Home Estilo e Vida Saúde Anbiotec Brasil destaca importância do Nordeste em seu 5º Fórum de Inovação na HospitalMed 2023
Saúde

Anbiotec Brasil destaca importância do Nordeste em seu 5º Fórum de Inovação na HospitalMed 2023

Envie
Img 20231023 Wa0013
Foto: Divulgação
Envie

A Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec Brasil) anuncia a realização da 5ª edição do Fórum de Inovação, no próximo dia 26, durante a HospitalMed no Recife-PE. Considerado um dos mais importantes ambientes de intercâmbio de conteúdo do setor médico e hospitalar do Norte e Nordeste, o evento acontecerá no Centro de Convenções, localizado na cidade de Olinda.

Com o tema “Feito no Nordeste, Feito no Brasil: Abastecendo a cadeia nacional de saúde com inovação e qualidade”, a programação montada pela Associação para o Fórum concentrará, em seus painéis, discussões sobre as inovações da Rede Empresarial Anbiotec: oportunidades do Nordeste Brasileiro para inovar a cadeia de saúde no Brasil e casos de sucesso público-privado em termos de políticas inovadoras.

“Faremos uma apresentação com o que de fato é realizado no Brasil, mostrando nossa capacidade produtiva e oportunidades. Este é o ponto alto desta edição no Nordeste: o que temos de inovação e de tecnologia sendo entregue à sociedade”, detalha a presidente-executiva da Anbiotec, Vanessa Silva.

Vanessa, que fará a abertura do Fórum ao lado de Rodrigo da Fonte, presidente da HospitalMed, explica que o primeiro painel do Fórum trará as altas tecnologias e inovações produzidas pelas indústrias associadas participantes desta edição Bioclin Global, Biocon Diagósticos, BioTécnica Biotecnologia Avançada, Enzytec e Grupo ONmnia, composto pelo GT Group, RenyLab Diagnósticos in Vitro e Vida Biotecnologia. As empresas demonstrarão como suas soluções inéditas poderão impactar positivamente o mercado e a sociedade, a exemplo de testes rápidos para diagnósticos em curto intervalo de tempo.

Já o segundo painel colocará no centro do debate todo o potencial nordestino quando o assunto são as inovações para a cadeia nacional de saúde. A temática será abordada por Giovanna Machado, presidente do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e José Eduardo Severino Martins, Gerente de Assuntos Regulatórios da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Representando a Rede de Biotecnologia do Nordeste (Renorbio), estarão no mesmo espaço a Dra. Raquel Pedrosa Bezerra, Vice coordenadora da Nucleadora da UFRPE, e o Prof. Dr. José Luiz de Lima Filho, diretor do Instituto Keizo Asami (LIKA), pela UFPE. A moderação das discussões ficará por conta de Emanoel Sérvio, diretor da Biogene e associado Anbiotec Brasil.

No último painel, o Fórum abrirá espaço para cases de sucesso obtidos a partir de parcerias público-privadas e que estão sendo capazes de gerar políticas públicas inovadoras. Com moderação da presidente da Anbiotec Brasil, as falas institucionais caberão a Fábio Maya Cavalcante, representante da Diretoria de Planejamento e Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Mauricélia Vidal Montenegro, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco; José Maria Rodrigues Júnior, Diretor Executivo de Relacionamento e Desenvolvimento Institucional da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e Gelisa Bosi, Secretária Executiva de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife.

Vale destacar que a Anbiotec Brasil possui acordo de cooperação firmado com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, desde 2021, e com o Cetene, assinado em 2022. E dentro do movimento de estreitar relações com instituições e governos, a instituição começará sua agenda em Pernambuco no próximo dia 25/10, pela manhã, com a Secretária Mauricélia Vidal e com representantes da Adepe. “A presença no Estado reforça os laços com o objetivo de estreitar as conexões institucionais visando realizar ainda mais ações de desenvolvimento econômico e social, utilizando o setor Biotecnologia como um dos pilares para inovar o Nordeste brasileiro”, comenta Vanessa.

ILHA DE EMPRESAS // A Anbiotec também trará para o evento o já tradicional conceito de “Ilha de Empresas”, espaço especial para a reunião, integração e facilitação de negócios entre as suas associadas participantes: Bioclin Global, Biocon Diagósticos, BioTécnica Biotecnologia Avançada, Enzytec e Grupo ONmnia, formado pelo GT Group, RenyLab Diagnósticos in Vitro e Vida Biotecnologia.Localizada entre as ruas F e G, integrando o setor “Laboratórios e Diagnóstico” da feira, próximo ao Auditório Principal, a Ilha tem localização estratégica e de fácil acesso, sendo o ponto de recepção a investidores, empresários e representantes da academia para fechamento de negócios e parcerias. Seu funcionamento ocorrerá de 25 a 27 de outubro, das 14h às 20h.

“A presença da Anbiotec em Pernambuco é de extrema relevância porque é uma associação nacional de biotecnologia que representa em torno de 65 empresas de base tecnológica, e Pernambuco tem um ecossistema de inovação muito pujante, principalmente pela presença de empreendimentos estruturadores. Essa visita pode possibilitar um processo de relação sinérgica com esses parceiros resultando no desenvolvimento de novas tecnologias, novos negócios, pesquisas e inovação”, comenta Mauricélia Montenegro, Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

A Bioclin é uma indústria brasileira de reagentes para diagnóstico in vitro há mais de 47 anos no mercado. Para a HospitalMed, além de todo o seu portfólio de produtos e equipamentos para diagnóstico in vitro, e empresa fará o lançamento de um teste rápido inédito, o Bioclin Fast ML Flow.

Já a mineira Biocon é especializada na fabricação e comercialização de produtos para diagnósticos IVD nas linhas humana e animal, importação de equipamentos, sistemas de coleta, descartáveis e produtos laboratoriais em geral. Sua atuação é direcionada para clínicas, laboratórios, hospitais, farmácias, órgãos públicos e privados.

Com mais de 20 anos de existência, a Biotécnica já se tornou uma das maiores indústrias da América Latina no desenvolvimento, produção e comercialização de reagentes e equipamentos de bioquímica, hematologia, coagulação e testes rápidos para uso em diagnósticos laboratoriais. Em seu plano de expansão até o fim do ano estão os seguintes lançamentos: Hemabio V (hematologia de 5 partes), Frascos Dedicados para Linha Smart de bioquímica, um íon seletivo e ainda parâmetros inéditos de testes rápidos imunocromatográficos, ampliando assim o portfólio da empresa.Há 18 anos no mercado, a Enzytec já desenvolveu mais de 70 produtos para diagnóstico in vitro, registrou mais de 5.000 produtos na ANVISA, entre reagentes, kits e equipamentos médicos e contribuiu com a implantação de diversas empresas de saúde e biotecnologia no Brasil. Para a HospitalMed, a empresa estará lançando uma linha de matérias-primas de qualidade mundial, com mais de 1.000 produtos químicos e biotecnológicos como enzimas, antígenos, anticorpos e nanopartículas aplicados ao diagnóstico e biotecnologia.

O Grupo ONmnia virá à feira com o GT Group, a Renylab e a Vida Biotecnologia, trazendo as seguintes novidades: Vida S2800, analisador automático de bioquímica que oferece 200 testes fotométricos por hora; Urivida 1000, que conta com tecnologia de inteligência artificial capaz de identificar, classificar e contar automaticamente os elementos presentes na urina; Vida Count 380, que realiza 80 amostras por hora e utiliza somente dois reagentes; Vida HPLC H900, o primogênito da categoria e que tem metodologia por HPLC; Gasometria Portátil, analisador de gases e eletrólitos sanguíneos que tem card multiparâmetros e fornece resultados em 4 minutos; Reny DL, equipamento de hemocultura automatizada com design expansível e modular com capacidade de 24 a 240 amostras.

ANBIOTEC BRASIL // Considerada a maior rede nacional de conexões e negócios congregando empresas da cadeia de Saúde e Biotecnologia, a Anbiotec Brasil representa mais de 65 empresas e instituições de Biotecnologia e Ciências da Vida no país. Com propósito claro – fortalecer a produção e a inovação nacional por meio de tecnologias e soluções inovadoras –a instituição pretende contribuir fortemente para a ampliação do abastecimento do mercado nacional e internacional, por meio de soluções e inovações tecnológicas, e promoção da qualidade de vida e bem-estar da população.

Fundada há apenas 13 anos, mas com uma agenda de entregas robusta e atuação firme desde então, a Associação opera para dar voz e força ao setor, apoiando a inovação e o empreendedorismo como ferramentas de fortalecimento e competitividade. Trabalha por meio de comitês técnicos e grupos de trabalho, além de promover e participar de eventos capazes de aproximar e conectar empresas e instituições de Biotecnologia. Para saber mais, acesse: www.anbiotec.org.br.

HOSPITALMED// Trata-se de uma realização da Insight Feiras & Negócios, com patrocínio da Advanced Sterilization Products (ASP) e apoio da M.R Tech, Anápolis Indústria Hospitalar e Sebrae. A 11ª edição da HospitalMed terá mais de 400 empresas participantes, cerca de 50 eventos paralelos, distribuídos em mais de 150 horas de debates, estudos de casos, palestras com expositores e informações exclusivas aos participantes. Para saber mais, acesse: www.HospitalMed.com.br.

Serviço:PROGRAMAÇÃO 5º FÓRUM DE INOVAÇÃO ANBIOTEC BRASIL – Edição Nordeste 2023Feito no Nordeste, Feito no Brasil: Abastecendo a cadeia nacional de saúde com inovação e qualidade26/1016:00 – INAUGURAÇÃO DO 5º FÓRUM DE INOVAÇÃO ANBIOTEC BRASILLocal: Feira HOSPITALMED – Centro de Convenções de PernambucoAv. Prof. Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho, Olinda – PEBOAS-VINDAS:Rodrigo da Fonte, Presidente da HOSPITALMEDVanessa Silva, Presidente da ANBIOTEC BRASIL

16:15 – PAINEL 1:INOVAÇÕES DA REDE EMPRESARIAL ANBIOTEC

BIOCLIN – QUIBASA QUÍMICA BÁSICABIOCON DIAGNÓSTICOSBIOTÉCNICA INDÚSTRIA E COMÉRCIOENZYTEC BIOTECNOLOGIAGRUPO ONMNIA

17:30 – PAINEL 2:OPORTUNIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO PARA INOVAR A CADEIA DE SAÚDE NO BRASIL

CETENE – Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – Giovanna Machado, Presidente

HEMOBRÁS – Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – José Eduardo Severino Martins, Gerente de Assuntos Regulatórios

RENORBIO – Rede de Biotecnologia do NordesteProfa. Dra. Raquel Pedrosa Bezerra, Vice coordenadora da Nucleadora(UFRPE)Prof. Dr. José Luiz de Lima Filho, Diretor do Instituto Keizo Asami (UFPE)

Moderador:Emanoel Sérvio, Diretor da BIOGENE e associado ANBIOTEC BRASIL18:15 – PAINEL 3:POLÍTICAS PÚBLICAS INOVADORAS: CASOS DE SUCESSO PÚBLICO-PRIVADO

SDECTI – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de RecifeGelisa Bosi, Secretária Executiva de Desenvolvimento e Inovação

SECTI-PE – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de PernambucoMauricélia Vidal Montenegro, Secretária de Estado

ADEPE – Agência de Desenvolvimento Econômico de PernambucoJosé Maria Rodrigues Júnior, Diretor Executivo de Relacionamento e Desenvolvimento Institucional

EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação IndustrialFábio Maya Cavalcante, representante da Diretoria de Planejamento e Relações Institucionais

Moderadora:Vanessa Silva, Presidente da ANBIOTEC BRASIL19:15 – ENCERRAMENTO DO FÓRUM

Envie
Artigos Relacionados
Pexels Photo 4031631[1]
Saúde

Coqueluche está de volta? Se atente aos cuidados e grupo de risco

A reemergência da coqueluche exige atenção redobrada aos cuidados e aos grupos...

Queda
Saúde

Inverno: aumenta o risco de queda e fratura em idosos

A cada ano aumentam os casos de idosos que vão a óbito...

Saúde

Inverno aumenta o risco de queda e fratura em idosos

A cada ano aumentam os casos de idosos que vão a óbito...

Sono & Idosos (1)
Saúde

Dia dos Avós: como dormir bem pode prolongar a vida dos idosos?

SleepCalm também reúne bons hábitos para fazer do descanso um aliado para...