Ato na Avenida Paulista cobra justiça em dia que marca sete anos do rompimento da barragem em Brumadinho

Ato na Avenida Paulista cobra justiça em dia que marca sete anos do rompimento da barragem em Brumadinho

Fernanda Leite
2 min p/ ler 55 já leram

Evento reúne atividades culturais, educativas e mobilização cidadã para manter viva a memória das 272 vítimas e denunciar a impunidade

Sete anos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que matou 272 pessoas, a tragédia segue sem responsabilização definitiva. Para que o crime não seja esquecido, o Instituto Camila e Luiz Taliberti (ICLT) realiza, no dia 25 de janeiro de 2026, o Ato pela Memória, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Realizado anualmente na data do rompimento, que coincide com o aniversário da capital paulista, o ato ocupa um dos principais espaços públicos do país com uma programação que reúne memória, cultura, educação ambiental e mobilização social. A proposta é conectar o debate socioambiental às dinâmicas da vida e meio ambiente urbano, adotando uma abordagem propositiva.

“Esse Ato tem o objetivo de lembrar o rompimento da barragem e alertar para o risco de novas tragédias, para que a memória desse dia não seja perdida. Brumadinho não é apenas uma tragédia em Minas Gerais. Na verdade, isso diz respeito a todos nós”, afirma Helena Taliberti, fundadora do Instituto Camila e Luiz Taliberti, mãe de Camila e Luiz Taliberti, vítimas na tragédia.

O evento acontece na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, a partir das 10h, com atividades para crianças e público geral, como plantio de mudas e oficinas de pintura. Às 12h, ocorre a concentração do Pedal pela Vida e, às 12h28 — horário exato do rompimento —, será feito o toque simbólico da sirene, seguido de discurso e apresentações culturais.

PROGRAMAÇÃO
10h – 12h – Atividade para as crianças com Luciana Cruz (pintura coletiva e plantio de mudas)
12h Concentração Pedal pela Vida
12h28 – Toque da sirene
12h30 – Discursos
13h – Saída do Pedal pela Vida (percurso pela Av. Paulista, com saída e chegada na esquina da Av. Paulista com a Rua Augusta)
14h – Show Forró das Minas – forró e música brasileira tocada por mulheres
15h30 – Encerramento
*Durante o ato, o público também poderá visitar uma tenda expositiva com obras artísticas que dialogam com os temas da memória, da justiça socioambiental e das consequências da mineração.

SERVIÇO
Ato pela Memória
Data: 25 de janeiro de 2026
Horário: A partir das 10h
Local: Avenida Paulista (esquina com Rua Augusta)

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 59
Kkkk 7
Triste 12
Raiva 10

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.