Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Ação promovida pela GEIPLANDENGUE Sul, na cidade do Gama, Distrito Federal, no combate ao Aedes Aegypti, conta com o apoio da Inesfly Brasil

Publicado

em

Por

Ação promovida pela GEIPLANDENGUE Sul, na cidade do Gama, Distrito Federal, no combate ao Aedes Aegypti, conta com o apoio da Inesfly Brasil
Foto: Divulgação

Mesmo com o fim do verão, é preciso estar em alerta quando o assunto é dengue. A doença já levou inúmeros brasileiros à morte e no primeiro trimestre deste ano, mais de 25 mil focos de Aedes Aegypti foram registrados, atingindo, no total, 215 municípios, segundo dados do Informe Epidemiológico n°8/2023. A informação é de que 75% dos Municípios brasileiros enfrentam problemas com a Dengue. E para que o mosquito seja combatido, é necessário tomar medidas protetivas: não deixar água parada, colocar areia nos pratos de plantas, cobrir piscinas, tampar bem as lixeiras e outras.

Mas, além da mobilização da população, a GEIPLANDENGUE Sul (abreviação de Grupos Executivos Intersetoriais de Gestão do Plano de Prevenção e Controle da Dengue e de demais enfermidades, causadas pelo Aedes), recentemente, promoveu uma ação em prol dos cidadãos, no Setor Sul do Gama, em Brasília, onde reuniu equipes de saúde que trabalharam o projeto “Lupa de Território”, que investiga insetos capturados, com o objetivo de analisar o nível de infestação de arboviroses, por parte do Aedes.

No processo, instalaram-se, nas residências, 153 armadilhas de monitoramento e letais aos mosquitos. A tecnologia utilizada foi a Inesfly Inestrap, um recipiente plástico preto que simula lugares úmidos, perfeitos para as fêmeas depositarem seus ovos; há de se ressaltar, que essa armadilha não permite que os ovos alcancem a água, ou seja, não se tornam, como outras, potenciais criadouros. Isso significa que essa tecnologia permite monitorar áreas de possível infestação, como retirar do meio ambiente a fêmea do Aedes, fazendo o controle de referência, assim como de extermínio do mosquito no local.

O CEO Luiz Rolim, da Inesfly Brasil, conclui: “A tecnologia Inesfly Inestrap é um produto de ação externa de monitoramento e abate do Aedes. Permite que se possa, com dados concretos, propor projetos de ação de prevenção nas áreas de maior infestação. A armadilha não utiliza inseticida, ou seja, não oferece nenhum risco a crianças ou pets, apenas ao Aedes.”

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

#BrazilsBest Institute /divulgação Leia Mais

Astronauta Brasileiro, Marcos Pontes recebe troféu #BrazilsBest Peace Award

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.