Durante dois anos, entre idas e vindas, o fotógrafo Alvaro Vilella registrou o dia-a-dia das comunidades quilombolas de Barra do Brumado e Bananal, ambos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O resultado são 43 imagens fortes, comprometidas e repletas de dignidade” de rostos e do cotidiano que estão reunidas no Faces – Ebook, que terá lançamento no formato original nesta quinta-feira (15/03), às 19 horas, com transmissão pelo canal https://youtube.com/channel/UCDztdtJPDFbymTeG2IHo3aQ.
O lançamento virtual será mediado por Lanussi Pasquali, professora, curadora e mestra em artes visuais.
“São pessoas, que em raras oportunidades, viram seus rostos retratados”, conta Álvaro, que tem 2 livros lançados e 30 anos de carreira. Ele revela que só foi possível realizar o projeto, porque decidiu-se se mudar para região. “Nestes dois meses, tive a oportunidade de conviver e se aproximar da intimidade de seus moradores”.
O projeto Faces – E-book contribui para quebrar o paradigma da invisibilidade que a cultura colonial impôs às comunidades quilombolas, ao tempo que oferece uma outra perspectiva de olhar e entendimento às comunidades remanescentes de quilombos. “Penso que é uma forma de construção, resgate e manutenção da memória, história e identidade dos moradores dessas comunidades, na medida em que transforma a percepção delas sobre si mesmo e sobre o mundo que os cerca”, comenta o fotógrafo.
O projeto Faces – E-Book, tem a proponancia do Jackson Moreira Liberato de Mattos e a produção da Pau Viola Produções. O evento tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
SERVIÇO
PROJETO FACES – E-BOOk
Fotógrafo: Alvaro Villela
Data: 15 de abril
Hora: 19hs
Transmissão virtual: https://youtube.com/channel/UCDztdtJPDFbymTeG2IHo3aQ . Instagram:
@alvarovillela.fotografo
@triangulogaleria
@pauviolaentretenimento
Apoio/Patrocínio: Estado da Bahia através da secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Realização: Pau Viola Entretenimento.