Como uma tendência de mercado, a inserção de tecnologia nos processos para aumentar a satisfação dos clientes é algo cada vez mais em voga nos dias atuais
O setor de turismo foi um dos mais atingidos com a pandemia de Covid-19, sendo a rede hoteleira brasileira quem teve os maiores índices de queda. Mas, com a reabertura de fronteiras, e o afrouxamento das políticas de distanciamento social, promete vir com tudo para recuperar o lucro, e ainda guarda algumas novidades.
Só para termos uma noção de quanto foi este rombo, o turismo perdeu R$ 51,5 bilhões em faturamento durante a pandemia de Covid-19, entre março e novembro de 2020, um rombo de 33,4% nas receitas, se comparado com o mesmo período de 2019. Os dados são do levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Por isso, unir o conforto e a praticidade de um hotel com tecnologia pode ser uma grande tendência para a retomada dos hotéis durante esta reabertura do comércio. A exigência do cliente pós-pandemia é uma experiência mais humanizada, mas que seus problemas e anseios sejam solucionados de maneira assertiva, com somente alguns cliques.
A implementação de uma boa estratégia de atendimento digital ao cliente reduz os custos comerciais em até 30%, e aumenta o índice de satisfação em 19%, segundo dados da Hotelier News.
Por isso, separamos aqui algumas dicas de como fornecer um atendimento digital para os seus hóspedes, de maneira que eles saiam satisfeitos com a experiência, e aumentar até mesmo o marketing orgânico.
Habilite um canal para simplificar o fluxo de trabalho
Conforme a demanda aumenta, o volume de perguntas e dúvidas por parte dos hóspedes também acompanha este crescimento, geralmente as encaminhando para os canais de comunicação do hotel.
Isso pode se dar através de um e-mail, mensagem de texto e até mesmo ligação. Implementar uma plataforma unificada, fornecendo uma visão macro de todas as interações anteriores, ajuda na agilidade do atendimento dos agentes e no tratamento mais assertivo de casos que possam ocorrer, dentro e fora da estadia.
Tenha uma boa visibilidade nas redes sociais
Ultimamente, estabelecer uma boa visão para com o público, principalmente nas redes sociais, acabou se mostrando um grande atrativo para novos clientes, ainda mais se considerarmos a quantidade de usuários em cada rede social.
Existem empresas especializadas em marketing para hotéis, incluindo nas redes sociais, como é o caso da Asksuite, que fornece este tipo de serviço, sempre com ótimos resultados para seus clientes.
Autoatendimento digital
Como já foi abordado ali em cima, as perguntas e as dúvidas que cercam os agentes podem prejudicar no seu atendimento para com outros clientes. Inserir um chatbot é uma ótima opção para quem busca desafogar um pouco estes profissionais.
Os chatbots são uma espécie de inteligência artificial, que lida com perguntas repetidas e extrai informações de bases de conhecimento, ou respostas pré-escritas, que ajudam a elencar perguntas frequentes, fornecendo para o cliente respostas satisfatórias para questões simples.
Usar insights de experiência para entender o consumidor
A tecnologia também pode ser usada para entender as necessidades do seu consumidor. Essas ferramentas monitoram o feedback sobre lançamentos de hóteis, onde é necessário realizar reformas, e até mesmo a qualidade do atendimento.
Ao realizar esta análise, é possível avaliar a sua estratégia de atendimento digital para antecipar as dúvidas, deixando com que seja possível integrar as informações em somente um lugar, e acaba sendo uma forma de reduzir o volume de chamadas e elevar a experiência da viagem.
Sempre consulte suas finanças antes de fazer qualquer alteração
São investimentos que trazem resultados a longo prazo, mas é preciso tomar cuidado para não querer abraçar todas as opções e acabar estourando o seu orçamento.
Para isso, o ideal é controlar as suas finanças com um profissional capacitado, através de uma faculdade de contabilidade, para que o que deveria ser uma ajuda não acabe se tornando uma dor de cabeça.