Beleza
As baby boomers estão revolucionando o conceito de envelhecer
O Brasil já possui 30 milhões de mulheres com mais de 50 anos. Ainda, em 2060, 1 em cada 3 brasileiros terão mais de 60 anos, segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estes são só alguns dados que evidenciam que tratar sobre longevidade não é mais tendência, é realidade – e é essencial. No mês de março, há, ainda, um recorte de gênero que precisa ser feito: as mulheres que chegaram ou chegarão aos 60 anos ainda nesta década vieram para revolucionar o processo de envelhecimento, assim como fizeram durante todas suas vidas.
Na juventude, elas já votavam plenamente, passaram pela emancipação profissional e financeira e, pela primeira vez, aproveitaram o controle da fertilidade com a pílula anticoncepcional. As baby boomers, mulheres que nasceram entre 1946 e 1964, sempre lutaram pelo que queriam. E ainda lutam. São essas mulheres que trazem um novo olhar para o envelhecer e para a longevidade feminina. Aging with power.
“Não somos e nem queremos ser as mesmas mulheres de 20, 30, 40 anos atrás. Nós trilhamos um longo caminho até aqui e não temos vergonha de termos envelhecido – temos orgulho. O que não temos mesmo é tempo a perder, por isso queremos aproveitar o máximo que conseguimos”, compartilha Bete Marin, idealizadora do movimento Beleza Pura.

Bete Marin, cofundadora do Hype50+ e idealizadora do Beleza Pura – Festival para Mulheres Maduras.
O Beleza Pura é um festival para mulheres maduras. Na sua terceira edição em 2021, vêm em um formato digital e dividido em quatro dias respeitando as boas regras de isolamento social, além de ampliar seu alcance para mulheres de todo o país.
“Desde 2019, as mulheres brasileiras de mais de 50 anos têm no Beleza Pura um espaço para falar da sua beleza. E é importante ressaltar que esta beleza não é igual a beleza que tínhamos aos 20 anos. É uma beleza que vem de dentro, de bem-estar e do autocuidado. Essas novas mulheres maduras acompanharam um monte de revoluções, inclusive tecnológica, e vão se tornar cada vez mais numerosas. Mas as marcas ainda não reconhecem o poder de consumo dessas mulheres, fazendo com que elas se sintam invisíveis. Acreditamos que isso começou a mudar, mas de forma muito tímida, por isso oferecemos um espaço de acolhimento para mulheres debaterem temas de relevância. Todo conteúdo do festival é resultado da interação com as participantes, quando seus desejos são ouvidos e atendidos. O Beleza Pura é um movimento feito por e para as mulheres maduras”, analisa Helena Morais.

Helena. Moraes, embaixadora e líder do movimento Beleza Pura. Também foi responsável pela criação do manifesto Beleza Pura: https://youtu.be/V7o4Yiq-_wo
Helena. Moraes, embaixadora e líder do movimento Beleza Pura. Também foi responsável pela criação do manifesto Beleza Pura: https://youtu.be/V7o4Yiq-_wo
A relação destas novas maduras com o consumo e das marcas com elas é ponto importante. É uma geração de consumidoras com poder aquisitivo e que vive a economia da experiência tanto quanto os millennials. “Essa é a geração Carpe Diem, na qual o foco é viver bem o presente. Independente da classe social, região e faixa etária, os maduros são enfáticos em dizer que o futuro é hoje. A relação com o tempo tende a mudar ao longo dos anos e a chegada da maturidade faz com que o ‘agora’ ganhe uma grande importância. A sensação de liberdade é um dos pontos mais valorizados. Em contrapartida, as marcas brasileiras não estão preparadas para a revolução das baby boomers. Entre os profissionais de marketing, já existe a consciência da importância desse público, mas é preciso se aprofundar para entender o perfil, desejos e comportamentos dessas mulheres que frequentemente reclamam da falta de produtos e serviços que atendam suas necessidades.”, explica Bete. E o Beleza Pura vem para mudar esse cenário.
A beleza na sua forma mais pura
O nome do evento, Beleza Pura, refere-se à beleza na sua melhor forma: a soma de experiências e vivências, o olhar da mulher com carinho para si, assim como olha e cuida dos outros. Para Bete, “aqui no Beleza Pura, acreditamos que a beleza começa com autoconhecimento, auto aceitação e autocuidado. Beleza vai muito além da estética, é sobre nosso estado mental, emocional e espiritual. É a beleza na sua forma mais pura”.
Assim, o evento trará uma série de entrevistas sobre alimentação saudável, produtos naturais, cuidado integral (corpo, mente e espiritualidade), autocompaixão e reprogramação mental e emocional, além de dicas de moda e estilo e bazar de roupas e acessórios. Nesta edição, assim como as anteriores, os temas foram escolhidos através de uma pesquisa com o público-alvo, partindo da premissa que a beleza é intrínseca à longevidade.
Plínio Cuitat, mestre de Reiki, Coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos e Coordenador da Pós-graduação em Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanes será um dos palestrantes do segundo dia do evento, e afirma que tratar sobre beleza, espiritualidade, felicidade e saúde, na verdade, é tratar sobre o mesmo assunto, mas com palavras diferentes. “Com o passar dos anos, começamos a perceber que algumas das nossas partes, especialmente as físicas, vão decaindo enquanto outras, como nossa mente, nosso coração, nossa capacidade de amar e compreender, de nos relacionarmos com a espiritualidade, começam a crescer. Envelhecimento é essa troca, entre o que perdemos e o que ganhamos, que faz com que olhemos para nós mesmos com um olhar mais integral e com mais acolhimento. Estar de acordo com essa troca e fazê-la de forma consciente, nos ajuda a avançar na vida”, afirma.
Já a Chef Irina Cordeiro trará um bate-papo sobre ingredientes brasileiros, cozinha com afeto, produtos naturais, ervas e rituais que promovem autocuidado e autoestima. “Em todas as etapas da vida, é muito importante ter os saberes do alimento e consciência da nossa nutrição. Desta forma, é possível inserir substâncias importantes para o nosso organismo com a alimentação, não somente com produtos da indústria farmacêutica”, comenta a chef.

Chef Irina Cordeiro
Mariana Rabello Soares, CEO da marca de produtos naturais Vyvedas, é um exemplo de empreendedora que, atenta à demanda por produtos naturais no mundo, criou em 2003 a linha de produtos veganos e naturais, com preços competitivos no Brasil. Hoje ela reconhece o aumento de mulheres maduras consumindo e revendendo seus produtos: “Percebo que elas são grandes influenciadoras. Quando elas gostam dos produtos, viram defensoras da marca e acabam revendendo os produtos de forma natural. Sem dúvida, nós aprendemos e aperfeiçoamos o nosso negócio com as baby boomers“.
Sandra Carvalho, consultora de moda e estilo, explicará como a moda pode ser uma poderosa ferramenta no processo de autoconhecimento: “Quando nos conhecemos, olhamos para dentro, conseguimos entender quem nós somos, onde queremos chegar e de que forma vamos fazer isso. E tudo que você veste, comunica, então é muito importante que a gente se conheça, saiba do que gosta, que mensagens queremos transmitir e principalmente como queremos nos sentir”.
Além disso, Sandra reforça que não há receita de bolo quando se trata de estilo para mulheres maduras. Esqueça a roupinha de vovó: a mulher madura sabe o que quer. “É importante entender que essas novas mulheres maduras são extremamente diversas. Cada uma tem a sua história de vida, suas experiências, a soma de onde vêm. Essa diversidade tem que ser entendida, não podemos achar que todas as mulheres de 50 anos ou mais são da mesma forma, querem a mesma coisa, têm os mesmos objetivos. Sempre, antes de dar qualquer dica, é importante conhecer tudo que circula aquela mulher”, afirma a especialista.
Beleza Pura – um festival para mulheres maduras
O Beleza Pura surgiu para discutir e reunir mulheres maduras. Neste ano, acontece de forma online entre os dias 07 e 10 de março.
“O Beleza Pura é uma homenagem às mulheres maduras. Pretendemos ser uma fonte de inspiração para mulheres de todo Brasil e também para as marcas que querem, genuinamente, dialogar com este grande público. A proposta do evento é engajar profissionais do mundo da beleza na sua forma mais integral, para que ensinem e aprendam com essa consumidora”, compartilha Bete, que idealizou o evento em 2019.
Em parceria com a Unibes Cultural, serão mais de 10 especialistas que trarão informações, dicas e conhecimento sobre o envelhecer com qualidade. “No século XXI, a humanidade vai ter que entender que ela vai viver mais e, portanto, precisa mudar seu paradigma sobre a questão do envelhecimento. Uma vida saudável é uma prerrogativa que não passa somente pelo indivíduo, mas sim pela sociedade, pelas empresas, por instâncias governamentais e questões econômicas”, analisa Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural. “A Unibes Cultural é um hub que trabalha mais de 30 áreas de conhecimento. Temos uma agenda planejada de discussões acerca destas áreas, encabeçadas por protagonistas que compartilham da mesma visão que temos sobre grandes temáticas da contemporaneidade. Estes protagonistas são pessoas, instituições, organizações e movimentos como o Beleza Pura”, completa.

Bruno Assami – Diretor Executivo da Unibes Cultural
Serviço
Beleza Pura – Festival para Mulheres Maduras
A beleza que vem da alma, da mente e do autocuidado
De 7 a 10 de março de 2021
No Youtube e Facebook da @unibescultural
Inscrições abertas e gratuitas aqui: https://info.mvmarketing.com.
@belezaapura_hype
Programação
7 de março
17 horas – Alimentação saudável com a Dra. Thais Ioshimoto.
17h40h – Bate-papo com a Chef Irina Cordeiro.
8 de março – Dia Internacional da Mulher
18 horas – Bate-papo com Plínio Cutait sobre o cuidado integral e as práticas existentes.
18h50 – Atividade prática de relaxamento com a Psicoterapia integrativa com Lilian Gouvea.
9 de março
18 horas – Bate-papo com Gabrielle Picholari, Adriana Lila Albertal e Maria do Céu Formiga sobre aprendizagem e caminhos de transformação: autoconhecimento, autocompaixão, autocuidado e autocura.
19h30 – Entrevista com Mariana Rabello, CEO na Vyvedas sobre produtos naturais.
10 de março
18 horas – Dicas de moda, estilo e composição de looks para mulheres 50+ com Rô Maciel e Sandra Carvalho
Bazar com a fundadora da marca London Look, Inês Carril, que conduzirá as vendas de suas roupas e das marcas Moname, 3 de Copas e Cê tem Brechó, além de acessórios incríveis.
Beleza
Primavera: maior exposição ao sol intensificam ressecamento e manchas na pele
A chegada da primavera traz dias mais longos, temperaturas em elevação e maior exposição ao sol. Se por um lado a estação representa renovação, por outro exige cuidados redobrados com a pele, especialmente a madura, que tende a perder elasticidade e apresenta maior predisposição a manchas e ressecamento.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação ultravioleta é responsável por cerca de 80% do envelhecimento cutâneo, incluindo rugas, flacidez e hiperpigmentação. Para pessoas acima dos 50 anos, a hidratação contínua e a proteção solar são etapas essenciais para manter a saúde e o conforto da pele.
“Com o passar dos anos, a pele perde parte de sua capacidade natural de retenção de água, tornando-se mais fina e sensível. A hidratação se torna, então, não apenas uma questão estética, mas de bem-estar. É ela que garante conforto, previne lesões e ajuda a manter a barreira cutânea protegida”, explica Camila de Oliveira, farmacêutica da Rugól Cosmétic. Com mais de um século de história, a marca faz parte da memória afetiva de muitas brasileiras e mantém em seu portfólio fórmulas tradicionais voltadas à hidratação profunda, entre elas, o Creme de Beleza Tradicional e o Creme de Alface, conhecidos por integrar rotinas de cuidado de diferentes gerações.
A primavera pode ser, também, um lembrete de que o tempo age sobre a pele, mas o cuidado contínuo é o que preserva sua vitalidade. Mais do que uma questão estética, trata-se de um gesto de bem-estar e autocuidado. Nessa fase da vida, pequenos hábitos fazem diferença: priorizar produtos hidratantes, evitar banhos muito quentes, manter uma alimentação equilibrada e redobrar o uso do protetor solar ajudam a fortalecer a barreira cutânea e a prevenir o ressecamento.
A pele madura responde melhor quando há constância, e não excesso, de cuidados. Manter uma rotina simples, adaptada às necessidades da estação, é o caminho mais eficaz para garantir conforto e luminosidade, independentemente da idade.
Beleza
“Não é o corpo que precisa de limpeza, e sim o olhar sobre ele”, Dra Priscilla Leitner comenta revelação de Gaby Amarantos
Cantora revelou o uso de lavagem intestinal para emagrecimento
Após a cantora Gaby Amarantos revelar ter recorrido a uma lavagem intestinal profunda para emagrecer cerca de 14 kg, o assunto gerou ampla discussão nas redes sociais e na imprensa. A artista afirmou ter feito o procedimento com 300 litros de água e relatou: “A minha mente limpou, o meu corpo limpou e eu consegui emagrecer por conta desse processo”.
Para entender o fenômeno, a psicóloga Dra. Priscilla Leitner, especialista em comportamento e transtornos alimentares, analisou o impacto psicológico por trás da decisão e alerta sobre os riscos de associar práticas extremas a soluções rápidas de emagrecimento.
A escolha por métodos radicais como lavagens intestinais ou dietas de “detox” muitas vezes nasce de uma relação ruim com o corpo e a comida. “Quando a pessoa diz que quer se ‘limpar’, ela não está apenas falando de algo físico. Está tentando se livrar de sentimentos como culpa, vergonha, frustração ou a sensação de não se sentir suficiente. É um processo simbólico, emocionalmente carregado”, explica.
A especialista observa que o discurso de “purificação” corporal pode funcionar como uma tentativa de retomar o controle através do corpo. “É como se, limpando o corpo, a pessoa também limpasse os pensamentos e emoções que a incomodam, como a culpa. Mas o corpo não é o vilão, e sim a relação com o corpo e as emoções que precisam ser acolhidas, não expurgadas”, acrescenta.
Dra. Pri destaca que celebridades, ao compartilharem suas experiências de emagrecimento, podem influenciar comportamentos de risco. “Quando uma figura pública associa o emagrecimento a um procedimento radical e ainda o descreve como algo que ‘limpou a mente’, isso reforça a ideia de que existe um atalho emocional para o bem-estar, e infelizmente isso não existe. A saúde mental e física não se conquista em movimentos agressivos, mas por construção de um estilo de vida emocionalmente sustentável”.
A psicóloga explica que a pressão estética e o imediatismo digital intensificam a busca por resultados rápidos. “Vivemos a era da comparação. Muitas pessoas não querem apenas emagrecer, querem pertencer. E quando o emagrecimento vira sinônimo de valor pessoal, qualquer promessa de ‘cura’ imediata ganha força.”
Além dos riscos físicos já amplamente divulgados por médicos e nutricionistas, Dra. Pri alerta para os impactos psicológicos de práticas extremas:
•Dependência emocional de rituais de purificação: a sensação de “alívio” após o procedimento pode se tornar viciante;
•Reforço da culpa alimentar: o corpo é visto como algo a ser constantemente corrigido;
•Autoimagem negativa: o indivíduo passa a vincular o bem-estar à “eliminação” de partes de si, e não à aceitação e ao autocuidado.
• Relação com a comida pode oscilar entre o controle e descontrole, palco para possível compulsão ou comer emocional.
“Essas práticas acabam perpetuando o ciclo de autocrítica e punição. A verdadeira transformação acontece quando a pessoa construí uma relação consigo mesma, um estilo de vida que realmente seja sustentável.”, reforça Dra. Pri.
Para a psicóloga, o foco deve estar em uma mudança da relação com o corpo e a comida, e não em métodos invasivos. “Precisamos trocar o discurso da limpeza pelo da reconciliação. O corpo não precisa ser ‘lavado’ para merecer amor ou cuidado. Ele precisa ser ouvido. O equilíbrio emocional é o que, de fato, abre caminho para hábitos sustentáveis e para o emagrecimento saudável”.
Sobre Dra Priscilla Leitner:
Também conhecida como Dra. Pri é psicóloga, especialista em Comportamento e Transtornos Alimentares, Mentora de Estilo de Vida, ela tem dedicado sua carreira a formar profissionais da saúde capacitados para transformar vidas por meio de abordagens inovadoras e integradas. Não à toa, virou referência em comportamento e transtornos alimentares no Brasil.
Fundou o IPCAC (Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar de Curitiba), há 13 anos e hoje como diretora leva adiante a missão de suprir uma lacuna significativa no mercado: a falta de especialistas preparados para lidar com transtornos alimentares de forma prática e multidisciplinar.
O Instituto tem se destacado pela metodologia, que conecta psicologia, nutrição e medicina, e pela excelência em treinar profissionais com protocolos e metodologias práticas, modernas e validadas.
Com centenas de alunos já capacitados, Dra. Pri e o IPCAC têm revolucionado o campo da saúde mental, promovendo um cuidado que vai além do básico, unindo ciência, técnica e coração.
Sua missão é clara: formar uma geração de profissionais preparados para promover um tratamento que transforma vidas e gera mudança real, por meio de um estilo de vida emocionalmente sustentável. Podcast edinhotaon/ Edno Mariano
Beleza
Federação dos Cabeleireiros sob suspeita: diplomas, propaganda enganosa e prejuízo coletivo
A atuação da Federação dos Cabeleireiros e Similares está no centro de uma grave denúncia que envolve propaganda enganosa, exercício irregular de função pública e prejuízos financeiros a profissionais da beleza. Segundo o sindicato da categoria, a entidade tem se apresentado como o único órgão de fiscalização e regulamentação profissional, o que não corresponde à realidade legal.
Falsa autoridade e diplomas sem validade oficial
A Federação tem comercializado diplomas e certificados, alegando ser um órgão regulamentador de estatura internacional. No entanto, não é reconhecida como órgão oficial pelo governo, tampouco possui qualquer vínculo com o Ministério do Trabalho e Emprego. Isso significa que não tem poder legal para fiscalizar, regulamentar ou representar oficialmente os profissionais da área.
Além disso, a entidade induz cabeleireiros a exibirem seus diplomas com o Brasão da República em redes sociais, reforçando a falsa aparência de oficialidade. Essa prática pode causar graves danos morais e à imagem dos profissionais, que acabam vinculados indevidamente a uma certificação sem respaldo legal, podendo inclusive enfrentar questionamentos jurídicos e constrangimentos perante clientes e instituições.
A condição de representante processual da categoria, por exemplo, é definida pela Orientação Jurisprudencial 15 do Tribunal Superior do Trabalho (OJ 15/TST), e não pode ser assumida por entidades sem legitimidade jurídica.
Diferença entre órgão público e entidade privada
No campo jurídico, um órgão público é uma estrutura interna da administração pública, criada por lei, que integra diretamente o Estado. Ele não possui personalidade jurídica própria, mas atua em nome de entes públicos como União, Estados ou Municípios. É o caso de ministérios, secretarias e autarquias — como o Ministério do Trabalho e Emprego ou a Receita Federal.
Já uma entidade privada é uma organização criada por particulares, com personalidade jurídica própria, que não integra a estrutura do Estado. Pode atuar em diversas áreas, inclusive representando interesses apenas das pessoas que se associam a elas, mas sem poder de regulamentar ou fiscalizar uma categoria oficialmente. É o caso de associações, federações e empresas privadas.
A regulamentação profissional — como definir requisitos para exercício da profissão, fiscalizar condutas ou emitir diplomas com validade oficial — só pode ser feita por órgãos públicos ou entidades legalmente autorizadas por lei específica. Quando uma entidade privada se apresenta como órgão oficial sem ser, isso pode configurar:
- Exercício ilegal de função pública (art. 328 do Código Penal)
- Propaganda enganosa (art. 37 do Código de Defesa do Consumidor)
- Falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal)
- Propaganda enganosa e ação judicial
As divulgações feitas pela Federação configuram, segundo o sindicato, propaganda enganosa, violando o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor. A prática tem levado inúmeros profissionais a acreditarem que estão sendo certificados por um órgão oficial, quando na verdade estão sendo induzidos ao erro.
O caso já foi denunciado ao Ministério Público Federal, que recebe representações por meio da plataforma MPF Serviços. Além disso, tramita ação judicial no Poder Judiciário, com base em jurisprudências que reconhecem o direito à devolução de valores pagos em decorrência de publicidade enganosa.
Repercussão internacional e sindicância diplomática
Esse tipo de atuação tem causado confusão nos conselhos profissionais internacionais, especialmente nos Estados Unidos. Representantes do Sindicato Nacional Pró-Beleza, que possui sede em Orlando, informam que o Estado de Nova Iorque tem recusado documentação brasileira apresentada por profissionais da beleza, diante das dúvidas geradas por associações como a Federação dos Cabeleireiros e Similares.
A situação tem prejudicado brasileiros que buscam oportunidades no exterior, já que os documentos emitidos pela Federação não possuem respaldo oficial. Diante disso, o sindicato abriu sindicância formal para comunicar embaixadas e consulados brasileiros sobre a prática espúria da Federação, que se autonomeia como órgão regulamentador sem qualquer autorização legal para tanto.
Sindicato exige ressarcimento
O sindicato da categoria exige a devolução dos valores cobrados indevidamente, que chegam a cifras exorbitantes. Os profissionais da beleza, muitos em situação de vulnerabilidade econômica, foram levados a pagar por certificações que não têm validade legal ou reconhecimento de órgão regulamentador de classe como divulgado pela Federação.
Os profissionais que se sentiram enganados têm solicitado ressarcimento diretamente ao departamento jurídico do Sindicato Nacional Pró-Beleza, que está recebendo denúncias e encaminhamentos por meio do site oficial: www.probeleza.org.br.
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