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Ampliar as formas de pagamento pode impulsionar ainda mais as vendas, que projetam crescimento no e-commerce de 26% para 2021

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Artigo: Claudio Dias – CEO da pagolivre

Contar com opções de pagamentos flexíveis é um grande diferencial, principalmente, para compras no e-commerce. Segundo estudo da Ebit|Nielsen, em 2021, as vendas do e-commerce devem crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, motivo mais do que suficiente para os lojistas acreditarem na força deste setor e considerarem diferentes formas de pagamento para conquistar o cliente.

Mesmo que o dinheiro em espécie, seja o protagonista na carteira dos clientes, outros meios de pagamento são alternativas bem-vindas principalmente para compras online.

A evolução da tecnologia trouxe novas formas digitais de pagamentos, mais aderentes ao novo perfil do consumidor, muito mais conectados e exigentes.

Como exemplo, hoje temos as transações por aproximação de uma máquina de cartão e QR Code (Quick Response), utilizando computadores, celulares ou tabletes.

Quais as vantagens do uso de outras formas de pagamentos?

Ainda hoje, é comum que alguns consumidores desistam de uma compra por não possuírem dinheiro em espécie no momento e o estabelecimento não aceitar cartão. Tal situação é bastante constrangedora para o consumidor que sai frustrado da loja, além de não ser nada agradável para o empresário que acaba perdendo a venda por não diversificar os meios de pagamento.

Felizmente, boa parte dos comerciantes já se atentaram que além de implementar uma máquina de cartão no estabelecimento, é importante utilizar formas de pagamento online para compras parceladas e recorrentes, como é o caso dos serviços por assinatura.

Em outro cenário, o das lojas virtuais, a variação nos meios de pagamento online se trata de um processo ainda mais importante, uma vez que, não há limite geográfico para a concorrência.

Além do mais, a segurança agregada aos pagamentos online sempre deve ser a prioridade do empresário, este é o motivo pelo qual é importante disponibilizar várias opções para o consumidor e investir em plataformas seguras, como a da Pagolivre, por exemplo.

A necessidade de adaptação é uma realidade agregada a qualquer tipo de negócio, seja ele físico ou online, caso a intenção seja atingir o maior público possível e alavancar as vendas, pois, quanto mais formas de pagamento um empreendimento oferece, maior o seu destaque perante a concorrência.

Conheça algumas formas de pagamento que podem ser implementadas na sua empresa:

  • Pagamento recorrente (plataforma de cobranças parceladas ou assinaturas);
  • Gateway de pagamento (Integre sua loja virtual com meios de pagamento online)
  • Boleto bancário;
  • Transferência bancária;
  • Pagamento por aproximação;
  • Pagamentos pelo celular (QR Code);
  • Link de pagamento (por whatsapp)

Como escolher a melhor forma de pagamento?

Depois de conhecer os principais meios de pagamento disponíveis no mercado, basta analisar cada um deles e verificar quais se encaixam no seu modelo de negócio, atendendo às necessidades dos seus clientes.

Estas informações podem ser obtidas através de uma pesquisa realizada com os clientes e admiradores da empresa, no intuito de descobrir qual a preferência desses grupos.

Posteriormente, dependendo dos modelos de pagamento que já são oferecidos, será necessário calcular quais os possíveis custos extras com as novas alternativas, além de estabelecer o percentual das taxas que serão cobradas dos consumidores.

Antes de colocar as estratégias em prática, recomenda-se fazer um planejamento financeiro no intuito de revisar os objetivos e soluções que serão adotadas para que estejam perfeitamente alinhadas com o negócio e o público-alvo.

* Claudio Dias, formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGVacumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay e é Cofundador e CEO, empresa que pertence a holding pagolivre, especializada em meios de pagamento e recorrência.

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Gabriel Araújo: o especialista em vendas digitais que une marketing e audiovisual para gerar resultados reais

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Com uma visão moderna e estratégica sobre o poder da comunicação, Gabriel Araújo vem se consolidando como um dos nomes de destaque no universo do marketing digital e audiovisual no Brasil. Mentor e especialista em vendas digitais, ele é CEO da On Focus Marketing e Comunicação e da On Focus Produtora, duas empresas que se complementam e têm como missão impulsionar negócios por meio de conteúdo de alto impacto e posicionamento inteligente.

A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.

Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

Foto Reprodução.

Além da atuação empresarial, Gabriel também é mentor de empreendedores e criador do projeto Legacy Talks, que reúne profissionais e visionários em torno de temas como crescimento, mentalidade e liderança. Em suas redes sociais, ele compartilha insights valiosos sobre vendas, comunicação e posicionamento de marca, conquistando uma audiência fiel que cresce diariamente.

Com uma trajetória marcada por resultados expressivos e uma postura inspiradora, Gabriel Araújo representa uma nova geração de líderes que unem estratégia, criatividade e propósito para transformar o mercado digital brasileiro.

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A frente da On Focus, Gabriel tem ajudado marcas e empreendedores a se posicionarem de forma estratégica para vender mais e melhor, unindo storytelling, branding e performance em uma fórmula que conecta propósito e resultado. Sua metodologia é voltada para transformar a presença digital de empresas em verdadeiras máquinas de conversão, explorando técnicas de posicionamento e autoridade.

Já a On Focus Produtora, com sede em Alphaville (Barueri-SP), atua como um estúdio audiovisual completo, produzindo vídeos, campanhas e projetos que contam histórias capazes de emocionar e engajar. A produtora atende clientes em todo o Brasil, oferecendo um serviço que une criatividade, inovação e agilidade.

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A FM Logistic, um dos principais operadores de logística e supply chain do mundo amplia sua presença no setor de eletroeletrônicos no Brasil, oferecendo soluções completas com foco em armazenagem, transporte, segurança, rastreabilidade, flexibilidade e performance. Atualmente, esse mercado representa 30% nos negócios da FM no Brasil, o que demonstra a importância estratégica no portfólio da empresa.

A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. Entre os itens movimentados pela empresa no Brasil estão smartphones, notebooks, impressoras e eletroportáteis.

A empresa também realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte.

O transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos. Esses diferenciais de segurança física e financeira consolidam a confiança dos clientes em operações críticas.

De acordo com Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, na distribuição, a empresa opera de forma omnichannel, com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. Além disso, oferece gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.

“Nosso objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade. Em 2025, esperamos crescer 25% no setor, reforçando ainda mais a relevância dessas operações para os nossos negócios”, ressalta.

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