Conecte-se conosco

Esportes

Aulas mais flexíveis mantém crianças ativas em Itu durante a pandemia

Publicado

em

Manter as crianças ativas com atividades físicas que tragam bem-estar, após um ano de isolamento social imposto pela pandemia, é uma tarefa das mais difíceis. Em Itu, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões já encontrou uma solução. O projeto desenvolveu um método pedagógico que vem conquistando um bom engajamento da garotada nas aulas online.

Com as medidas mais restritivas da fase vermelha, os alunos da Escolinha de Triathlon em Itu passaram a fazer as atividades em casa. As aulas são disponibilizadas em vídeo, de segunda a sexta-feira, no canal do projeto no Youtube, com exercícios funcionais. Às terças e quintas, as crianças ainda têm um encontro virtual com o professor Thiago Mantovani, para treinos mais específicos.

“Organizei essas aulas ao vivo para ter uma proximidade maior com os alunos, sentir como está o desempenho e quais são as necessidades e dificuldades de cada um. As aulas têm em torno de 30 a 40 minutos e são realizadas sempre no horário das aulas presenciais”, explica o professor Thiago Mantovani.

São as aulas ao vivo que estão fazendo sucesso entre a garotada de Itu. Sensível ao momento que os alunos estão vivendo, Thiago buscou diversificar ao máximo os treinos, com exercícios mais lúdicos e muita conversa. Estar aberto para o que as crianças querem, trazendo mais flexibilidade, também fez a diferença.

“Sempre proponho coisas diferentes para os alunos. Para esta quinta, por exemplo, pedi para eles fazerem uma pesquisa sobre o triathlon e trazerem uma atividade, uma brincadeira. Será um momento de bate-papo e de descontração. Também faço algumas coisas que eles pedem, buscando focar no triathlon. Se eles querem brincar, por exemplo, faço uma brincadeira com corrida”, explica Thiago. “As crianças não aguentam mais, já estão há um ano com aulas online, inclusive na escola. Com essa diversificação, estou tendo uma aceitação muito boa delas.”

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

Assegurar às crianças e adolescentes uma vida saudável e com bem-estar, por meio do esporte, é uma das metas da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. O projeto está comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU.

A Agenda 2030 tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entre eles a erradicação da pobreza, conquista da saúde e bem-estar, educação de qualidade para todos e igualdade de gêneros. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla cerca de 580 crianças e adolescentes em 13 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Itu, os alunos têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), duas vezes por semana. As aulas, com duas horas de duração, são dadas duas vezes por semana para turmas de 10 alunos, de terça a sexta-feira pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da APANI SEME-Itu e apoio da prefeitura de Itu. Os patrocinadores são Astra, Japi, Castelo Alimentos, Matera e DPaschoal.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA