Home Estados Bahia Bahia apresenta retração no consumo nas classes C e D
Bahia

Bahia apresenta retração no consumo nas classes C e D

Envie
Default Featured Image
Envie

Apesar dos sucessivos números negativos de consumo das classes C e D, a Bahia apresentou, em junho, um percentual de retração inferior a meses anteriores de 2021. Segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Banco Santander, o estado fechou com queda de 1% ante a maio – nesse mês, o declínio foi de 3%, repetindo o desempenho de abril. As quedas de março e fevereiro foram, respectivamente, de 10% e 18%.

O consumo na Bahia foi puxado novamente para baixo sobretudo pelos setores de Diversão e Entretenimento (-21%), Drogaria/Farmácia (-4%) e Combustível (-3%). Em contrapartida, cresceram Companhias Aéreas (41%), Rede Online e Automóveis (ambos 31%), Hotéis e Motéis (28%) e Lojas de Roupas (9%).

Os números da Bahia, ao menos, não foram piores percentualmente que dos demais estados do Nordeste pesquisados pela Superdigital. Pernambuco também retrocedeu em 1% e o Ceará, em 3%. Os baianos ficaram acima da média nacional, como aponta o levantamento da fintech do Grupo Santander, que verificou uma queda nas compras no País de 5% em junho, depois de ter subido 8% em maio.

A maioria das regiões do Brasil apresentou queda em junho comparado com o mês anterior. A queda mais expressiva, com 17%, foi vista na região Norte, seguida por Sul (-7%), Nordeste (-4,5%) e Sudeste (-4%). O Centro-Oeste foi exceção e teve uma leve alta de 0,5%.

No Brasil em geral, os recuos mais significativos foram vistos nos setores de Diversão e Entretenimento (-9%), Prestadores de Serviços (-7%), Serviços (-7%), Telecomunicações (-5%) e Drogaria e Farmácia (-4%). Na outra ponta, cresceram os gastos com Companhias Aéreas (21%), Rede Online (12%), Hotéis e Motéis (8%) e Automóveis e Veículos (3%).

O levantamento da Superdigital mostrou que não houve grandes mudanças na divisão dos gastos mensais das classes C e D. Supermercado continua sendo o setor mais representativo, com 34% do total, seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).

Em junho, 81% dos gastos totais foram feitos presencialmente. Contudo, foi possível observar pelo estudo da fintech que caiu a participação online no total dos gastos online com Serviços, Prestadores de Serviços e Diversão e Entretenimento.

Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, as pessoas estão se sentindo mais seguras para irem às ruas e consumirem. “Podemos ver um grande aumento nos gastos do setor de turismo, com Companhias Aéreas e Hotéis. Ou seja, as pessoas, aos poucos, estão voltando a viajar. Acreditamos que o recuo nos gastos gerais em junho seja pontual. Também não podemos esquecer que maio foi um mês de grande recuperação e com uma data importante para o comércio, que foi o Dia das Mães. Por isso, para nós, era esperado que junho apresentasse arrefecimento, mas continuamos acreditando num segundo semestre bom para o varejo”, avalia a executiva.

Para acessar os dados completos da pesquisa, entre no endereço https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_jun21_estados_pdf.pdf.

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie