Lançamento Músical
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto celebra primeiro disco com apresentação na Sala São Paulo
																								
												
												
											A excelência e a versatilidade que regem as escolhas artísticas da Orquestra Ouro Preto também pautam o primeiro registro fonográfico e audiovisual de sua Academia Jovem. O projeto profissionalizante, que prepara talentos para a música de concerto, é pioneiro no país desde sua criação e, após proporcionar aos bolsistas a experiência de gravarem seu primeiro álbum, inova mais uma vez ao compartilhar o resultado dessa imersão artística com o público.
O disco e o registro audiovisual chegam ao público na quarta-feira, dia 7 de agosto, e estarão disponíveis gratuitamente em todas as plataformas digitais. Um feito que merece ser celebrado nos mais nobres palcos da música de concerto como a Sala São Paulo, que recebe o grupo no dia 11 de agosto, para única apresentação, às 10h50, com entrada gratuita.
Para o diretor artístico e regente titular da Orquestra, maestro Rodrigo Toffolo, a Academia Jovem sintetiza o compromisso que a formação mineira reafirma com a democratização e a valorização da música de concerto em todas as suas facetas, proporcionando a jovens talentos, muitos em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de formação musical e cidadã para que possam explorar ao máximo suas potencialidades artísticas e humanistas.
“A Academia é um projeto com compromisso não apenas artístico, mas também social e inclusivo. É motivo de grande orgulho para nós a existência e a excelência que atingimos em nossa Academia, formada por quase 30 jovens de extremo talento e dedicação. Esse disco é o símbolo de um trabalho feito com muita seriedade e afeto, no qual eles deixam marcado toda essa trajetória de aprendizado e troca musical e humana”, afirma Toffolo.
Holst, Bartók, Ayres e Travassos
A gravação do álbum foi realizada em outubro de 2023, com o trabalho do consagrado produtor musical alemão Ulrich Schneider, que foi o responsável pela captação, mixagem e masterização. O disco celebra uma incrível jornada iniciada na concepção da Academia, ainda em 2019, passa por seu desenvolvimento e chega, com sucesso, à sua consolidação. O resultado se reflete na diversidade, qualidade, apuro técnico e espontaneidade capazes de encantar aos ouvidos mais exigentes.
O repertório é fruto do pensamento artístico que permeou toda a temporada de 2023, e foi especialmente pensado para proporcionar aos jovens artistas que fazem parte do projeto, uma variedade de desafios, sensações e sonoridades, levando junto também os ouvintes e espectadores por esse percurso musical que contempla criações de diferentes épocas, lugares e estilos.
O álbum apresenta duas obras inéditas brasileiras, dedicadas especialmente à formação pelos compositores Nelson Ayres e Alexandre Travassos, que se somam à música de Holst e Bartók, em uma interpretação de altíssimo nível e cheia da energia típica da juventude.
O álbum se inicia com a interpretação para a obra “Suíte Saint Paul”, de Gustav Holst, peça para cordas que ocupa importante papel histórico e didático, de extrema expressividade e musicalidade, sendo um exercício não apenas para estudantes e músicos em formação, mas também já gravado por diversas orquestras profissionais.
Na sequência, mais um grande desafio, com a performance de as “Danças Romenas”, de Béla Bartók, uma obra que, segundo o maestro Rodrigo Toffolo, permite que o conjunto sinfônico diversifique o som, o timbre, e se transforme para criar as sensações que cada uma dessas peças impõe. “Além disso, é uma obra muito provocadora do ponto de vista interpretativo”, afirma o regente.
A música brasileira de concerto não poderia ficar de fora e é muito bem representada pela presença de uma obra encomendada ao grande instrumentista, arranjador, compositor e maestro Nelson Ayres. É dele “3 Momentos para Cordas e Percussão”, que dialoga diretamente com as raízes percussivas de Minas Gerais e com a própria origem da formação.
Fechando o álbum, os instrumentos ressoam outros sotaques e memórias, fazendo referência à herança nordestina em “A Morte do Bode Tião”, gravada com a participação de um dos principais clarinetistas do país, Ovanir Buosi. A obra inédita, escrita especialmente para a Academia Orquestra Ouro Preto, foi inspirada em um cordel que narra a história de um bode muito faceiro, que aprontava com a meninada da cidade, e num dia, depois tanto comer farinha e beber água, acaba tendo um trágico fim. No disco, além da faixa instrumental, o cordel é interpretado por Jéfte Amorim, que também foi responsável pelo texto, baseado em argumento de Mateus Freire, recorrente arranjador da Orquestra.
Sobre a Academia Jovem Orquestra Ouro Preto
A Academia Orquestra Ouro Preto é um dos braços do núcleo educacional da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de formar e preparar jovens entre 18 e 28 anos para o mercado de trabalho da música de concerto. Atualmente, 28 músicos integram o projeto criado em 2019.
Os instrumentistas em formação têm dois encontros semanais com os instrutores-professores da Orquestra Ouro Preto com o objetivo de desenvolver a percepção, a técnica e a expertise do trabalho em conjunto. Para isso, os bolsistas têm apoio financeiro e acompanhamento psicológico e fisioterápico, em uma parceria inédita com a PUC Minas.
Segundo Rodolfo Toffolo, coordenador do projeto, a Academia cumpre simultaneamente dois importantes papeis. “O primeiro é o viés social, onde acolhemos esses jovens, oportunizamos uma vivência musical com colegas da mesma geração, desenvolvendo o convívio e o aprimoramento musical dentro da orquestra, contando com a ajuda de uma bolsa de estudos para isso”, elenca.
“O segundo é o viés profissionalizante que, através de ensaios de naipes semanais com os instrutores profissionais da Orquestra Ouro Preto, o grupo ganha identidade e sonoridade, aplicando seus estudos na música coletivamente. Os concertos com solistas de renome internacional, a oportunidade de se apresentarem em importantes salas de concerto do país e as experiências com gravações e lives dão o molde final ao desenvolvimento de cada um”, explica o coordenador.
Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público e a possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da formação principal, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para parcerias.
Atualmente, nove ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.
SERVIÇO
Lançamento CD e DVD “Academia Jovem Orquestra Ouro Preto: Holst, Bartók, Ayres e Travassos”
Plataformas digitais
Data: 7 de agosto de 2024 (quarta-feira)
Local: Em todas as plataformas digitais
Concerto de Lançamento CD e DVD “Academia Jovem Orquestra Ouro Preto: Holst, Bartók, Ayres e Travassos” na Sala São Paulo
Data: 11 de agosto de 2024 – domingo
Horário: 10h50
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16. Campos Elíseos. SP)
Ingressos: Entrada franca (distribuição gratuita de ingressos a partir das 12h da segunda-feira anterior ao concerto, pela internet ou nos totens localizados no piso térreo da Sala São Paulo. Ingressos limitados a dois por pessoa).
Informações: www.orquestraouropreto.com.br
Lançamento Músical
Gislaine Lima celebra o lançamento de “Joia Rara”, uma canção de fé, propósito e renovo
														O lançamento de “Joia Rara”marca um momento especial na trajetória da cantora Gislaine Lima. A canção, já disponível em todas as plataformas digitais, vem conquistando ouvintes por sua força espiritual e por traduzir, em melodia e letra, o propósito de Deus de restaurar e levantar vidas através da adoração.
“Joia Rara” é uma composição inédita das renomadas Irmãs Andrad’s Lindalva de Jesus Andrade e Ana Cristina Andrade autores de canções consagradas como “Preciosidade” e “Glória”, interpretadas por grandes nomes do gospel nacional, como Damares. A parceria com Gislaine Lima se consolida ainda mais neste álbum, que traz quatro faixas assinadas pela dupla de compositoras.
Segundo Lindalva Andrade, a canção nasceu em um momento de oração, e o direcionamento divino foi claro: essa música precisava ser entregue à cantora Gislaine Lima. O impacto foi imediato. “Assim que ouvi ‘Joia Rara’, fui profundamente tocada. Senti a confirmação de Deus de que essa canção abençoará milhares de vidas”, testemunha Gislaine.
Uma mensagem para os que foram esquecidos e quebrados
A canção “Joia Rara” carrega uma mensagem de encorajamento e restauração. Inspirada na imagem do adorador como uma joia lapidada por Deus, a música destaca que, mesmo em meio às dores, processos e esquecimentos, há um valor inestimável em cada vida. Deus não desiste de Seus escolhidos; Ele transforma feridas em propósito, e levanta aqueles que o mundo tentou descartar.
Para Gislaine Lima, essa faixa tem um significado pessoal e espiritual muito profundo. “Essa música traduz a minha trajetória como adoradora. Fala dos processos que vivi e da lapidação que me trouxe até aqui. É sobre saber que, mesmo nos momentos de dor, Deus estava me moldando para viver o sobrenatural d’Ele”, afirma.
