Conecte-se conosco

Estados

Belo Horizonte é a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado

Publicado

em

Av. Antônio Carlos "depois" Divulgação BHIP

O trabalho executado pela BHIP é considerado referência nacional em razão do porte de BH, do prazo de execução e das qualificações técnicas e tecnológicas

A maior parceria público-privada (PPP) de iluminação pública em operação no país, a concessionária BHIP permitiu que mais de 180 mil pontos de iluminação pública de Belo Horizonte fossem modernizados para a tecnologia LED em apenas três anos. Esta tecnologia consome menos energia elétrica, é três vezes mais durável que as lâmpadas convencionais e ilumina melhor. A Concessão é referência no Brasil e América Latina, considerando a dimensão do parque de iluminação pública, a velocidade de sua modernização e os padrões de qualidade definidos em contrato.

A menor taxa de falha das luminárias LED também merece destaque. Enquanto as lâmpadas de vapor de sódio apresentavam uma taxa de falha em torno de 6%, a taxa de falha das luminárias LED é menor que 1%. O tempo de atendimento dos chamados de manutenção também foi reduzido. Antes da PPP o prazo chegava a dez dias e atualmente, com a gestão da BHIP, o prazo máximo é de 48 horas.

Av. Antônio Carlos “antes” Divulgação BHIP

Inteligência na iluminação

A Concessionária realizou a implantação de um sistema de telegestão nas principais vias da cidade, baseada no conceito de Internet das coisas (IoT), proporcionando o controle informatizado e remoto entre as luminárias e o centro de controle operacional, o que possibilita a imediata identificação de falhas, a programação e controle do funcionamento das luminárias e a medição e acompanhamento das suas grandezas elétricas, dentre elas a medição do consumo real de energia elétrica.

 

Economia para o município

Com a conclusão da modernização, estima-se uma economia anual de R$ 25 milhões na conta de energia elétrica da iluminação pública da Prefeitura. Contratualmente a BHIP deveria entregar ao município uma eficiência energética de 45% no consumo da energia elétrica, que foi superada, atingindo aproximadamente 55%.

Os benefícios desta Parceria Público-Privada vão muito além da economia e das melhorias técnicas. A PBH entende que os esforços de melhoria da cidade devem refletir diretamente na rotina dos munícipes e um marco Importante foi a decisão do prefeito de priorizar as áreas mais sensíveis para iniciar a modernização. O trabalho começou nas áreas de maior densidade, com menores níveis de renda e/ou que apresentassem alto índice de ocorrência de crimes e acidentes envolvendo veículos automotores”, destaca Henrique Castilho, Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP).

 

Melhor para o Meio Ambiente

A tecnologia LED é notável por não possuir substâncias tóxicas e metais pesados, presentes nas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico que, se não forem adequadamente manipuladas, podem causar impactos ambientais, como a contaminação da água e solo.

A melhoria da iluminação oferecida pela tecnologia LED ocorre graças ao maior e mais uniforme fluxo luminoso e ao melhor índice de reprodução de cores, que contribui na experiência das pessoas ao circularem pela cidade no período noturno, promovendo maior sensação de segurança e conforto visual na identificação de cores, objetos e equipamentos urbanos. Além disso, a nova tecnologia implantada passou também a atender a norma brasileira de iluminação pública ABNT 5.101.

O resultado alcançado em Belo Horizonte é reflexo de um plano de ação muito bem estruturado e executado com excelência e sintonia entre as equipes da BHIP e do poder público. Exemplo disso é que dezenas de prefeituras e consórcios mantém contato frequente conosco, objetivando compreender a magnitude, complexidade e as soluções inovadoras do projeto”, conclui o presidente da BHIP, Marcelo Menegatto.

 

Iluminação de destaque

Dividido em três etapas, a BHIP também realizou o projeto “Iluminação de Destaque”, repaginando a iluminação e valorizando ainda mais 13 pontos notórios da cidade, dentre eles: a Praça da Liberdade, a Viaduto do Santa Tereza, a Praça do Papa e o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA