Home Notícias Economia Alimentos brasileiros agradam a chefes internacionais na Expo Dubai
Economia

Alimentos brasileiros agradam a chefes internacionais na Expo Dubai

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Açaí, mandioca, cupuaçu, castanha, cacau e pirarucu. Ingredientes tipicamente brasileiros fizeram sucesso entre os chefes internacionais que participaram do cooking show, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O evento contou com a presença, na última quarta-feira (23), do estrelado chefe de cozinha paraense Thiago Castanho no Pavilhão Brasil na Expo, que tem como principal organizadora a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O chefe de cozinha canadense Philippe Cameron participou da maioria dos eventos brasileiros e adorou tudo que provou. “Achei incrível e diversificado. Com diferentes biomas, diferentes comidas. Eu aprendi tanto sobre as diferentes regiões e o que há para oferecer no Brasil, é tudo fresco e variado”, disse ele. De acordo com a organização do evento, 70% dos visitantes, no geral, são de outras nacionalidades.

Além de Cameron, entre o público presente estavam diversos especialistas no assunto. “Chamamos todos os representantes do setor Horeca, que é hotéis, restaurantes, caterings, porque a gente quer que eles incorporem ingredientes brasileiros em suas receitas. Além de influencers e jornalistas daqui (Dubai) para que também possam promover a gastronomia e os produtos brasileiros”, disse Luciana Furtado, analista de negócios da Apex.

Na quinta edição do cooking show na Expo, o alimento promovido foi a mandioca, com receitas do chefe Thiago Castanho. “A gente já sabia que mandioca era a espinha dorsal da gastronomia brasileira quando se fala da internacionalização da gastronomia. Daí a gente decidiu, no contexto da Amazônia, trazer a mandioca com o chefe que é notadamente conhecido como um dos principais da Amazônia. Ele (Thiago Castanho) faz entrada, com prato principal e sobremesa utilizando a mandioca”, explica Rafaela Albuquerque, analista de agronegócios da Apex.

Para Thiago Castanho, além de promover os ingredientes, é necessário mostrar a cultura nacional e a base dessa produção. “Como o brasileiro consome? Quem é que produz? Como é que vivem as pessoas que estão lá na base fazendo a farinha ou a castanha? Comida cultural. O que move o Brasil, não é uma grande indústria, são pequenas famílias que passam suas receitas de geração para geração. Não são fazendas gigantes que fazem isso”, explicou.

O projeto de gastronomia da Apex inclui um conjunto de ações estruturadas para apoiar a imagem do Brasil nesse setor. Apesar de ter a Expo como principal plataforma, o objetivo é promover o evento em outras feiras internacionais.

* A repórter Fernanda Cruz e o fotógrafo Tomaz Silva viajaram a convite da Apex-Brasil

[ad_2]

Fonte

Ronaldinho Gaúcho acelera com a MotoChefe e assina o novo modelo elétrico, o R-10

Ronaldinho Gaúcho acelera com a MotoChefe e assina o novo modelo elétrico, o R-10

Leia Mais
Mêntore participa da imersão Cultura na Prática em Fortaleza com palestra sobre análise de ROI para melhoria de processos

Mêntore participa da imersão Cultura na Prática em Fortaleza com palestra sobre análise de ROI para melhoria de processos

Leia Mais
Maior rede de telas em shoppings no Nordeste, JCPM Mídia & Experiência investe em novos formatos digitais indoor e outdoor

Maior rede de telas em shoppings no Nordeste, JCPM Mídia & Experiência investe em novos formatos digitais indoor e outdoor

Leia Mais
Como economizar com pouco: seis dicas para sair do sufoco e retomar o controle financeiro

Como economizar com pouco: seis dicas para sair do sufoco e retomar o controle financeiro

Leia Mais
Empresários de Piracicaba discutem nova lógica dos negócios com IA

Empresários de Piracicaba discutem nova lógica dos negócios com IA

Leia Mais
Envie