Home Estados Rio de Janeiro Areninha Sandra Sá é inaugurada em Santa Cruz
Rio de Janeiro

Areninha Sandra Sá é inaugurada em Santa Cruz

Envie
Areninha Sandra Sá é inaugurada em Santa Cruz
Envie

Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz – Divulgação

Nesta sexta-feira (18), a Secretaria Municipal de Cultura do Rio inaugura a Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz, Zona Oeste. Foram quatro meses de obras para transformar a antiga lona, fundada em 2004. O investimento foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões. A programação terá início às 10h, com contação de histórias e o espetáculo “Passarinhando”, reunindo poemas de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Mario Quintana e Caio Fernando Abreu. O ponto alto da festa, totalmente gratuita, será o show da cantora Alcione, às 19h, em turnê pelos 50 anos de carreira.

Para transformar o espaço em Areninha foi preciso substituir a lona por uma estrutura de material termo acústico, garantindo mais qualidade tanto para o público quanto para o artista, com ambiente climatizado e isolamento acústico para não incomodar a vizinhança. As lonas geralmente estão instaladas em áreas residenciais. Além disso, a estrutura possibilita mais acessibilidade, com a instalação de um elevador, por exemplo.

Outra novidade será o Espaço de Leitura Moacyr Teixeira (1931-1996), em homenagem ao autor de teatro nascido e criado em Santa Cruz, que assina diversas obras, entre elas “Ressurreições”, “A Abóbora de Ouro” e “O Bicho Homem”. Influenciado principalmente por autores brasileiros como Ariano Suassuna, Gianfrancesco Guarnieri e Plínio Marcos, escreveu e dirigiu também espetáculos de humor no formato de esquetes, quase todos com críticas à situação social e política do bairro de Santa Cruz.

O secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, anunciou que vai transformar todas as seis lonas em areninhas até 2024, viabilizando assim mais acessibilidade, diálogo com o território e melhorias de infraestrutura.

O processo de modernização desses equipamentos culturais começou por Santa Cruz, mas não para aí! As próximas serão a Lona João Bosco, em Vista Alegre, e a Lona Herbert Vianna, na Maré, ambas na zona Norte.

 

Programação

 

10h – Abertura

 

10h15 – Espaço de Leitura Moacyr Teixeira – Contação de histórias:

 

“O comedor de nuvens”, de Heloisa Pires de Lima

 

11h – Cerimônia de abertura

 

11h30 – Teatro – “Passarinhando” – com Marcia Valença (Cia Mimos Brasil) recitando poemas de Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Mario Quintana e Caio Fernando Abreu

 

19h – Teatro – show de Alcione

 

Alcione em bairros das zonas Norte e Oeste

Dona de uma voz inconfundível, 42 discos e um Grammy Latino (melhor álbum de samba/pagode, 2003), Alcione faz 50 anos de carreira em 2022 e uma parte das comemorações terá 13 shows gratuitos nas zonas Norte e Oeste do Rio, além de uma sessão extra como contrapartida na Sala Baden Powell, em Copacabana. A turnê tem patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Sempre a partir das 19h, com ingressos viabilizados três dias antes no Sympla.

Alcione reúne clássicos deste meio século de dedicação à música, entre eles “Meu ébano”, “Estranha loucura”, “Entidade”, “Você me vira a cabeça (me tira do sério)” e “Não deixe o samba morrer”. A cantora sobe ao palco acompanhada da sua inseparável Banda do Sol.

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a equipe da Marrom, será aberto um chamado para artistas locais interessados em cantar com Alcione no dia da apresentação em seu bairro. A ideia é selecionar um artista por show e oferecer ajuda de custo de R$ 2,5 mil, cada.

Pede-se 1kg de alimento não perecível. Informações sobre links para retirada de ingressos no Instagram (@cultura_rio).

NOVEMBRO

18/11 Areninha Cultural Sandra Sá – Santa Cruz

18/11 Lona Cultural Carlos Zéfiro – Anchieta

DEZEMBRO

07/12 Arena Fernando Torres – Madureira

08/12 Arena Abelardo Barbosa (Chacrinha) – Pedra de Guaratiba

09/12 Lona Cultural Herbert Vianna – Maré

22/12 Sala Baden Powell – Copacabana

JANEIRO

06/01 Lona Cultural Jacob do Bandolim – Jacarepaguá

07/01 Lona Cultural João Bosco – Vista Alegre

20/01 Arena Jovelina Pérola Negra – Pavuna

Areninha Sandra de Sá: Rua 12, Santa Cruz. Sex, a partir das 10h. Grátis. Livre.

 

Categoria:

  • 16 de novembro de 2022
  • Marcações: Areninha Sandra Sá Cultura lona cultural Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Santa Cruz zona oeste

    Prefeitura Rio de Janeiro

    Envie

    Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr