Conecte-se conosco

Esportes

Alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões mostram grande evolução com treinos virtuais

Publicado

em

Aulas no Youtube e no Google Meet têm adesão maciça de crianças e adolescentes de todos os núcleos do projeto em Curitiba, neste início de ano

Nos seis núcleos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões espalhados por Curitiba, os treinos virtuais já viraram rotina. Com a câmera do computador ou do celular ligada, qualquer lugar da casa vira espaço de exercícios, algumas vezes até com a participação dos familiares. As aulas feitas dessa forma já mostram evolução dos alunos.

Levar para o mundo virtual a metodologia desenvolvida em cinco anos de trabalho foi a solução encontrada para enfrentar a pandemia de coronavírus. Desde abril do ano passado, os alunos contam com aulas gravadas diariamente para o Youtube. Os encontros ao vivo, no Google Meet, foram a segunda etapa da migração para o ambiente virtual.

Desafio e diversão nas aulas

Os exercícios priorizam o desenvolvimento da coordenação motora, força e capacidade cardiorrespiratória, além do aprimoramento técnico. E, quanto maior o desafio, maior a adesão das crianças e adolescentes às aulas.

“As aulas mais puxadas prendem mais a atenção dos alunos, eles rendem mais do que em aulas mais tranquila, em que não cansam tanto”, analisa Jéssica Rodrigues, professora do núcleo Oswaldo Cruz.

Nos treinos gravados para o Youtube, a parte final é sempre um desafio para o aluno cumprir. Já nos encontros ao vivo, exercícios dinâmicos e com muita música mantêm o pique da criançada.

Os treinadores também investem em exercícios diferentes e divertidos para a fase de aquecimento. “A gente pode pedir, por exemplo, que o aluno corra para buscar um objeto da casa que comece com a letra L e levar para a frente da câmera. São exercícios que animam bastante”, exemplifica Jéssica.

Para combater o isolamento social

As aulas ao vivo também ajudam a amenizar o período de isolamento social, já que permitem a interação entre os professores de todos os núcleos e os alunos. Muitos abrem o microfone para falar não só dos exercícios, mas também para contar sobre a rotina em casa.

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla mais de 500 crianças e adolescentes em 11 núcleos espalhados pelo Paraná, São Paulo e Ceará.

O Paraná conta com sete núcleos, seis deles em espaços mantidos pela Prefeitura Municipal de Curitiba: Boqueirão, Centro, CIC, Cajuru, Boa Vista e Santa Felicidade, em espaços mantidos pela Prefeitura de Curitiba. Juntos, os seis núcleos atendem 240 alunos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação Paranaense de Triathlon, com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. A Volvo é a patrocinadora exclusiva do projeto nos núcleos da prefeitura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *