PETDicas

As melhores raças de cachorro para viver em apartamento

As melhores raças de cachorro para viver em apartamento
Studio portrait Pomeranian dog on a background wooden wall

Antes de adotar ou comprar um animal de estimação, é preciso pesquisar para encontrar aquele que se adeque ao seu espaço

Para quem mora em um espaço pequeno e deseja ter um animal de estimação, saiba que é possível. No entanto, existem raças que se adaptam melhor a apartamentos de pouca metragem. Também há de se considerar o dia a dia e estilo de vida do dono para escolher a raça ideal.

O mais importante é o bem-estar do animal e também a paz de espírito do dono. Não adianta ter um cachorro que não terá suas necessidades consideradas e nem um dono que ficará estressado em ter que prover para seu bichano. Assim, o ideal é encontrar uma raça que combine com o tempo e a atenção que o dono está disposto a dar.

Mesmo os cães que vivem bem em espaços pequenos precisam de passeios diários e estímulos mentais. Eles precisam gastar suas energias com exercícios e também socializar com outros cães. Adotar ou comprar um cachorro é uma grande responsabilidade, e deve ser bem pensada. É possível consultar profissionais formados na faculdade de medicina veterinária para entender melhor as necessidades de um cão.

Dentro do apartamento, também é preciso adaptar o ambiente para o cão, com redes de proteção em sacadas e água à disposição do animal, além de brinquedos e outros passatempos. A alimentação do cachorro também requer atenção, e as rações contêm os nutrientes ideais para esse tipo de animal.

Os cães pequenos são mais adaptáveis a apartamentos, como o Cabalier King Charles Spaniel. De porte pequeno, eles são calmos e dóceis. O Lhasa Apso também é outro cãozinho que vive bem em espaços reduzidos. No entanto, seus pelos crescem bastante, e requerem ser tosados com certa frequência.

O Spitz Alemão é outra raça de cão de pequeno porte que é bem popular para quem mora em apartamento. Ele é bem possessivo com seu dono, e precisa de mais adestramento para não atacar pessoas estranhas. Essa raça requer um bom trabalho de socialização desde pequenos.

O Maltês também é outro cachorrinho que vive bem em apartamentos. Ele é dócil e gosta de brincar. Esse cão gosta de incentivos e é muito bom em treinamentos de agility. Seu pelo não cai muito, e evita ter que limpar o chão da casa com tanta frequência como com outras raças. Poodle Toy é outra opção, já que são obedientes e carinhosos, e têm porte pequeno.

O Pug e o Buldogue Francês também são raças bastante populares para quem mora em apartamento. Os Pugs são bastante apegados a seus donos, e o Buldogue Francês é muito amável. No entanto, a saúde dessas duas raças tende a ser frágil, e requer cuidados extras de seus donos.

 

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.