Durante o mês de novembro, a companhia convida o público a conhecer sua produção com uma programação especial, que inclui harmonizações com rótulos premiados
Cada brasileiro tem uma Ambev para chamar de sua. De conversas despretensiosas a grandes celebrações, as marcas da companhia fazem parte da memória de muitas pessoas. Mais de 100 mil visitantes já passaram pelas unidades da Ambev conhecendo o processo por trás de cervejas icônicas. Agora, em comemoração aos 25 anos de história, a Ambev abre suas portas de forma ainda mais especial para compartilhar com o público os seus maiores tesouros: a cerveja, as pessoas e a celebração.
Durante o mês de novembro, de terça a sábado, cinco cervejarias da Ambev – Jaguariúna (SP), Agudos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Itapissuma (PE) e Ponta Grossa ( PR) – tornam-se destinos imperdíveis para sair da rotina com uma experiência saborosa, afetiva e repleta de aprendizado. Entre terça e sexta-feira, quem visitar uma das fábricas pode esperar uma imersão na história da cerveja, explorando ingredientes, etapas de produção e, ao final, degustar um chopp direto do tanque. Aos sábados, além da programação habitual, haverá uma harmonização especial de aniversário com cervejas premiadas da companhia.
E quando se trata de prêmios, a Ambev, em 25 anos, já conquistou mais de 1.300 medalhas em concursos cervejeiros. Nesta semana, no dia 14 de novembro, Dia Mundial da Qualidade, a companhia destaca esse dado para reforçar o compromisso em entregar produtos seguindo os mais altos padrões de qualidade aos consumidores. Dentre os rótulos campeões, durante a harmonização, os visitantes vão experimentar junto com comidinhas populares em aniversários, Spaten, medalha de ouro no World Beer Awards, Colorado Demoiselle, medalha de prata; e Colorado Appia, ouro e vencedora do título de country winner, ambas na mesma premiação.
Um brinde à tradição
Além de oferecer a oportunidade de conhecer de perto a história e o processo de produção da cerveja, algumas cervejarias da Ambev preservam tradições que são parte da história da companhia. Em Jaguariúna (SP), os pinguins no salão de brassagem aguardam o carinho dos visitantes — reza a lenda que quem não o fizer ficará sem cerveja gelada para sempre. Em Ponta Grossa (PR), o mural de mosaico deve ser tocado para acionar a mesma superstição. Já em Agudos (SP), o “Sino de Nussdorf”, trazido da Áustria em 1951, é tocado sempre que uma cerveja “perfeita” é produzida, isto é, uma cerveja que não apresenta defeitos sensoriais, de acordo com a análise de especialistas cervejeiros. O sino está na cervejaria desde 1980.
Essas visitas, repletas de particularidades e tradições, são gratuitas para maiores de 18 anos, com agendamento pelo site da Ambev.