Atualmente, o cenário corporativo tem percebido que uma das formas mais eficientes de aumentar o engajamento dos colaboradores é o marketing de incentivo. Isso acontece porque essas campanhas valorizam os membros do time por meio de reconhecimento e premiações, que, segundo uma pesquisa do IMA (Incentive Marketing Association ou, em português, “Associação de Marketing de Incentivo”), maior entidade do setor do mundo, é o principal fator que leva os funcionários a participarem das ações.
De acordo com Maurício Fernandes, Diretor de Operações da 270B no Brasil, uma das maiores agências americanas de experiências digitais com filial no território nacional, quando os integrantes da equipe se sentem reconhecidos, cria-se um vínculo emocional com a empresa. “Essa conexão dissemina uma imagem positiva da companhia tanto internamente, como para o mercado”, afirma. “Em paralelo, é um meio para deixar claro quais são as metas da organização e os seus próximos passos”, completa.
A partir do sentimento de pertencimento e da transparência, essa categoria de marketing garante uma maior autoconfiança e satisfação dos colaboradores, além de melhorar o clima organizacional. “A produtividade cresce organicamente, o que, por sua vez, se reflete em diversos outros benefícios, como a diminuição da taxa de turnover, redução de custos operacionais e padrões de excelência mais elevados”, explica o executivo.
Viagens de incentivo
Esse efeito é observado, principalmente, nas viagens de incentivo, que são as mais desejadas pelos colaboradores. Nelas, os funcionários são premiados com experiências completas e marcantes por meio de metas alcançadas ou por bom desempenho. Dessa forma, a pessoa associa um capítulo único da sua vida à marca, estreitando ainda mais os seus laços com a mesma.
Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil, esse tipo de reconhecimento se tornou um dos mais almejados das companhias após a pandemia. “As pessoas sentiram falta de viverem momentos especiais e inesquecíveis, por isso entregas personalizadas como uma viagem redobram o encantamento e proporcionam um vínculo maior e mais intenso do colaborador com a organização, diz. “Por meio de pesquisas internas sabemos que essa é uma tendência que só deve crescer nos próximos anos. Tanto experiências curtas e intensas quanto as longas e tranquilas vencedoras”, complementa.
Tecnologia como aliada do marketing de incentivo
Alguns atributos fundamentais para campanhas de incentivo eficazes são a clareza dos seus objetivos, conhecimento profundo do time e assertividade nas mensagens principais. Para que as ações possuam todas essas características, é imprescindível que a marca faça uma gestão de dados, a fim de compreender melhor os gostos dos colaboradores e transformar essas informações em ideias inovadoras.
“Com tecnologias data driven, temos a possibilidade de elaborar um perfil completo para cada colaborador de uma forma rápida e precisa, sem falar na conexão criada com eles por meio de canais de comunicação assertivos e segmentados”, ressalta Torres. “É claro que estamos falando de uma quantidade gigantesca de conteúdos, mas, felizmente, hoje temos ferramentas para organizá-los e interpretá-los, extraindo todos os aspectos relevantes para aprimorar estratégias que incentivem os participantes das campanhas”, finaliza.