Internacionalizar a carreira amplia os horizontes profissionais, possibilitando acesso a novos mercados, culturas e oportunidades de crescimento
No mundo contemporâneo, a dinâmica entre os países intensificou-se, especialmente no final do século XX e início do século XXI. Por consequência, a busca por oportunidades de carreira além das fronteiras nacionalmente estabelecidas também tornou-se um hábito comum.
No mercado de trabalho, hoje, diversos profissionais buscam especializar-se e expandir seus horizontes, aproveitando as vantagens que uma experiência internacional proporciona para os sujeitos. No cenário atual, existem algumas profissões que se destacam por serem fortemente requisitadas, facilitando essa migração de uma nação para outra.
Tecnologia da Informação (TI)
Entre as profissões do mundo moderno, as que se enquadram na indústria da tecnologia da informação são algumas das mais globalizadas no mundo. De fato, profissionais de TI possuem vantagens de poder trabalhar em um campo altamente demandado pelo mercado, independentemente da escala do comando.
Além disso, trata-se de profissões praticadas em todos os países do mundo, em sua maioria com as mesmas linguagens de programação. Acontece que, a partir da digitalização, as empresas ao redor do mundo começam a procurar talentos em áreas como de desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética e inteligência artificial.
Na realidade, a natureza universal da tecnologia permite que os profissionais de TI encontrem oportunidades em diversos países, transitando de multinacionais a startups que se encontram no início de sua história.
Profissionais da comunicação
Em suma, os profissionais da comunicação desempenham papel elementar na disseminação da informação, bem como na construção de relacionamento entre as organizações e as distintas culturas da sociedade.
Em razão disso, a crescente interconectividade entre o mundo e os lugares gerou uma demanda alta no mercado internacional por profissionais que atuam em mídia, relações públicas, marketing e jornalismo.
Engenharia
A engenharia sempre obteve muito prestígio enquanto profissão. No mundo, alguns países demandam profissionais dessa área, como, por exemplo, Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul, Canadá, Estados Unidos e Austrália.
As oportunidades de trabalho são geralmente voltadas à indústria, ao setor de construção ou laboratórios, dependendo da especialização. Além disso, as engenharias oferecem uma ampla gama de possibilidades, como a Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica, bem como a mais recente e em ascensão Engenharia de Software, mais voltada ao setor de TI.
Relações internacionais
Como o próprio nome sugere, profissionais de relações internacionais lidam com questões globais, diplomacia e cooperação entre nações. Geralmente, esse tipo de atuação é demandada por uma variedade de campos, como organizações internacionais, organizações não governamentais (ONGs), o próprio governo e até mesmo o setor privado.
Todavia, para o sucesso na área, o profissional precisa dominar habilidades de negociação e resolução de conflitos. Por fim, é importante destacar, também, que, para aqueles que procuram uma carreira em países em que predomina a língua inglesa, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, possuir proficiência em inglês é importantíssimo.
Este requisito é fundamental para garantir uma comunicação eficaz e uma integração bem-sucedida em ambientes de trabalho no qual o inglês é predominante. Na realidade, trata-se de um pré-requisito para explorar outros mercados de trabalho para além das fronteiras brasileiras.