt, comandante do barco.
A classificação veio de maneira suada, mas a tripulação já sabia o que fazer antes da regata começar nas Ilhas Canárias. A raia estava com condições parecidas com o dia anterior, com sol e ventos na direção norte com variação de 8 a 10 nós.
Desde a largada era notória a estratégia das duas equipes, que transformaram Las Palmas em um verdadeiro match race. A matemática era clara, ou seja, quem cruzasse na frente levaria a vaga na próxima fase.
”Foi bem tenso, mas a gente tinha que ganhar deles. Foi barco contra barco, os outros não importavam! Conseguimos largar bem, algo que estávamos tentando desde o início, e aí tomamos decisões táticas em relação ao vento que funcionaram”, explicou Martine Grael.
O Brasil saiu melhor desde a largada, como pontuou a bicampeã olímpica Martine Grael, e ganhou a vantagem de prever as manobras dos rivais da Oceania. E foi assim até a primeira boia, quando os barcos ganharam velocidade utilizando a vela balão no vento a favor.
E foi nesse momento que os velejadores do Tahiti erraram a manobra e perderam tempo com a vela enrolada. Isso deu campo aos comandados de Robert Scheidt que abriram vantagem para o adversário.
O Brasil até se aproximou da Lituânia e brigou pela ponta a partir da terceira perna da prova, que durou ao todo 45 minutos. Mas os olhos estavam no retrovisor, sempre colocando distância confortável para o Tahiti. No último popa os brasileiros administraram e fizeram festa.
Emocionado, Juninho de Jesus dedicou a vitória ao filho Cauã, que completou 12 anos hoje. ”Tinha prometido essa classificação pra ele! Foi uma semana de muito trabalho e regatas apertadas. Fizemos um certo com uma pré-largada excepcional. Agora é seguir evoluindo, principalmente no contra-vento”.
O time brasileiro foi novamente escalado com Alfredo Rovere, Juninho de Jesus, Henrique Wisni, Henry Boening, Gabriel Borges, Mario Tinoco, André Fonseca, Martine Grael e Robert Scheidt. Os suplentes foram Gabriel Kieling e Pedro Trouche.
Assista a regata — https://www.youtube.com/watch?v=Q09xi-31EmM
Numeração
1 Alfredo Rovere
2 Juninho de Jesus
3 Henrique Gomes
4 Henry Boening
5 Gabriel Borges
6 Mario Tinoco
7 André Fonseca
8 Gabriel Kieling
9 Martine Grael
11 Pedro Trouche
10 Robert Scheidt
Com semelhança das principais Copas do Mundo em outros esportes, a SSL Gold Cup é um evento de igualdade de oportunidades com barcos SSL47. O barco brasileiro ganhou em 2022 o patrocínio da Sertrading, uma das maiores empresas de comércio exterior do país, e da Subsea 7 S.A., que apoiarão o time. Além da marca de mochilas e equipamentos para atividades outdoor Allcatrazes.
A união entre Sertrading e Subsea 7 S.A com a Seleção Brasileira de Vela foi idealizada por Bruno Prada, companheiro de Robert Scheidt nas medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012, e CEO do barco brasileiro.
Sobre a SSL Gold Cup
A SSL Gold Cup reúne desde seu início 56 nações entre os membros da World Sailing para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico em que a corrida pela tecnologia pode atrapalhar a corrida pela glória, a SSL busca uma competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda, e os campeões se tornam heróis inspiradores de novas gerações. A SSL é um evento especial da World Sailing desde 2017.
Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são disputadas com flotilhas de quatro barcos em cada, até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.
Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da Grande Final será coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL criou um formato inovador. E os fogos de artifício ao final do evento prometem dar um desfecho dramático para esta incrível competição global.
Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/
Esportes
Brasil derrota Argentina e é campeão do Torneio Quatro Nações
O Brasil é campeão do Torneio Quatro Nações de Handebol masculino. Jogando em Buenos Aires, nesse sábado (1º), a equipe verde e amarela fez 31 a 23 nos donos da casa, a Argentina. O torneio amistoso foi preparatório para o Campeonato Sul-Centro-Americano, em janeiro de 2026.

O time do técnico Marcus Tatá fechou o torneio com 100% de aproveitamento (quatro vitórias em quatro jogos).
Antes da decisão, o Brasil havia vencido México (46 a 19), Argentina (30 a 29) e Chile (38 a 28).
Fonte: Agência Brasil
Esportes
Maria Lúcia Rocha e Ivan Monteiro conquistam título do Circuito Banco do Brasil de Skate Street 2025
Na tarde deste sábado (1º), os skatistas Maria Lúcia Rocha e Ivan Monteiro se sagraram campeões do Circuito Banco do Brasil de Skate Street 2025. A dupla foi a melhor colocada do ranking após as três etapas do SLS Select Series disputadas nas cidades de Brasília (DF), Saquarema (RJ) e Florianópolis (SC). Com a conquista, os competidores garantem vaga em uma das etapas do SLS Championship Tour 2026, a maior liga internacional da modalidade.
”Estou muito feliz por ter sido campeã do Circuito, porque não foi fácil, mas eu tive bastante preparo, me preparei muito mentalmente e fisicamente para poder ter condições para chegar nessa última etapa aqui em Florianópolis. Eu treinei bastante, foquei muito nos treinos que eu tive, fiquei hoje em segundo e consegui me qualificar para o ano que vem na Street League, estou muito feliz”, comentou Maria Lúcia Rocha.
A confirmação do título aconteceu ao fim da etapa do SLS Select Series Florianópolis, que terminou com as vitórias de Manuella Moretti e Wallace Gabriel, com 20.14 e 34.08 pontos, respectivamente. No entanto, no somatório geral dos três eventos, Maria Lúcia Rocha e Ivan Monteiro permaneceram com o 1º lugar geral e levaram para casa o troféu da temporada.
”Foi tudo muito gratificante, foi um ano de muita história feita. Estive em Brasília, mas não consegui um resultado tão bom por lá. Por isso, tive de voltar para o SLS Select Series para conquistar a vaga mais uma vez. Pelo segundo ano consecutivo garanti essa vaga. Venci em Saquarema e hoje subi no pódio, conseguindo a vitória do ranking. Partiu SLS Championship Tour 2026”, celebra Ivan Monteiro.
Torneio de maior prestígio no skate street, o SLS Championship Tour de 2026 agora terá a presença de Maria Lúcia e Ivan em uma de suas etapas. No entanto, a edição deste ano ainda segue a todo o vapor, se aproximando do principal evento do ano: o SLS Super Crown apresentado pela BB Seguros. Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, vai receber o maior evento da modalidade, e os ingressos já estão à venda no site da Ticketmaster.
SLS Super Crown 2025 apresentado pela BB Seguros
Para acompanhar de perto quem vai levar a coroa para casa, já é possível acessar o site da Ticketmaster e garantir o seu ingresso. Cliente BB Seguros têm 30% de desconto, ou pagando com cartões BB o desconto é de 20% e o valor pode ser parcelado em 6x. No site, o público poderá escolher o tipo de ingresso que mais combina com sua experiência: Cadeiras Superiores, Cadeiras Inferiores e, nesta edição, uma novidade imperdível, o SLS Experience.
O setor oferece o melhor lugar do evento, bem ao lado da pista, com acesso exclusivo, crédito para consumo, kit oficial SLS e uma sessão de autógrafos exclusiva com os skatistas da liga. Dentro do SLS Experience, há diferentes opções de ingresso inteira, meia, pacote ou família e todos os detalhes estão disponíveis na página oficial do evento. Confira abaixo os valores dos três lotes disponíveis para sábado e domingo:


Não perca a chance de vivenciar o momento mais esperado do skate street e ver de perto os melhores skatistas em ação. Garanta já o seu ingresso e faça parte do SLS Super Crown 2025, apresentado pela BB Seguros, que promete emoção, manobras incríveis e uma experiência inesquecível para todos os fãs da modalidade.
Para mais informações e compra de ingressos, acesse: https://www.ticketmaster.com.br/event/sls-super-crown-2025?utm_source=website&utm_medium=cpc&utm_id=imprensa.
O SLS Super Crown World Championship é apresentado pela BB Seguros, com patrocínios incluindo Stake, Monster Energy, Samsung Galaxy, Dios Azul Tequila, Skate., 10x Health, Banco do Brasil, Heineken 0.0, Vivo, Wolfpak, True Skate, Seven Boys, Royal Enfield, New Era, e apoio institucional do Ministério do Esporte do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. A JCDecaux é parceira de mídia do evento.
Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do SLS Championship Tour, informações de transmissão, e muito mais, acesse www.streetleague.com. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.
Esportes
Team Braza vence o Park Challenge apresentado pela BB Seguros e faz história no Circuito Banco do Brasil de Skate
O Bowl da Costeira do Pirajubaé foi palco, neste domingo (2), de um dos eventos mais eletrizantes do skate park brasileiro: o Circuito Banco do Brasil de Skate Park Challenge, apresentado pela BB Seguros. Reunindo grandes nomes do skate nacional e internacional, o confronto entre Team Braza e Team Mundo marcou uma nova era no Circuito Banco do Brasil de Skate, com muito estilo, técnica e atitude em cada manobra.
Em uma disputa intensa e vibrante do início ao fim, o público pôde acompanhar, de forma gratuita, performances históricas e momentos emocionantes. O evento contou com uma estrutura de competição inédita no país, dividida em fases que valorizaram tanto o desempenho individual quanto o coletivo. Durante a fase do mano-a-mano, os skatistas protagonizaram duelos diretos, garantindo aplausos e notas altas do júri.
Na sequência, tivemos a fase estratégica, onde os técnicos foram colocados à prova, exigindo escolhas decisivas para cada confronto. Na disputa, o Team Braza venceu por apenas um ponto de diferença.
Representando o Brasil, o Team Braza mostrou união e alto desempenho com um elenco que mistura experiência e juventude. Entre os destaques tivemos o medalhista olímpico Pedro Barros e Raicca Ventura, atleta olímpica e campeã mundial da modalidade. O time contou ainda com Isadora Pacheco, Matheus Guerreiro, João Bito, Gui Khury, Yndiara Asp, Murilo Peres, Kalani Konig e Luigi Cini.
“Foi uma verdadeira celebração do skate. Reunir tantos grandes nomes da modalidade é algo que certamente vai ficar para a história. Estamos muito felizes, principalmente por ver toda a comunidade do skate park reunida aqui em Floripa. Precisamos aproveitar as oportunidades que o skate nos oferece e incentivar e realizar eventos como o de hoje é uma delas”, comentou Pedro Barros, do Team Braza.
Do outro lado, o Team Mundo reuniu uma seleção de estrelas internacionais. O Japão marcou presença com Yuro Nagahara, Shota Mizote e Taiyo Amano. Completam o time nomes de peso como o holandês Jason Lijnzaat, o italiano Ivan Federico, o porto-riquenho Steven Pinero, a espanhola Naia Laso, o australiano Ash Wilcomes, o britânico Tommy Calvert e o californiano Chris Russell.
“O Brasil tem a melhor vibe! O formato deste evento foi totalmente diferente dos outros, com disputas em equipe, e foi muito divertido. Agradeço por terem me convidado”, disse o japonês Yuro Nagahara.
Além das disputas entre equipes, o evento também contou com desafios especiais, como o Best Trick e o Double Trouble, além de premiações individuais. O japonês Yuro Nagahara foi eleito MVP (skatista mais valioso), enquanto Pedro Barros conquistou os prêmios de Aéreo Mais Alto, Grind Mais Longo e Melhor Volta.
A energia do público e o alto nível técnico dos skatistas confirmam o sucesso da edição. O público pôde acompanhar de perto gratuitamente e quem não estava presente conseguiu assistir pela transmissão oficial, na CazéTV.
O Circuito Banco do Brasil de Skate Park Challenge apresentado pela BB Seguros tem patrocínio do Banco do Brasil, Heineken 0.0%, Dr Peanut e Probiótica e o meio de pagamento oficial são os cartões BB Visa. O evento conta com o apoio da Evoke, Red Bull, Approve, Mamba Water, Layback, Tanabata Skateboards, Hi Adventure e o apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis e do Governo Federal. CazéTV é parceira oficial.
-
Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
-
Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
-
Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
-
Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
-
Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
-
Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
-
Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
-
Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática


