Home Notícias Negócios Atendimento digital: como a tecnologia ajuda a fornecer uma boa experiência no setor hoteleiro
Negócios

Atendimento digital: como a tecnologia ajuda a fornecer uma boa experiência no setor hoteleiro

Envie
Default Featured Image
Envie

Como uma tendência de mercado, a inserção de tecnologia nos processos para aumentar a satisfação dos clientes é algo cada vez mais em voga nos dias atuais

O setor de turismo foi um dos mais atingidos com a pandemia de Covid-19, sendo a rede hoteleira brasileira quem teve os maiores índices de queda. Mas, com a reabertura de fronteiras, e o afrouxamento das políticas de distanciamento social, promete vir com tudo para recuperar o lucro, e ainda guarda algumas novidades.

Só para termos uma noção de quanto foi este rombo, o turismo perdeu R$ 51,5 bilhões em faturamento durante a pandemia de Covid-19, entre março e novembro de 2020, um rombo de 33,4% nas receitas, se comparado com o mesmo período de 2019. Os dados são do levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Por isso, unir o conforto e a praticidade de um hotel com tecnologia pode ser uma grande tendência para a retomada dos hotéis durante esta reabertura do comércio. A exigência do cliente pós-pandemia é uma experiência mais humanizada, mas que seus problemas e anseios sejam solucionados de maneira assertiva, com somente alguns cliques. 

A implementação de uma boa estratégia de atendimento digital ao cliente reduz os custos comerciais em até 30%, e aumenta o índice de satisfação em 19%, segundo dados da Hotelier News.

Por isso, separamos aqui algumas dicas de como fornecer um atendimento digital para os seus hóspedes, de maneira que eles saiam satisfeitos com a experiência, e aumentar até mesmo o marketing orgânico.

Habilite um canal para simplificar o fluxo de trabalho

Conforme a demanda aumenta, o volume de perguntas e dúvidas por parte dos hóspedes também acompanha este crescimento, geralmente as encaminhando para os canais de comunicação do hotel.

Isso pode se dar através de um e-mail, mensagem de texto e até mesmo ligação. Implementar uma plataforma unificada, fornecendo uma visão macro de todas as interações anteriores, ajuda na agilidade do atendimento dos agentes e no tratamento mais assertivo de casos que possam ocorrer, dentro e fora da estadia.

Tenha uma boa visibilidade nas redes sociais

Ultimamente, estabelecer uma boa visão para com o público, principalmente nas redes sociais, acabou se mostrando um grande atrativo para novos clientes, ainda mais se considerarmos a quantidade de usuários em cada rede social.

Existem empresas especializadas em marketing para hotéis, incluindo nas redes sociais, como é o caso da Asksuite, que fornece este tipo de serviço, sempre com ótimos resultados para seus clientes.

Autoatendimento digital

Como já foi abordado ali em cima, as perguntas e as dúvidas que cercam os agentes podem prejudicar no seu atendimento para com outros clientes. Inserir um chatbot é uma ótima opção para quem busca desafogar um pouco estes profissionais.

Os chatbots são uma espécie de inteligência artificial, que lida com perguntas repetidas e extrai informações de bases de conhecimento, ou respostas pré-escritas, que ajudam a elencar perguntas frequentes, fornecendo para o cliente respostas satisfatórias para questões simples. 

Usar insights de experiência para entender o consumidor

A tecnologia também pode ser usada para entender as necessidades do seu consumidor. Essas ferramentas monitoram o feedback sobre lançamentos de hóteis, onde é necessário realizar reformas, e até mesmo a qualidade do atendimento.

Ao realizar esta análise, é possível avaliar a sua estratégia de atendimento digital para antecipar as dúvidas, deixando com que seja possível integrar as informações em somente um lugar, e acaba sendo uma forma de reduzir o volume de chamadas e elevar a experiência da viagem.

Sempre consulte suas finanças antes de fazer qualquer alteração

São investimentos que trazem resultados a longo prazo, mas é preciso tomar cuidado para não querer abraçar todas as opções e acabar estourando o seu orçamento. 

Para isso, o ideal é controlar as suas finanças com um profissional capacitado, através de uma faculdade de contabilidade, para que o que deveria ser uma ajuda não acabe se tornando uma dor de cabeça.

Odontologia está entre os cursos com maior empregabilidade do país, segundo pesquisa

Odontologia está entre os cursos com maior empregabilidade do país, segundo pesquisa

Leia Mais
Empreendedorismo afetivo: quando cozinhar é um ato de memória e de amor

Empreendedorismo afetivo: quando cozinhar é um ato de memória e de amor

Leia Mais
Analista de Inovação: carreira em crescimento carece de mão-de-obra qualificada

Analista de Inovação: carreira em crescimento carece de mão-de-obra qualificada

Leia Mais
Santander vai reunir empresários e investidores no Recife

Santander vai reunir empresários e investidores no Recife

Leia Mais
DX Business Center recebe Sophia Martins em evento que destaca o Brasil como potência global de investimentos internacionais

DX Business Center recebe Sophia Martins em evento que destaca o Brasil como potência global de investimentos internacionais

Leia Mais
Envie