Outros
Aço transforma colégio histórico em São Paulo em modelo de arquitetura educativa e sustentável
Com 500 toneladas de aço, retrofit do Complexo Educacional Santa Maria integra acessibilidade, leveza visual e inovação pedagógica em edifício de 1968
O retrofit do Complexo Educacional, Esportivo e Cultural Santa Maria, em São Caetano do Sul (SP), é um exemplo emblemático de como a construção em aço pode revitalizar patrimônios históricos com inovação, eficiência e sustentabilidade. Assinado pelo escritório Carolina Penna Arquitetos, o projeto modernizou um edifício original de 1968 – antigo Ginásio Vocacional da Vila de Santa Maria – com soluções arquitetônicas que conectam o passado às novas exigências da educação contemporânea. A estrutura metálica permitiu intervenções leves, eficientes e integradas ao conjunto histórico, em um total de 500 toneladas de aço empregadas na obra.
“Todas as novas intervenções foram feitas em estrutura metálica, da concepção das escadas e passarelas até as torres de elevadores. As peças costuram o campus com leveza, promovendo acessibilidade sem competir com a volumetria original”, explica a arquiteta Carolina Penna. O aço também viabilizou a cobertura da quadra esportiva e a reorganização dos fluxos entre os blocos, permitindo que duas escolas públicas – uma de educação infantil e outra de ensino fundamental – compartilhem o espaço de forma integrada.
Outro destaque é a compatibilidade do sistema construtivo em aço com materiais como policarbonato e vidro, formando uma paleta visual metálica, translúcida e transparente. As passarelas ganharam mais permeabilidade e luz natural. “Durante o dia, a luz é filtrada e suavemente distribuída. À noite, o conjunto ganha um brilho difuso e elegante”, complementa a arquiteta.
Além da estética contemporânea, o sistema industrializado contribuiu para reduzir desperdícios, encurtar prazos e minimizar impactos ambientais. “O projeto reposiciona o espaço aberto como parte do currículo. Quadras, playgrounds e áreas de convívio agora fazem parte da rotina escolar, com estruturas metálicas que criam sombra e ambientes de socialização”, pontua Carolina.
Segundo o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), o uso da construção em aço nesse projeto permitiu a atualização de um patrimônio histórico com alta eficiência construtiva e impacto ambiental reduzido. O sistema também atendeu plenamente à demanda do cliente por um espaço educacional inclusivo, acessível e pronto para atender às transformações da educação em tempo integral.
Ficha Técnica
* Projeto Arquitetônico / Arquiteto Responsável: Carolina Penna / Carolina Penna Arquitetos
* Execução da Obra: Faconstru Construção
* Estrutura Metálica: Custopem Estruturas Metálicas
* Área Construída: 10.000 m²
* Volume de Aço Empregado: 500 toneladas
* Local: São Caetano do Sul / SP
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe criada em 2002 para ampliar a participação da construção industrializada em aço no Brasil, promovendo sua divulgação e desenvolvimento tecnológico. O CBCA é gerido pelo Instituto Aço Brasil e não possui fins comerciais. Para mais informações e estatísticas do setor, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas
—




