Daiana Justino dos Santos completou a prova em 38min30s
Setembro, 2025 – Daiana Justino dos Santos, atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), é campeã da etapa de João Pessoa (PA) do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2025. A atleta foi a mais rápida nos 10km da mais tradicional série de corridas de rua do Brasil, cruzando a linha de chegada com o tempo de 38min30s neste domingo (21). No masculino, Gleison da Silva Santos venceu com o tempo de 30min37.
“Foi uma excelente prova e a organização está de parabéns. Decidi focar meu treinamento para o Circuito CAIXA e deu muito certo. Corri de boa, consegui manter uma boa distância para a segunda colocada e estou muito feliz com o resultado. Mesmo com o vento forte, consegui manter o tempo dentro do que o meu treinador (Marciano Barros, técnico da APA) pediu. Quero agradecer primeiramente a Deus, meu treinador Marciano Barros, a APA Petrolina e a todos que me apoiam”, afirmou a campeã Daiana, que foi seguida por Rosem Mayara Vieira da Silva Santos, vice-campeã com a marca de 42min39s.
No masculino, Gleison conquistou a quarta vitória nessa nova fase do Circuito Caixa. Ano passado, subiu ao degrau mais alto do pódio em Maceió e Aracaju. Em 2025, foi o mais rápido na capital alagoana, dia 7 de setembro, e também neste domingo, em João Pessoa. E não pretende parar por aí. “Foi uma prova muito estratégica. Virei junto com o meu adversário (Edimar Ferreira de Lira Souza) nos primeiros 5km, quando imprimi um ritmo mais forte e venci mais uma etapa do Circuito CAIXA. Estou muito feliz com mais essa vitória nesta prova que sempre é muito organizada. Já falei sobre isso nas outras etapas que ganhei e estão de parabéns. Agora, vamos para Aracaju”, disse o campeão, confirmando que vai correr a etapa em Sergipe, dia 5 de outubro.
Em João Pessoa, Gleison melhorou seu tempo em relação à prova de Maceió. Neste domingo, cruzou a linha de chegada com o tempo de 30min37, enquanto na capital alagoana, completou os 10km em 31min19. Na Paraíba, o bicampeão foi seguido por Edimar Ferreira de Lira Souza (31min12) e Bruno Alves da Silva (32min03).
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: Luiz Doro / @dorofoto / HT Sports