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Educação

Brasil ocupa o segundo lugar na América Latina em capacitação em IA, segundo Coursera

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Michael S- Unsplash
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A Coursera, uma das principais plataformas de aprendizado online, divulgou hoje seu Relatório Global de Habilidades anual, revelando um aumento de 282% nas matrículas em cursos de Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) no Brasil em relação ao ano anterior. Esse ritmo de capacitação em IA Gen supera o aumento de 135% registrado na América do Norte e os 195% no mundo todo. Esse crescimento acelerado posiciona o Brasil entre os maiores adotantes de IA Gen na América Latina e reflete uma mudança mais ampla em direção ao aprendizado focado em IA e à transformação digital no país.

Baseado em insights da comunidade global da Coursera, composta por mais de 170 milhões de alunos, o relatório acompanha tendências emergentes de habilidades em mais de 100 países. Em sua sétima edição, o Relatório de 2025 classifica o Brasil na 63ª posição mundial em proficiência geral em habilidades e na 9ª posição na América Latina. Os alunos brasileiros demonstram 68% de proficiência em negócios, 57% em tecnologia e 59% em ciência de dados. No novo Índice de Maturidade em IA da Coursera, o país ocupa o 2º lugar na América Latina, sinalizando um forte impulso para se tornar um dos líderes regionais em IA.

A transformação de habilidades no Brasil está sendo impulsionada por esforços coordenados entre governo e setor privado para modernizar a força de trabalho e preencher lacunas críticas de talentos digitais. À medida que a IA e a automação continuam a reformular o mercado de trabalho, os alunos estão reagindo. As matrículas em cursos de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) cresceram 199%, as de cibersegurança aumentaram 111%, pensamento crítico 26% e pensamento criativo 35%, refletindo um compromisso crescente com o desenvolvimento de capacidades humanas e técnicas.

Essas prioridades estão alinhadas com as descobertas do Relatório sobre o Futuro do Trabalho de 2025 do Fórum Econômico Mundial, que destaca a escassez de habilidades como uma das principais barreiras à transformação dos negócios no Brasil, com 91% das empresas investindo ativamente na requalificação e atualização de suas equipes para se adaptarem às mudanças impulsionadas pela IA. Quase 90% dos empregadores brasileiros esperam expandir seus esforços de capacitação nos próximos cinco anos, ressaltando a necessidade urgente de criar caminhos inclusivos e acessíveis para o desenvolvimento de habilidades em IA, tecnologia e competências digitais em escala.

“O impulso do Brasil em IA e habilidades digitais é tanto impressionante quanto encorajador. Um aumento de 282% nas matrículas em IA Gen mostra que os alunos não estão esperando pelo futuro do trabalho – eles estão moldando-o ativamente”, disse Christian Hernández, Diretor da América Latina na Coursera. “Estamos vendo uma forte colaboração entre setores, empresas requalificando suas equipes, educadores inovando em suas abordagens e indivíduos investindo em habilidades que realmente importam. Na Coursera, temos orgulho de apoiar o Brasil na formação de uma força de trabalho mais inclusiva, ágil e preparada para liderar na era da IA.”

Principais descobertas sobre o Brasil:

  • Brasil avança fortemente em habilidades de IA Gen, mas ainda há disparidades de gênero: Embora as matrículas em IA Gen entre os brasileiros tenham crescido fortemente em relação ao ano anterior, as mulheres representam apenas 25% desses alunos — apesar de constituírem 50% da base de alunos da Coursera no país. Isso indica a necessidade de ampliar o acesso das mulheres às habilidades em tecnologias emergentes.

  • Credenciais alinhadas à carreira ganham espaço: As matrículas em Certificados Profissionais no Brasil aumentaram 29%, refletindo o forte interesse dos alunos em percursos de aprendizado flexíveis, práticos e voltados para o mercado de trabalho. No entanto, apenas 18% dessas matrículas são de mulheres, o que destaca uma oportunidade de reduzir a disparidade de gênero em programas de preparação para o trabalho.

  • Alunos desenvolvem combinação de habilidades técnicas e de liderança: Os cursos mais populares no Brasil incluem comunicação, desenvolvimento de liderança, aprendizado profundo (deep learning) e visualização de dados, refletindo a demanda por habilidades multidisciplinares que combinam pensamento estratégico com fluência tecnológica.

  • Habilidades humanas são essenciais para o futuro: Os brasileiros estão cada vez mais focados em capacidades centradas no ser humano, como pensamento crítico (aumento de 26%), automotivação (aumento de 6%) e inteligência emocional — habilidades essenciais para adaptação em ambientes de trabalho transformados pela IA.

Com 6,7 milhões de alunos da Coursera no país e idade média de 36 anos, a população jovem e motivada do Brasil está preparada para prosperar em uma economia global cada vez mais digital e em rápida transformação. À medida que a demanda por habilidades avançadas acelera em diversos setores, o Brasil está bem posicionado para fortalecer seu ecossistema de inovação, preencher lacunas críticas de talentos e avançar rumo a um futuro digital mais inclusivo, competitivo e resiliente.

📄 Baixe o relatório completo em espanhol e explore insights específicos por país ou região [aqui].

Metodologia

O Relatório Global de Habilidades 2025 baseia-se em dados de 170 milhões de alunos da Coursera entre março de 2024 e fevereiro de 2025, identificando habilidades-chave em mais de 100 países e seis regiões. Ele apoia empresas, governos e instituições educacionais no desenvolvimento de programas que ajudem as pessoas a prosperar em meio a mudanças rápidas. O relatório classifica 109 países com base na proficiência dos alunos em 274 habilidades nas áreas de negócios, tecnologia e ciência de dados. As classificações combinam dados da plataforma Coursera com métricas confiáveis de terceiros, como o Banco Mundial e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), oferecendo uma visão abrangente da proficiência em habilidades. Pela primeira vez, o relatório também introduz um novo Índice de Maturidade em IA, que analisa a preparação geral de um país em inovação, aprendizado e pesquisa em IA. Esse índice utiliza dados da Coursera juntamente com métricas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Sobre a Coursera

A Coursera foi lançada em 2012 por Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de oferecer acesso universal a um aprendizado de classe mundial. Atualmente, é uma das maiores plataformas de ensino online do mundo, com mais de 175 milhões de alunos registrados até 31 de março de 2025. A Coursera faz parcerias com mais de 350 universidades e líderes do setor para oferecer um amplo catálogo de conteúdos e credenciais, incluindo cursos, Especializações, Certificados Profissionais e diplomas. As inovações da plataforma permitem que os instrutores ofereçam experiências de aprendizado escaláveis, personalizadas e verificadas. Instituições em todo o mundo confiam na Coursera para capacitar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas de alta demanda, como IA Gen, ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera é uma corporação de benefício público registrada em Delaware e certificada como B Corp.

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Educação

Sistema Nacional de Educação: Lula sanciona lei e meta é universalizar ensino

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© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula sancionou a lei que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE), modelo inspirado no SUS para organizar a política educacional entre União, estados e municípios.

Destaque:

· O que é e como funcionará o SNE
· Metas: da universalização ao combate do analfabetismo
· O Custo Aluno Qualidade (CAQ) e o financiamento
· Contexto político e tramitação no Congresso
· Alfabetização como política de Estado permanente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), a lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). A medida, que segue a lógica do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece uma colaboração obrigatória entre União, estados e municípios — com metas claras e responsabilidades definidas.

O objetivo central do SNE é universalizar o acesso à educação básica e garantir um padrão de qualidade, com infraestrutura física e tecnológica adequada para todas as escolas públicas. A iniciativa, diga-se, é uma tentativa de organizar um setor historicamente fragmentado.

Como funcionará o novo sistema

Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula destacou que o SNE será uma ferramenta para acompanhar o aluno “da creche até a universidade”. O sistema deixa claras as responsabilidades de cada ente federado, evitando o jogo de empurra que tanto prejudica a gestão escolar.

“A gente pode ter informações em tempo real”, afirmou o presidente, vislumbrando uma “cumplicidade positiva entre os entes federados para que a gente possa consagrar essa revolução na educação brasileira”. A expectativa é que a gestão integrada permita melhorar a formação de educadores e a condição das escolas.

Metas e financiamento da educação

Além da universalização, o SNE tem entre suas diretrizes: erradicar o analfabetismo, valorizar os profissionais da educação e cumprir os planos de educação em todos os níveis. A lei ainda apresenta disposições específicas para a educação indígena e quilombola.

Um ponto crucial do texto é a previsão do Custo Aluno Qualidade (CAQ). Esse mecanismo servirá como referência para o investimento mínimo por aluno, considerando o orçamento de cada entidade e as complementações da União ao Fundeb. É a tentativa de colocar números em um dos maiores desafios do país: o financiamento educacional.

Uma longa tramitação no Congresso

A criação do SNE não é novidade — está prevista na Constituição desde 2009. O projeto aprovado pelo Senado em março de 2022 passou por três anos de debates na Câmara, foi aprovado com modificações em setembro e retornou para a análise dos senadores antes da sanção presidencial.

Para o secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, a sanção é “um momento histórico”. Representando o Consed, ele afirmou que o sistema permitirá executar políticas educacionais com mais eficácia, buscando a tão sonhada referência internacional. Oxente, se a estratégia for bem implementada, a Bahia e todo o Nordeste podem dar um salto de qualidade, articulando suas vocações regionais com a nova diretriz nacional.

Alfabetização como política de Estado

Em ato relacionado, Lula também sancionou a lei que transforma o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em política de Estado permanente. A medida é crucial: em 2024, apenas 59,2% das crianças da rede pública estavam alfabetizadas ao fim do 2º ano do fundamental, abaixo da meta de 60%.

“Se as crianças não forem alfabetizadas no tempo certo, essa criança perderá tempo na escola”, disse Lula, enfatizando a necessidade de corrigir defasagens que se arrastam por anos. A meta para 2025 é mais ousada: chegar a 64%.

O presidente reconheceu que não há novidade nos projetos, mas sim a concretização de antigas demandas dos educadores. “O que nós estamos fazendo é colocar todo mundo no mesmo tacho para ferver, esquentar o pé de todo mundo ao mesmo tempo”, finalizou, em uma metáfora que define o desafio colaborativo do SNE.

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Educação

Parceria entre MB e PUC Paraná aprimora plataforma de biblioteca digital

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A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) é cliente da Minha Biblioteca (MB) há quase uma década. No início de 2025, as empresas iniciaram um projeto colaborativo que impactou diretamente a busca pelo livro na biblioteca digital da MB. 

 

Com a atualização, houve a evolução do envio de metadados do MARC21 (Machine-Readable Cataloging), um sistema internacional para bibliotecas digitais. Trata-se de um formato padrão para a catalogação e intercâmbio de dados bibliográficos em formato legível por máquinas. 

 

Erik Adami, Diretor Comercial da MB, conta que a equipe sempre entra em contato com clientes para entender o que estão precisando para um serviço mais completo. Foi em um desses momentos que as bibliotecárias Josilaine Oliveira Cezar, Gerente de Bibliotecas da PUCPR, e Joyce Leonita da Silva Benincá, que faz a Gestão de Biblioteca Virtual da instituição, levantaram pontos de melhorias na plataforma. “Elas indicaram o que precisava melhorar a experiência do usuário e validaram os ajustes. Demos suporte e fomos evoluindo a plataforma à medida que o feedback do cliente veio”, revela Erik Adami.

 

Ao ser questionada como foi apoiar esse processo, Josilaine Oliveira Cezar respondeu: “A gente gosta de desafio, esse é o ponto! Levar isso para frente também nos deu aquele olhar de que estavam nos ouvindo”. A linha do tempo do período da parceria entre a PUCPR e a MB, iniciada em 2016, contempla um período de transformação digital, inovações nos mercados editorial e educacional e mudanças relevantes no consumo de informação. Além disso, houve momentos históricos, como a pandemia de Covid-19, que gerou o distanciamento social, impulsionando o uso de ferramentas para o ensino remoto no país.

 

“Observamos que na pandemia foi o boom desses materiais online, porque os estudantes acessaram bastante e, hoje, percebemos que não tem mais volta: eles querem realmente a versão online”, aponta Giovanna Carolina M. Santos, bibliotecária da PUC Paraná.

 

A PUCPR possui licenças para mais de 20 mil usuários acessarem os catálogos da MB de Direito, Medicina, Saúde e Bem-Estar, Negócios e Gestão, Tecnologia e Exatas, Educação, Artes, Letras e Línguas.

 

Além de ajudar a instituição de ensino a fornecer uma ótima experiência de aprendizagem com livros digitais ao mesmo tempo que atende às normas do Ministério da Educação (MEC) para biblioteca universitária, a MB também tem otimizado o trabalho na biblioteca ao longo dos anos. De acordo com a bibliotecária Joyce Leonita da Silva Benincá, que faz a Gestão de Biblioteca Virtual da PUC Paraná, os dashboards da plataforma da MB são fundamentais para um trabalho mais estratégico.

 

“A interface da base de dados da MB é intuitiva de mexer, é muito simples. Esses dados acompanhados mensalmente fazem parte da nossa tomada de decisão para entender o que eles estão dizendo. Estamos indo no caminho certo ou precisamos divulgar mais o acervo digital? É sempre focar na experiência do usuário para que ele possa encontrar as fontes que precisa e que possa suprir suas demandas informacionais”, analisa.

 

Para o professor doutor Fabiano Incerti, Pró-Reitor de Missão, Identidade e Extensão (pró-reitoria da qual fazem parte as bibliotecas da PUCPR), a integração da plataforma da MB ao sistema Pergamum, software desenvolvido pela própria universidade, torna o acesso ainda mais fluido. “Em uma única plataforma, estudantes, professores e pesquisadores encontram o que precisam, com rapidez e simplicidade, vivendo uma experiência acadêmica mais plena e enriquecedora”, afirma.

 

Renato Veisman, CEO da MB, explica que a longevidade da parceria vai além da prestação de serviços. “A PUC Paraná é reconhecida como uma das melhores instituições privadas do Brasil e tê-la como nossa cliente há quase uma década mostra como o trabalho entre duas empresas do mercado educacional pode resultar em uma excelente experiência de leitura de obras de referência no ambiente digital. Esperamos que nossa parceria continue ao longo dos tempos, pois ela vem impactando positivamente milhares de estudantes.”

 

 

Sobre a Minha Biblioteca

A Minha Biblioteca (MB) é um ecossistema de aprendizagem que combina tecnologia, inovação, consultoria especializada, biblioteca digital e um acervo com mais de 15 mil ebooks relevantes para a formação. A MB é parceira estratégica das Instituições de Ensino Superior (IES), oferecendo recursos práticos para docentes, discentes, bibliotecários e gestores. Tudo isso de maneira simplificada. 

Há 14 anos no mercado e formada por mais de 50 editoras, a MB ajuda as instituições a atingir nota máxima no conceito MEC e a garantir a conformidade regulatória. Mais informações, acesse o site: minhabiblioteca.com.br

 

Sobre a PUCPR

A PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) possui 65 anos de história, tem um campus sede na cidade de Curitiba e outros campus nas cidades de Londrina e Toledo. A instituição oferece cerca de 100 cursos de graduação, 190 cursos de educação continuada, além de 16 programas de stricto sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento.

O Sistema Integrado de Bibliotecas da PUC Paraná (SIBI/PUCPR) possui um acervo físico com mais de 500 mil exemplares e mais de 300 mil títulos, além de jogos e outros itens que compõem a Biblioteca das Coisas (kindle, notebook, carregador de celular, esquadros, sacolas retornáveis, guarda-chuva, entre outros), e o controle bibliográfico totalmente informatizado. Mais informações, acesse o site: pucpr.br

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Educação

Cursos mais buscados pelas mulheres refletem tendências do mercado

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Crédito:Mirjana Pusicic/istock
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Formações em Pedagogia, Direito e Administração seguem entre as preferidas, com destaque para áreas que unem estabilidade e propósito profissional

Nos últimos anos, a presença feminina no ensino superior brasileiro tem crescido de forma consistente. Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mulheres já representam 59% das matrículas nas universidades, movimento que reforça o protagonismo feminino em diversas áreas do conhecimento. 

Entre os cursos buscados pelas mulheres, cinco se destacaram por concentrar o maior número de matrículas: Pedagogia, Direito, Administração, Enfermagem e Ciências Contábeis. Essas graduações reúnem características valorizadas por profissionais que buscam tanto estabilidade quanto boas oportunidades de crescimento.

Educação como vocação e oportunidade

O curso de Pedagogia segue como o mais procurado pelas mulheres no Brasil. A área da educação continua a atrair pela possibilidade de impacto social e pela consolidada presença feminina na formação de novas gerações. Além do ensino em sala de aula, o curso oferece caminhos para a gestão escolar e a educação inclusiva, segmentos em expansão.

Na sequência, o curso de Direito mantém sua popularidade entre as mulheres que desejam atuar com justiça social, advocacia pública ou setor corporativo. A formação jurídica também vem se diversificando, com novas disciplinas voltadas à mediação de conflitos, direitos humanos e compliance, que ampliam as possibilidades de atuação no mercado.

Carreiras que unem gestão e cuidado

Administração é outro destaque entre as faculdades mais buscadas pelas mulheres. O curso oferece uma base sólida em finanças, marketing e gestão de pessoas, além de abrir espaço para o empreendedorismo. Muitas profissionais têm encontrado nessa formação a chance de liderar negócios e projetos com propósito.

Já Enfermagem aparece como uma das graduações mais tradicionais e valorizadas, especialmente pela relevância dos serviços de saúde. O curso atrai estudantes interessadas em combinar técnica, empatia e responsabilidade social, qualidades que se tornaram ainda mais reconhecidas nos últimos anos.

As Ciências Contábeis completam a lista dos cinco cursos mais procurados. A formação garante amplo campo de atuação em empresas privadas e órgãos públicos, além de oferecer boas perspectivas de empregabilidade.

Formação alinhada ao futuro profissional

O interesse crescente pelas áreas de gestão, educação e saúde reflete a busca por carreiras que conciliam estabilidade, vocação e inserção no mercado. Faculdades populares como a Anhanguera têm ampliado suas opções nessas áreas, oferecendo currículos atualizados e modalidades flexíveis de ensino, o que facilita o acesso à graduação.

Ao optar por cursos que unem propósito e oportunidades, as mulheres ampliam suas perspectivas profissionais e reforçam seu protagonismo. Essa presença transforma diferentes setores, mostrando o impacto da educação feminina no mercado e refletindo avanços em equidade e influência social.

 

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