Home Notícias Economia Black “Fraude”: conheça os principais golpes nos varejistas e como evitar danos à reputação da marca
Economia

Black “Fraude”: conheça os principais golpes nos varejistas e como evitar danos à reputação da marca

Envie
IMG-20230918-WA0013
Envie

Entender os principais riscos e tomar medidas preventivas podem garantir a integridade das ofertas e a confiança dos consumidores nas lojas

A Black Friday, um dos eventos de compras mais esperados do ano, oferece uma oportunidade única para os varejistas aumentarem suas vendas e conquistarem novos clientes. No entanto, à medida que a popularidade do evento cresce, também aumentam os riscos de golpes e práticas enganosas que podem prejudicar a reputação das marcas.

Informações obtidas através do Relatório Varejo 2023 revelam que cerca de 36% dos profissionais do setor varejista relataram que 2022 foi caracterizado por um crescimento nas investidas de fraudes no Brasil. Essas ocorrências já foram classificadas como a segunda maior ameaça aos empreendimentos desse ramo.

– Continua após publicidade –

De acordo com Eduardo Daghum, CEO e fundador da Horus Group, muitos varejistas estão tomando medidas para se precaver e manter a integridade durante essa temporada de ofertas frenéticas. O especialista também listou os principais golpes para ficar atento à prevenção de fraudes. Confira:

Esse tipo de golpe envolve o uso não autorizado de dados do cartão de crédito de terceiros para compras ou transações fraudulentas. Nesse caso, quando o verdadeiro dono do cartão identifica a compra fraudulenta acaba pedindo o dinheiro de volta, causando transtornos para o lojista.

Sua prevenção inclui verificação rigorosa dos dados do cliente e validação da venda junto às administradoras de cartão de crédito, autenticação em duas etapas e monitoramento constante também podem ajudar neste processo. “A utilização de soluções de detecção de fraudes é capaz de identificar padrões e comportamentos suspeitos. Além disso, manter uma política de privacidade clara que explique como os dados dos clientes são coletados, usados e protegidos, é indispensável”, explica o especialista.

Chargeback; amigo ou inimigo?

Embora o chargeback seja uma proteção para os consumidores, também pode ser abusado por pessoas mal-intencionadas para obter produtos ou serviços gratuitamente, resultando em perdas para os varejistas.

– Continua após publicidade –

O chargeback é o recurso usado quando o titular contesta uma transação diretamente com o emissor do cartão, seja por não reconhecer a operação ou acreditar que foi cobrado incorretamente. O emissor do cartão investiga a disputa e, se considerar que o motivo é válido, reverte a transação, devolvendo o valor ao titular do cartão.

“Para se proteger, os lojistas devem manter registros detalhados de suas vendas, ,utilizar métodos de entregas rastreáveis, que exijam assinaturas na entrega, possibilitando assim a comprovação da entrega ao destinatário Desta forma é possível reduzir a probabilidade do chargeback”, esclarece Eduardo.

Invasão de conta

Nesse caso, os golpistas invadem uma conta já existente e se apropriam de sua identidade e de suas informações para realizar compras fraudulentas. Essa prática vem se popularizando e torna-se desafiadora para ser detectada, pois requer o uso de técnicas avançadas para não passar despercebido.

“Fortalecimento do processo de autenticação, atualização dos sistemas de confirmação de dados, análise do histórico de compra dos clientes e a verificação de identidade digital e de ferramentas de biometria são práticas indispensáveis para se prevenir deste tipo de operação fraudulenta e garantir a integridade do seu negócio”, finaliza.

– Continua depois do anúncio –

Sobre a Horus GroupFundada em 2007, a Horus Group é especializada em serviços de prevenção a fraudes. A empresa atua em diversos segmentos, como e-commerces, companhias aéreas, delivery e produtos financeiros, atendendo grandes clientes, como iFood, Rappi e outros, inclusive com presença na América Latina.

Onde eu construo define o quanto vou lucrar

Onde eu construo define o quanto vou lucrar

Leia Mais
Em ação inédita, Santander leva loja móvel ao Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília

Em ação inédita, Santander leva loja móvel ao Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília

Leia Mais
Iox Broker: A corretora ágil, segura e acessível que está redefinindo o investimento internacional

Iox Broker: A corretora ágil, segura e acessível que está redefinindo o investimento internacional

Leia Mais
ASICS inaugura primeira loja em Pernambuco com novo conceito de design no RioMar Recife

ASICS inaugura primeira loja em Pernambuco com novo conceito de design no RioMar Recife

Leia Mais
Pedidos de financiamento solar disparam no Amazonas e têm alta de 120%

Pedidos de financiamento solar disparam no Amazonas e têm alta de 120%

Leia Mais
Envie