Home Música Clip Anderson Batista abraça a nostalgia no single e clipe “Qual é o nome da sua saudade?”
Clip

Anderson Batista abraça a nostalgia no single e clipe “Qual é o nome da sua saudade?”

Envie
Envie

Depois de fazer um mergulho pelo sambalanço e afrobeat do Rio de Janeiro, o cantor, compositor e multi instrumentista Anderson Batista segue antecipando seu novo trabalho. “Qual é o nome da sua saudade?” é uma canção saudosista e o terceiro single do EP de estreia “Pra Fazer Valer”, com previsão de lançamento para maio.

Assista ao clipe “Qual é o nome da sua saudade?”: https://youtu.be/GFqjIlVW4Ho 

Ouça “Qual é o nome da sua saudade?”: https://onerpm.link/QualEoNomedaSuaSaudade 

A faixa chega com um clipe onde Anderson Batista surge sambando pelas ruas do Rio de Janeiro, em encontros musicais enquanto canta sobre abraços fraternos e os tempos da infância. A música se torna uma celebração do encontro de três jovens músicos e compositores cariocas – Anderson Batista, Raphael Gravino e Douglas Marques – em plena Baixada Fluminense da segunda década dos anos 2000.

“’Qual é o nome da sua saudade?’ é canção que versa sobre esse sentimento tão profundo sentido por todos nós. Fala sobre abundância e escassez, alegria e tristeza, sorte e azar, sobre a pureza do encontro verdadeiro e das lembranças que queimam em nosso peito como se fosse fogueira”, resume Anderson.

Além de constar no primeiro EP de Batista, “Qual é o nome da sua saudade?” faz parte da trilha sonora original do filme “LINA”, com exibição nas mostras de alguns dos principais festivais do Brasil, como o do Festival do Rio (RJ), o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), a Mostra Curta Suzano (SP), o Festival Guarnicê (MA) e a Mostra Panorama (RJ).

A gravação contou com arranjos de dois grandes nomes da nova geração do samba: o já citado Gravino (Acadêmicos do Salgueiro, Flavia Saoli) e Marcos Antonio Alcides (Alcione, Mario Broder). Os músicos também foram responsáveis pela gravação de todos os instrumentos de cordas (Raphael) e percussões (Marcos) presentes na faixa.

Neste samba tradicional à moda do Cacique de Ramos produzido pelo saxofonista Glaucus Linx, é colocada em prática toda sua vivência ao lado de artistas como Elza Soares e Bebeto, durante os anos em que os acompanhou os músicos como produtor musical e instrumentista. A faixa conta ainda com a mixagem e masterização de Guilherme Medeiros, engenheiro de gravação do programa The Voice Brasil e de músicos como Nando Reis, Lulu Santos, entre outros. A direção de produção ficou por conta da Alvorecer Cultural.

“Qual é o nome da sua saudade?” faz parte de uma série de singles que Anderson Batista vem revelando desde o ano passado. Em “Emílio”, apresentou uma releitura de Jorge Ben. E, com “Pra Fazer Valer”, homenageia a cultura dos bailes charme. Já “Griot” trouxe a ligação com o hip hop e afrobeat.


Assista a “Pra Fazer Valer”: https://youtu.be/LmiEjl8lmpc
Assista a “Emílio”: https://youtu.be/KrlCbMO4goU
Assista ao clipe “Griot”: https://youtu.be/Mws70WDSR_k

O EP “Pra Fazer Valer”:

O músico e produtor cultural Anderson Batista apresenta em maio de 2023 seu primeiro EP solo. Após 10 anos de carreira como integrante de rodas de samba na cidade do Rio de Janeiro e em bandas como a Umbonde e o Pisada de Elefante, o artista mostra ao público a fusão de suas vivências musicais e que culminaram na concepção do EP. 

O álbum repagina referências tocadas nos bailes de subúrbio do Rio de Janeiro nos anos 90 e 80, aliadas às concepções sonoras mais modernas como o rap e o R&B. 

Nascido na Baixada Fluminense, mais especificamente na comunidade conhecida como Gogó da Ema em Belford Roxo, Anderson traz a inegável influência dessa vivência na sua produção musical. Suas canções falam sobre a realidade do cidadão comum, dos anseios dessa nova juventude que vive nas grandes cidades e os problemas sociais que as acompanham.

“Pra fazer valer” será um álbum urbano e que, ao mesmo tempo, finca pé na valorização das nossas raízes, do nosso território. Este primeiro trabalho tem a produção musical do grande Glaucus Linx (Elza Soares, Banda Black Rio, Carlinhos Brown, Salif Keita, entre outros). Contou também com o auxílio luxuoso nos arranjos dos músicos Sandro Lustosa (B Negão) e Nema Antunes (Ivan Lins). As gravações tiveram as participações dos rappers Shackal e CJ NOTKIND,  da cantora Thay Mavigno, do guitarrista Marcus Kenyatta, do violonista Raphael Gravino e do percussionista Marcos Antonio Alcides. A proposta é promover a união entre seu passado e o presente.

“É uma festa onde se encontram sintetizadores e o rum, agogô e programações, a Bahia e o Rio, um mistura de gêneros e ritmos que grita pela valorização das nossas vivências”, adianta Anderson.

Enquanto isso, é possível ouvir os singles  nas principais plataformas.

Ficha técnica

Intérprete – Anderson Batista

Compositores – Anderson Batista, Raphael Gravino e Douglas Marques

Arranjos – Raphael Gravino, Marcos Antonio Alcides e Anderson Batista

Direção Musical – Glaucus Linx

Produção Musical – Alvorecer Cultural

Músicos – Anderson Batista (voz), Raphael Gravino (cavaco, violão 7 cordas, violão 6 cordas) e Marcos Antonio Alcides (Surdo, Tantan, Pandeiro, Repique, Tamborim e Cuíca)

Mixagem/Masterização: Guilherme Medeiros

Siga Anderson Batista:

https://www.instagram.com/andersonxbatista
https://www.youtube.com/c/AndersonBatista
Envie
Artigos Relacionados
Dois Barcos é formada por Elisa Monasterio, Gabriel B. Ferreira e Rafaela Petrosino. (Crédito: Isabela Moreira)
Clip

‘Maratonas’: Dois Barcos explora inseguranças e superação em novo lançamento

A Dois Barcos atualiza os parâmetros do que significa ter sucesso no...

Imagem Do Whatsapp De 2024 06 06 à(s) 10.04.16 D05c1265
Clip

Em parceria com Targino Gondim, Ary Perciano lança clipe do forró ‘Como o Céu e o Mar’

O cantor e compositor Ary Perciano promete emocionar os fãs de forró...

Addicted 2
Clip

Duda Bertho lança “Addicted”, segundo single da carreira solo

Após “Epiphany”, o músico alagoano Duda Bertho lança nesta quarta-feira (29/5) seu...

Carol Dytz E Jota G
Clip

Carol Dytz lança vídeo intimista para sua parceria com Jota G

Partida, reencontro e autodescoberta ganham vida na emocionante canção “Sabiá”, colaboração entre Carol Dytz e Jota...