Após pedidos feitos pela deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o governo do estado autorizou o início das obras de ampliação do abastecimento de água para as comunidades de Palmares, Pitanga de Palmares e região, em Simões Filho. As intervenções, que terão investimento em torno de R$ 4,3 milhões, serão realizadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e vão beneficiar milhares de moradores destes locais.
“Esta é, sem dúvidas, uma ótima notícia para o povo de Simões Filho, especialmente para Palmares, Pitanga de Palmares e região. É uma reivindicação antiga, pois as pessoas destas localidades nunca tiveram abastecimento de água regular. Agora, com esta obra, os moradores terão melhor qualidade de vida e mais dignidade, uma vez que água é fundamental para a sobrevivência das pessoas”, afirmou a deputada.
Kátia Oliveira destacou ainda o empenho do prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino (MDB), para que as obras saíssem do papel. “Em julho do ano passado, por exemplo, o prefeito se reuniu com integrantes da Embasa para debater o assunto. Essa é uma obra muito importante, pois vai beneficiar e melhorar a vida de pessoas carentes, que passam dificuldades com a falta de água”, pontuou a parlamentar.
A ampliação do abastecimento nessas localidades vem sendo solicitada por Kátia desde o ano passado, quando seu mandato foi iniciado. Ainda no dia 29 de janeiro de 2019, a parlamentar encaminhou um ofício ao presidente da Embasa, Rogério Cedraz, para solicitar as intervenções. No dia 31 do mesmo mês, a parlamentar enviou um ofício ao governador Rui Costa (PT) reforçando a necessidade das obras para as pessoas que moram nas localidades de Simões Filho.
Já no dia 12 de fevereiro de 2019, a deputada protocolou uma indicação ao governo do estado solicitando formalmente a ampliação do sistema de abastecimento de água para Palmares, Pitanga de Palmares, Cotegipe, Santa Luzia, Fazenda Baixão e Quilombo Dandá. No mesmo dia, ela também se reuniu com Rogério Cedraz para levar as reivindicações e buscar melhorias.
Em maio de 2020, Kátia Oliveira voltou a enviar ofício à Embasa para solicitar, além de providências para a irregularidade no fornecimento de água no município de Simões Filho, a ampliação do volume de captação de água do município e a extensão da rede de água da cidade para as localidades de Góes Calmon, Pitanga de Palmares, Palmares, Alto do Aipim, Cotegipe, Santa Luzia, Fazenda Baixão, Cidade de Deus e Dandá.