Esportes
Brasil realiza único evento de automobilismo do mundo a homenagear Ayrton Senna
																								
												
												
											As provas finais da segunda edição do Troféu Ayrton Senna de Kart foram realizadas no sábado, 18 de junho, no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park.
A competição que leva o nome do tricampeão de Fórmula 1, tido por muitos até os dias de hoje como o maior automobilista de todos os tempos, reuniu pilotos de várias idades divididos em 14 categorias. Ao todo, mais de 120 competidores participaram do evento, que começou no meio da semana e misturou esporte e entretenimento.
Com o sucesso de mais uma edição, o Troféu Ayrton Senna de Kart, realizado no interior paulista, se consolida como uma das principais competições internacionais realizadas no país, e os organizadores já estudam as datas da terceira edição de 2023. Além de potencializar e fomentar o kart em toda a América Latina, ao transmitir o legado de Senna para novas gerações de pilotos, a competição também é responsável pela chegada de turistas para Araçatuba e região, um dos pontos que atraiu o apoio da Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com a intenção de apresentar este evento único ao mundo.
Com essa nova parceria, algumas ações já foram realizadas durante o evento realizado no Speed Park, visando consolidar o Troféu Ayrton Senna de Kart junto ao público local e os turistas, o que na atual edição já foi comprovado. A expectativa agora tanto dos organizadores quanto da Embratur, é elevar ainda mais o patamar da competição, atraindo não só as cidades e estados vizinhos, mas também os demais países do continente.
O bom relacionamento entre os organizadores do evento que leva o nome do ídolo Ayrton Senna com as confederações de automobilismo de outros países, em especial os da América do Sul, e agora com o apoio da Embratur a competição, visa a atrair a presença de pilotos de outras nacionalidades participando do evento no Speed Park, especialmente após a pandemia de COVID-19. Em 2020, antes da pandemia, pilotos de 9 nacionalidades marcaram presença no campeonato, reforçando a importância de Ayrton Senna como uma referência no continente.
”O Troféu Ayrton Senna de Kart não é um evento que se limita apenas às atividades nas pistas: corrida de rua para adultos e crianças, espaço lounge com o melhor do churrasco e com shows ao vivo, fornecem uma experiência familiar única na região”, explicou Thiago Pereira, medalhista olímpico de natação e um dos organizadores da competição.
O evento também ganhou relevância entre pilotos de todas as idades, comunidade local e principalmente imprensa, que cobriu presencialmente todas as atividades no Speed Park, incluindo quatro grandes emissoras de TV aberta, além de rádios e jornais digitais especializados em esportes, automobilismo e turismo esportivo.
O campeonato foi chancelado pela Senna Brands e organização de 2Points e Speed Park, além de contar com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Esportes. Além das provas de kart, o complexo no interior paulista recebeu a corrida de rua Troféu Ayrton Senna Run para adultos e Senninha Run para crianças, e um espaço gourmet, o Racing Lounge by Senhor BBQ, com o melhor do churrasco e diversas atrações musicais.
As atividades de automobilismo começaram no meio da semana e testaram as habilidades dos pilotos no percurso no sentido horário na pista. O traçado, batizado de Ímola, teve 1.214 metros e 11 curvas no total. Os principais nomes do kartismo nacional estiveram na disputa, que se consolidou como uma das principais do calendário de provas do Brasil.
”Para nós, receber da 2Points e Speed Park a segunda edição do evento Troféu Ayrton Senna de Kart com a presença de pilotos de todo o Brasil, é a consolidação da importância do Kart e do legado do Ayrton. Este evento trabalha incentivando as pessoas e resgatando a importância do kartismo no Brasil”, disse Paola Nisterhofen Santilli, head de marketing da Senna Brands.
”Além disso, é um evento que incentiva a prática do esporte para toda a família, com as corridas a pé e muitas outras atrações e entretenimento para os visitantes. O Ayrton sempre deixou claro o papel fundamental do kart em sua carreira, e queremos a cada ano fortalecer isso através deste evento, para esta nova geração”.
Vencedores das 14 categorias:
Mirim: Lucas Ferreira
Cadete: Leonardo Ramires
F4 Junior: Davi Alkimin
F4 Super Senior: Gustavo Rey
F4 Senior: Luciano Garcia
F4 Graduados: Samuel Cruz
Mini 2T: Lourenço Varela
Junior: Heitor Agnol
Junior Menor: Pietro Melo
Sprinter: Eduardo Perez
Senior A: Carlos SG
Senior B: Marco Rezek
Super Senior: Tiago Kastner
Graduados: Olin Galli
Sobre Senna Brands
A Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores, personalidade e seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento dessas marcas é destinada ao apoio dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.
Esportes
Cross Urbano CAIXA encerra temporada com campeões e 1.000 atletas no Parque Olímpico, no Rio
														Edição especial no cenário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 foi realizada neste domingo (2), com participação de Geisa Coutinho, Ivanilson Soares de Sousa e Raiandrio José da Silva Felinto, na sétima e última etapa de 2025 do circuito que percorreu o Brasil
Novembro, 2025 – A temporada 2025 do Cross Urbano CAIXA terminou neste domingo (2) com muita festa, presença de campeões e 1.000 atletas reunidos no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Uma edição especial do circuito de corridas, que percorreu o Brasil, com a realização da sétima e última etapa do ano no cenário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Os dois melhores tempos da prova foram conquistados por Max Paulo Oliveira dos Santos, que completou o percurso de 6k em 21min22, e Brenda Letícia Santos Araujo, com a marca de 25min52. Destaque também para Geisa Coutinho, de Araruama (RJ), e os atletas da equipe Machado Sports, Ivanilson Soares de Sousa e Raiandrio José da Silva Felinto.
Geisa, 45 anos, é um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, hoje recordista mundial na Másters. A atleta participou de quatro Jogos Olímpicos, o último deles o de Tóquio, em 2021, nos 4×400 metros misto. Na carreira, três medalhas em Jogos Pan-Americanos, finalista nos 4×400 no Mundial de Helsinque, recordista sul-americana e campeã brasileira.
Ivanilson Soares de Sousa e Raiandrio José da Silva Felinto disputaram o Cross Urbano CAIXA ainda comemorando a medalha de bronze, com o terceiro lugar geral por equipes no Mundial de Pentatlo Naval, em Wuhan, na China, em outubro. Eles foram homenageados pela equipe Machado Sports, com placas destacando a conquista e entregues por Geisa.
A prova foi realizada 100% dentro do Parque Olímpico, com largada e chegada na Arena Carioca, e os competidores, ao final do percurso, foram recebidos ao som de um DJ. A corrida passou por espaços como deck, pista de skate, Arena do Tênis, Velódromo e Ginásio Educacional Olímpico.
Circuito de corridas conceito – Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, o Cross Urbano CAIXA veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito. Assim, um dos seus diferenciais é a possibilidade de correr em locais emblemáticos, como estádios/arenas e, agora, no Parque Olímpico.
E não foram apenas os corredores que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos únicos no evento. Amigos, familiares e o público em geral ficaram na torcida e acompanharam a prova.
“Muito felizes com a etapa e com a edição 2025 como um todo, percorrendo o Brasil, em locais que fazem parte do dia a dia e da história do esporte, proporcionando experiências inesquecíveis para os atletas e para o público”, destacou o organizador da prova, Freddy Carvalho.
A edição 2025 do Cross Urbano CAIXA teve três etapas noturnas e quatro diurnas, com corridas em Brasília (DF), Campinas (SP), Belém (PA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). O Cross Urbano CAIXA 2025 foi organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna – realizada
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna – realizada
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna – realizada
04/10 – Estádio Rei Pelé –  Maceió (AL) – diurna – realizada
02/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – diurna – realizada
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esportes
Atleta da APA Petrolina é campeão do Circuito CAIXA em Fortaleza
														Rafael Almeida Silvestre vence na capital cearense, com direito a terceira melhor marca do ano na tradicional série de corridas de rua do Brasil
Novembro, 2025 – Rafael Almeida Silvestre é campeão da etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, disputada neste domingo (2/11). O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) venceu a categoria Elite 10km com o tempo de 30min58, seu recorde em corridas de rua, e conseguiu fazer a terceira melhor marca da temporada 2025 na mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. A prova na capital cearense foi a sétima deste ano e reuniu 3.300 inscritos.
“Esse ano eu ainda não tinha participado do Circuito CAIXA em função dos treinos para maratona, mas sempre corro aqui na capital e gosto muito. E sempre levo bons resultados para a minha cidade e para a minha equipe, a APA. O percurso foi muito bem, bem sinalizado, tudo bem organizado, um evento excelente e consegui fazer uma boa prova”, disse o atleta, natural de Juazeiro do Norte e que só fica atrás de Gleison da Silva Santos (30min37 na etapa de João Pessoa) e Vitor Ferreira dos Santos (30min56 em Cuiabá) entre os melhores resultados desta ano na prova.
Marciano Barros, técnico da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), cita o desempenho deste domingo como o melhor de Rafael nos 10km em corridas de rua. “O Rafael vem obtendo boas marcas nas corridas de rua. Já tinha feito 14min53 nos 5km e 31min29 nos 10km na rua, além de boas participações em maratonas, incluindo uma internacional, em Sevilha, na Espanha. Nas provas regionais, ele soma diversos títulos. E agora conquista mais um, com esse ótimo tempo, que o coloca no Top 3 do Circuito CAIXA entre os atletas mais velozes de 2025”, afirma o treinador.
Resultados
10km Masculino
1- Rafael Almeida Silvestre – 30min58
2- Gilson de Souza – 32min00
3 -Cícero Felix da Silva – 32min12
10km Feminino
1- Pedrina Silva Vieira – 35min48
2- Aline Prudencio de Freitas – 38min00
3- Maria do Socorro Silva Lima – 38min08
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br 
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esportes
Circuito CAIXA Fortaleza registra melhor tempo nos 10km no feminino em 2025
														Pedrina Silva Vieira fechou a prova em 35min48 e agora é a dona do recorde nesta temporada. No masculino, Rafael Almeida Silvestre venceu com a terceira melhor marca do ano
Novembro, 2025 – Velocidade. Essa foi a tônica da etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, disputada neste domingo (2/11). A categoria Elite 10km registrou a melhor marca desta temporada entre as mulheres. Pedrina Silva Vieira “voou” da largada para a linha de chegada em 35min48 e agora é o nome a ser batido no quesito recorde do ano. No masculino, Rafael Almeida Silvestre completou a prova em 30min58, sua melhor marca em corridas de rua, e conseguiu fazer o terceiro melhor tempo em 2025 na mais tradicional série de corridas de rua do Brasil.
A etapa cearense do Circuito CAIXA, sétima da temporada, reuniu 3.300 inscritos e contou com vitórias de atletas da casa na Elite 10k. Rafael é de Juazeiro do Norte e representa a Associação Petrolinense de Atletismo (APA). Pedrina é natural de Lagoa do Juvenal, distrito do município de Maranguape, compete pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e agora reside na capital.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, a minha treinadora Sonia Ficagna e a todos os meus amigos de Lagoa do Juvenal que torcem por mim. Foi minha primeira vez no Circuito CAIXA, uma prova tranquila e bem organizada. Estou acostumada ao percurso e adaptada a pegar um pouco de subida. Estou muito feliz e é isso: a gente treina e os resultados aparecem”, disse a campeã, que superou o tempo de 36min31, estabelecido por Stela Alcedina da Silva Liberato, na etapa de Cuiabá, em agosto, na primeira da temporada 2025. Pedrina é campeã cearense nos 10km neste ano e ficou em oitavo lugar na São Silvestre no ano passado.
Rafael também elogiou a prova. “Esse ano eu ainda não tinha participado do Circuito CAIXA em função dos treinos para maratona, mas sempre corro aqui na capital e gosto muito. E sempre levo bons resultados para a minha cidade e para a minha equipe, a APA. O percurso foi muito bem, bem sinalizado, tudo bem organizado, um evento excelente e consegui fazer uma boa prova”, disse o atleta, que só fica atrás de Gleison da Silva Santos (30min37 na etapa de João Pessoa) e Vitor Ferreira dos Santos (30min56 em Cuiabá).
Corrida e solidariedade – Com largada no Aterro do Náutico na Praia de Iracema, a movimentação começou cedo na arena do Circuito CAIXA, a partir das 5h35, tanto para os percursos de 5km e 10km como para caminhada de 5km. E além da velocidade dos campeões da categoria Elite, outra marca registrada da etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA foi a solidariedade.
Começou na entrega de kits e prosseguiu na arena montada na Praia de Iracema, onde a organização montou pontos de arrecadação de alimentos. Os corredores e também as pessoas que foram acompanhar a prova tiveram a oportunidade de contribuir para duas ações sociais do Ceará: a campanha Ceará Sem Fome e a Associação Peter Pan.
A arrecadação para o Ceará Sem Fome conseguiu 1 tonelada de alimentos e seguiu os mesmos moldes da campanha Pegada do Bem (relacionada à doação de tênis e já tradicional no evento). Isso significa que as primeiras pessoas que levaram 2kg de alimentos não perecíveis, ainda ganharam uma pochete exclusiva da CAIXA. Já a contribuição para a Associação Peter Pan, cuja missão é elevar o índice de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes portadores de câncer e seus familiares, ainda podem ser feitas via PIX da instituição: reabilitacao@app.org.br.
Pegada do Bem – Os corredores do Ceará também exercitaram a solidariedade no Circuito CAIXA. Durante a entrega dos kits e na arena, muita gente fez a sua parte em prol da sociedade, doando tênis usados e em bom estado. O total arrecadado foi entregue para o projeto de Formação de Novos Talentos da Federação Cearense de Atletismo.
A HT Sports, organizadora da prova, faz do Pegada do Bem uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores ganharam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.
Resultados
10km Masculino
1- Rafael Almeida Silvestre – 30min58
2- Gilson de Souza – 32min00
3 -Cícero Felix da Silva – 32min12
10km Feminino
1- Pedrina Silva Vieira – 35min48
2- Aline Prudencio de Freitas – 38min00
3- Maria do Socorro Silva Lima – 38min08
5km Masculino
1- Laison da Silva – 16min47
2- Jackson dos Santos Martins da Silva – 17min48
3- Salvio Lira Augusto – 17min53
5km Feminino
1- Francisca Daniela Silva Sousa – 21min10
2- Andrea Almeida Sales de Oliveira – 21min57
3- Cristiana de OLiveira Castelo – 22min25
Ainda maior – Com 14 etapas, o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá, a caravana tem pegado a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: Maceió/AL (7/9) João Pessoa/PB (21/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10), Fortaleza/CE (02/11), Vitória/ES (09/11), São Paulo/SP (16/11) e Uberlândia (29/11, noturna). As demais etapas serão divulgadas em breve.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais cinco etapas serão anunciadas em breve.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN) – realizada
02/11 – Fortaleza (CE) – realizada
09/11 – Vitória (ES)
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
*As demais etapas serão divulgadas em breve
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL 
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723 
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108 
Site: www.zdl.com.br 
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports 
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
- 
																	
										
										
									Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
 - 
																	
										
										
									Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
 - 
																	
										
										
									Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
 - 
																	
										
										
									Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
 - 
																	
										
										
									Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
 - 
																	
										
										
									Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
 - 
																	
										
										
									Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
 - 
																	
										
										
									Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática
 
                        
                                                
                                                
