Home Vagas Emprego Analista de carreiras da Unifametro dá dicas de como entrar no mercado de trabalho
Emprego

Analista de carreiras da Unifametro dá dicas de como entrar no mercado de trabalho

Envie
Default Featured Image
Envie

Considerado como um dos momentos mais difíceis para o jovem, a inserção no mercado de trabalho exige diversos desafios, uma vez que essa será a primeira experiência para quem busca uma oportunidade. Para inserir-se nesse mercado, é preciso estar preparado, além de buscar qualificação profissional sempre que tiver oportunidade. De acordo com a Analista de Carreiras da Unifametro, Marta Brandão, as empresas buscam jovens que estejam em constante aprendizado, que buscam desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências. “As soft skills (habilidades comportamentais) têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado atual”, destaca.

Para Marta, identificar e ampliar suas capacidades é tão importante quanto ter uma formação e/ou cursos específicos na área de formação/interesse. “Alguns exemplos de soft skills que são requeridas no mercado: comunicação verbal e escrita, resolução de problemas, inteligência emocional, proatividade, relacionamento interpessoal e aprendizado contínuo”, pontua a profissional.

Além destas, Marta reforça  a necessidade de ter um currículo bem feito, pois muitas vezes, esse  documento é o primeiro contato da empresa com o candidato e, por isso, deve ser objetivo e focado na área desejada, além de ter pontos importantes como dados pessoais, formação e cursos complementares. “Para profissionais em início de carreira, é válido descrever experiências informais, trabalho temporário, serviço voluntário, estágios, domínio de outros idiomas, ferramentas como o Excel e conhecimento em sistemas que são essenciais para a sua área de formação/interesse”, ressalta. Confira mais dicas:

1 – Cadastre-se em sites de agentes de estágio, pois eles são responsáveis por fazerem a ponte entre as empresas e os candidatos. Alguns deles: CIEE, IEL Ceará, Ijovem, Link Estágio, Super Estágios, IEP, dentre outros;

2 – Amplie a rede de contato, seja com colegas da escola/faculdade, professores, familiares ou demais profissionais.

3 –  Foque no desenvolvimento pessoal e profissional constante, seja participando de cursos, palestras ou eventos voltados à sua área de formação/interesse.

4 –  Faça ou atualize o seu LinkedIn, pois ele é a maior rede social exclusiva para relações profissionais. Por isso, é essencial ter um perfil e aproveitar todo o potencial da plataforma.

Envie
Artigos Relacionados
Mariza Gottdank - CEO da Dank Idiomas
Emprego

Saiba como se destacar nas entrevistas de emprego com o segundo idioma

Apenas 5% dos brasileiros falam um segundo idioma e 1% é fluente...

Img 20240620 Wa0171
Emprego

Empreendedorismo que gera empregos na Baixada Santista

Como a perfumaria Império da Beleza se reinventou e inaugura sua terceira...

Divulgacao
Emprego

Avalara expande operação no Brasil e abre novas vagas para seu time de Desenvolvimento de Software e Marketing

A Avalara, fornecedora de soluções de gestão fiscal baseadas em nuvem para...

Pexels Laura James 6098047
Emprego

Enfermagem do futuro exige mais especializações dos profissionais

As inovações tecnológicas têm reestruturado o setor da saúde, integrando atendimentos virtuais,...