Siga-nos nas Redes Sociais

Política

As urnas eletrônicas e o nosso complexo de vira latas

Quando falamos em urnas eletrônicas, automaticamente vem a nossa mente a imagem daquela caixinha branca com botões para digitarmos o número dos candidatos. Porém, este conceito é muito mais amplo e envolve todo um sistema…

Publicado

em

Por

Default Featured Image

Começo esse artigo com uma das máximas da doutrina de segurança, que diz que “nenhum sistema é 100% seguro” e, assim como ao viajarmos de avião, usarmos um elevador ou até mesmo andarmos de carro, não podemos garantir com 100% de certeza que nada de errado acontecerá, mas aceitamos a baixíssima probabilidade de algo de errado acontecer e vivemos normalmente as nossas vidas no cotidiano de nossos dias.

Esse gigantesco sistema de voto envolve a utilização de softwares (programas), hardwares (equipamentos) e material humano qualificado para atuar em todas as fazes do processo, com o intuito de impedir que ameaças externas possam comprometer a lisura do sistema, e assim tem sido nos últimos 25 anos, sem qualquer comprovação de fraude ou adulteração.

Ao contrário do que alguns insistem em pregar, as urnas e o sistema eleitoral brasileiro são sim auditáveis, antes, durante e depois do pleito eleitoral, inclusive com a participação e anuência dos representantes dos partidos políticos.

Porém ainda existem aqueles incrédulos, e em alguns casos inescrupulosos e de má fé que emitem falsos comentários e informações sobre a possibilidade de hackers invadirem as urnas e alterarem o resultado da eleição, fato este impossível pois as urnas eletrônicas brasileiras não são conectadas a internet e não tem nenhum dispositivo físico ou programa em seu interior que permita tal conexão.

Somam-se a todo esse sistema de segurança o fato de as diversas equipes responsáveis pelo sistema eleitoral serem compartimentadas, fazendo com que uma equipe não tenha acesso ao setor, informações e prerrogativa de outra, e a uma forte criptografia que impede qualquer tipo de acesso externo ao sistema.

Portanto, apesar de milhares de fake news (notícias falsas) que circulam com o objetivo do favorecimento de pequenos grupos políticos (que foram legalmente eleitos por esse mesmo sistema eleitoral que hoje afirmam ser fraudado) e que querem se perpetuar no poder em detrimento da sociedade, é possível afirmar que as urnas eletrônicas são sim seguras, e querer a volta do voto impresso é o mesmo que pleitearmos a volta das máquinas de escrever e o banimento dos computadores.

Por fim, talvez essa não valorização do sistema eleitoral brasileiro e a crença coletiva nas fake news se ancorem simplesmente no “complexo de vira-latas” da sociedade brasileira, que valoriza o que vem de fora e desmerece as nossas conquistas e avanços nacionais. O Brasil tem o maior e mais eficiente sistema eleitoral do mundo, assim como um dos mais avançados sistemas bancários do mundo (basta perguntar a um americano quantos dias um cheque pode levar para ser compensado nos Estados Unidos), sem falar no PIX, criação nossa e sucesso absoluto, ou na atuação do Instituto Butantã e da Fundação Oswaldo Cruz na corrida mundial pelas vacinas contra a Covid-19, entre centenas e centenas de outras iniciativas nacionais reconhecidas no cenário mundial.

Não somos apenas o país do futebol ou do carnaval, somos também uma nação de mentes brilhantes!

 

Prof. José Ricardo Bandeira

É Perito em Criminalística e Psicanálise Forense, Comentarista e Especialista em Segurança Pública, com mais de 1.000 participações para os maiores veículos de comunicação do Brasil e do Exterior. Presidente do Instituto de Criminalística e Ciências Policiais da América Latina, Presidente do Conselho Nacional de Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil, membro ativo da International Police Association e Presidente da Comissão de Segurança Pública da Associação Nacional de Imprensa.

Ministros de Lula defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro Leia Mais

Ministros de Lula defendem decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro

Após mal-estar sobre críticas a Belém, Lula se reúne com premiê alemão Leia Mais

Após mal-estar sobre críticas a Belém, Lula se reúne com premiê alemão

No G20, Lula destaca transição energética e crescimento inclusivo Leia Mais

No G20, Lula destaca transição energética e crescimento inclusivo

Parlamentares se dividem entre apoios e críticas à prisão de Bolsonaro Leia Mais

Parlamentares se dividem entre apoios e críticas à prisão de Bolsonaro

Advogado afirma que recorrerá da decisão que prendeu Bolsonaro Leia Mais

Advogado afirma que recorrerá da decisão que prendeu Bolsonaro

1 Comentário

1 Comentário

  1. Anton

    11/08/2021 at 11:48

    O principal argumento dos negacionistas é: Se fosse bom vários outros países já teriam adotado esse sistema
    Jabuticaba só tem no Brasil e é uma maravilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.