Dia 23 de junho, domingo, Giba Pedroza estará no Sarau dos escritores, das 11h ao meio-dia, no Auditório 2.
Giba Pedroza é contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral desde 1987 e realiza apresentações e oficinas para adultos, educadores e crianças, além de intervenções e projetos sociais para empresas e Ongs tendo sempre o ato de contar histórias com música seu principal instrumento fortalecer valores humanos e sociais.
A mais recente publicação pela Ciranda Cultural, ainda em fase de lançamento, “Tia Cotinha” é um livro que prioriza o resgate da memória como expressão dos afetos que integram a relação das crianças com os mais velhos. A história rememora uma personagem criada pelo autor, que representa aquelas pessoas queridas que marcaram presença em nossas infâncias, pessoas que nos fizeram viver situações que ficaram para sempre na memória do coração, conta Giba.
A narrativa é um encontro de gerações; o pai conta para a filha sobre a sua singular tia, sobre as vivências que teve em sua caminhonetinha.
A filha revive à sua maneira as memórias do pai. Juntos, eles resgatam sentimentos bons vividos no passado e dão continuidade ao sonho de quem não conseguiu realizá-lo.
O Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural Afonso Borges, diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo. Realizada no pátio da Fundação Calmon Barreto, a primeira edição teve como tema “Juventude, Literatura e Experiência”, com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas na plateia. A décima primeira – e mais recente – edição do evento foi realizada entre os dias 5 e 9 de julho de 2023 e reuniu cerca de 200 escritores e representantes da literatura brasileira, no Estádio Municipal Fausto Alvim, no centro da cidade. A edição recebeu um público de 25 mil pessoas, que pôde conferir 291 atrações, dentre elas literárias, musicais e performáticas. Foram promovidos debates, palestras, sessões de autógrafos e atividades voltadas para todas as idades – todos eles no formato figital, somando 162 transmissões feitas pelo canal do Fliaraxá no YouTube.
Desde sua primeira edição, o Festival contou com a presença de mais de 780 autores (dentre eles regionais, nacionais e internacionais) e público que ultrapassou 330 mil pessoas presentes. Levando em consideração que, em 2020 e 2021, em razão da pandemia de covid 19, o Fliaraxá foi realizado em formato híbrido, de modo que contou com atividades presenciais e online. Nesses anos, o YouTube foi o grande destaque do Festival, uma vez que foi o meio principal de veiculação das palestras do evento. Em 2020, a programação permaneceu 24 horas no ar, totalizando 101 horas de transmissão contínua, 22.556 de usuários alcançados e um total de 58.178 visualizações do conteúdo disponível.
Em 2023, o Fliaraxá recebeu cerca de 200 escritores e um público de mais de 25 mil pessoas em sua 11ª edição. Ao longo de cinco dias, o evento promoveu 291 atrações – tanto presenciais quanto virtuais. O principal evento literário de Araxá se prepara para ser realizado entre os dias 19 e 23 de junho de 2024, chegando à sua 12ª edição, sendo esta a mais diversa, inclusiva e abrangente de todas. O 12º Fliaraxá será realizado na Fundação Cultural Calmon Barreto e terá transmissão online pelas redes sociais do Festival: @fliaraxa
SERVIÇO
12.º Festival Literário Internacional de Araxá – Fliaraxá
De 19 a 23 de junho de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial na Fundação Cultural Calmon Barreto (Praça Artur Bernardes, 10 – Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita