BAT Brasil Labs celebra protagonismo feminino e inovação no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Presença feminina é de 60% do total de colaboradores que atuam no segundo maior parque tecnológico da América Latina. Delas, 46% ocupam posições de liderança
No Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, o BAT Brasil Labs (BBL), o segundo maior parque tecnológico da América Latina, destaca o papel central das mulheres em sua operação. Com um quadro de colaboradores onde a presença feminina atinge 60% do total e 46% das posições de liderança, o centro de pesquisa consolida-se como uma referência em equidade de gênero no setor de ciência e tecnologia.
Enquanto dados da UNESCO indicam que apenas 34% da força de trabalho global em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é composta por mulheres, e pesquisas nacionais apontam que elas ocupam apenas 35,5% das bolsas de produtividade em pesquisa no Brasil, o BAT Brasil Labs opera na contramão dessa tendência histórica. A unidade atende a mais de 170 mercados globais e conta com uma equipe de aproximadamente 220 profissionais dedicados à inovação e segurança de produtos.
“Ao longo dos anos, vimos as porcentagens se inverterem, com cada vez mais mulheres ocupando posições de liderança aqui. É gratificante ver como a diversidade fortalece nosso trabalho e traz diferentes perspectivas para a ciência aplicada no negócio”, comenta Thaís Ferreira, Head do BAT Brasil Labs.
Inovação com liderança e assinatura femininas
À frente da unidade localizada em Cachoeirinha (RS), Thaís Ferreira iniciou sua carreira como técnica há quase duas décadas. Sob sua gestão, o centro gerou mais de um milhão de dados científicos nos últimos dez anos, dando suporte para a operação da BAT em países como Brasil, Argentina, Nigéria, Taiwan e Malásia.
O protagonismo feminino no BBL se traduz em resultados tangíveis para a propriedade intelectual da companhia. Atualmente, o parque tecnológico soma 27 patentes registradas e cinco em análise, todas contando com a participação ativa de mulheres cientistas em sua concepção.
Como parte do compromisso contínuo com a equidade, o BAT Brasil Labs também mantém o programa “Like a Girl”. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento e à aceleração da liderança feminina, formando novos talentos em ciência e inovação e garantindo que as mulheres participem ativamente das decisões estratégicas globais da companhia.
“Acredito que ciência não é só ‘inventar’ coisas novas. Está relacionada também à geração de dados que garantem que nosso trabalho seja feito de forma responsável. Mulheres participam ativamente dessa construção, liderando processos essenciais para o desenvolvimento científico”, finaliza a Head do BAT Brasil Labs.
