Banho promovido pelo INTS beneficia mais de 7 mil pessoas
0

Dezembro chegou, e as ações de higiene básica promovidas pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) continuam. Esse mês, mais pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Salvador poderão aproveitar o banho oferecido pelo Instituto. A previsão é de que sejam recebidos cerca de 500 soteropolitanos até o próximo dia 30. Terça e quinta, das 17h às 19h, a unidade fica instalada no Aquidabã. Às quartas, das 18h às 20h, no largo dos Mares.

Durante a ação, cada cidadão recebe um kit de higiene pessoal, com toalha de rosto, toalha de banho descartável, pente, escova de dente, pasta e fio dental. Para otimizar o fluxo, o público é dividido entre feminino e masculino, já que a unidade móvel contém dois banheiros.

Para muitos que entram ali, o banho, além de lavar o corpo, eleva a autoestima. “Banho é higiene e higiene é saúde. Tomo banho e me reanimo”, afirmou Roque Bastos, beneficiário do programa.

Além desse cuidado, uma equipe multiprofissional (Assistente Social, Psicóloga e Enfermeira) faz a mediação dos usuários com a rede de saúde e assistência social nos casos de necessidade. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Promoção à Saúde do Instituto, Bárbara Silva, de janeiro a novembro desse ano, foram beneficiadas 6.900 pessoas. Somando com o de dezembro, o número chega a 7.500. “O objetivo é viabilizar os direitos que a eles cabem. Ainda mais neste período do ano, quando temos maior inclinação à realização de boas ações com o próximo”, concluiu.

Ação de higiene básica

Banho para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Salvador

Aquidabã: toda terça e quinta, das 17h às 19h

Largo dos Mares: toda quarta, das 18h às 20h

centralrbn

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar