Esportes
Brasil começa participação no Mundial da Juventude 2024 na Itália
O Mundial da Juventude de 2024 está prestes a começar, no Lago di Garda, Itália. Com 15 brasileiros na Seleção Brasileira de Vela Jovem Sub-19, o evento promete ser um dos mais competitivos do calendário da modalidade, reunindo os melhores jovens velejadores do mundo.
As regatas terão início na segunda-feira (15) com as disputas se estendendo até sexta-feira (19). A equipe brasileira é composta por 15 talentos.
Na classe ILCA 6, Renato Lunetta e Valentina Roma são os representantes do Brasil. No 29er Open, João Vicente e Júlia Addum. Já no 29er, a dupla será Heloísa Ruschel e Isabela Zorzi.
Os atletas Lucas Flores e Maria Brum competirão na NACRA 15. Nicolas Gallicchio e Sofia Rocha correm na classe IQFOIL.
Joana Freitas e Victoria Back na classe 420 entram na classe que rendeu o ouro na última edição em Búzios (RJ). No 420 Open, Zion Brandão e Bernardo Oliveira foram os escolhidos. Para finalizar, o Brasil terá Lucas Fonseca no Kitesurf.
A participação no Mundial da Juventude é uma oportunidade única para os jovens atletas do mundo todo demonstrarem suas habilidades e conquistarem reconhecimento internacional.
A velejadora Valentina Roma, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco está confiante para representar o Brasil na classe ILCA 6.”Esse é o meu segundo Mundial da Juventude e eu espero que seja um campeonato massa. Desejem muitos bons ventos para toda nossa equipe”.
Já o velejador João Vicente, do Iate Clube do Rio de Janeiro, tem uma experiência de competir na 29er Open. “Essa é a minha primeira vez vindo no Mundial da Juventude. Esse é um campeonato que a gente treinou muito e eu estou muito animado para vir, para correr. Conto com apoio de todos vocês”.
O Mundial da Juventude 2023 foi realizado em Búzios, no Rio de Janeiro. A competição com organização pela World Sailing e CBVela – Confederação Brasileira de Vela teve presença de 11 classes na disputa, incluindo ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Fórmula Kite e iQFoil. A delegação brasileira contou com 14 atletas na delegação e comemorou o título de Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, no 420.
A Energisa é patrocinadora oficial do time e tem o compromisso de desenvolver a Vela Jovem e os talentos da modalidade. A empresa, altamente engajada em causas sustentáveis e sociais, é uma parceira estratégica da Confederação Brasileira de Vela e investe no futuro dos jovens velejadores.
Renato Lunetta e Valentina Roma na classe ILCA 6
João Vicente e Júlia Addum na classe 29er Open
Heloísa Ruschel e Isabela Zorzi na 29erW
Lucas Flores e Maria Brum na classe NACRA 15
Lucas Fonseca na classe Kitesurf
Nicolas Gallicchio e Sofia Rocha na classe IQFOIL
Joana Freitas e Victoria Back na classe 420w
Zion Brandão e Bernanrdo Oliveira na classe 420 Open