Produção de excelência para um mover sobrenatural
Gravada pela Gravadora Gospel W\.Music, no estúdio localizado em São José do Rio Preto (SP), a faixa tem produção musical assinada por Wellington Corrêa, que também participou como instrumentista e arranjador. Os vocais de apoio ficam por conta de Janeh Magalhães, Ronan Soares e Tânia Oliveira, e a parte instrumental contou com músicos como Jed Carvalho, Sergim Souza, Gilmar Gomes e William.
Já o videoclipe foi registrado em uma grande produção no Acalanto Estúdio, em Goiânia (GO), sob direção de Heber Neres. O ambiente foi preparado com excelência para que cada detalhe — iluminação, figurino, cenário e direção artística — transmitisse a atmosfera da música. Durante a gravação, a presença de Deus foi palpável: “O estúdio foi tomado por um quebrantamento coletivo. Pessoas choravam, adoravam… ninguém conseguia conter as lágrimas. Foi ali que tivemos a certeza: ‘Joia Rara’ não é apenas uma canção — é uma convocação de Deus para os esquecidos”, relata Gislaine.
Ficha Técnica – “Joia Rara”
Faixa 4 do álbum “É Preciso Acreditar”*
Composição: Irmãs Andrad’s (Lindalva e Ana Cristina Andrade)
Produção Musical: Wellington Corrêa
Produção de Vídeo: Heber Neres
Fotos Oficiais: Washington Líbano
Back Vocal: Janeh Magalhães, Ronan Soares e Tânia Oliveira
Músicos: Jed Carvalho (bateria), Sergim Souza (violão, baixo e guitarra), Gilmar Gomes (percussão e violoncelos), William (violinos), Wellington Corrêa (piano e arranjos)
Já disponível em todas as plataformas digitais
“Joia Rara” já está disponível em todas as plataformas de música e no canal oficial da cantora Gislaine Lima no YouTube. Desde o lançamento, a canção vem alcançando inúmeros ouvintes e tocando corações com sua mensagem de fé, identidade e propósito, reafirmando o poder transformador da adoração.
Uma verdade para guardar: você é Joia Rara
Quando ouvir essa canção, lembre-se: você é único, insubstituível e precioso aos olhos do Criador. Ainda que tenha se sentido quebrado ou esquecido, Deus está te lapidando. E no tempo certo, Ele revelará o brilho da Sua glória através da sua vida.
Siga Gislaine Lima nas redes sociais:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cantoragislainelima?igsh=NGhvc3ZnOHZhdDVl&utm_source=qr
FACEBOOK: https://www.facebook.com/share/1CabQfSHKn/?mibextid=wwXIfr
TIK TOK: https://www.tiktok.com/@cantoragislainelima?_t=ZS-8ybOJ7ydDIS&_r=1
X: https://x.com/gislainelimaofc?s=11
Fonte: Gospel Channel Artistas | Assessoria de Imprensa Gislaine Lima
Lançamento Músical
Juliana Lima lança “Tim Tim”, homenagem ao filho em canção autoral do álbum “Filha do Vento”
														A cantora e sanfoneira Juliana Lima lança em 24 de outubro sua nova música “Tim Tim”, que estará disponível em todas as plataformas digitais. A canção é a segunda faixa apresentada do nono álbum autoral Filha do Vento e traz uma homenagem ao filho Valentim, nascido em março de 2025. Curiosamente, Juliana escreveu a música antes mesmo de saber da chegada do pequeno, revelando de forma emocionante o desejo de ser mãe.
Na letra, Juliana traduz a expectativa do futuro e a força do amor como guia para os novos passos da vida. “Será que a gente pode prever o que vai acontecer daqui um ano ou dois? Será que dá pra imaginar que dois podem vir a três, ou até quatro talvez?”, canta, em versos que refletem os sonhos e a esperança da maternidade. A mensagem é clara: mesmo diante do medo, o amor é capaz de ensinar e surpreender.
A produção musical de “Tim Tim” é assinada por Jeff Pina, músico do duo Anavitória, formado por Ana Caetano e Vitória Falcão. Com experiência ao lado de grandes nomes da música brasileira, Pina imprime ao trabalho uma identidade sonora sofisticada, que valoriza tanto a poesia da composição quanto a essência do forró que marca a trajetória de Juliana.
Sanfoneira e fundadora do Trio Beijo de Moça, grupo formado por mulheres que tocam forró pé de serra, Juliana Lima se destaca pela autenticidade e pela força de suas composições. O álbum “Filha do Vento”reafirma essa identidade ao reunir canções autorais que dialogam com a música popular brasileira, a tradição nordestina, mas também exploram novas sonoridades e narrativas pessoais.
Com “Tim Tim”, Juliana não apenas celebra a chegada do filho, mas também compartilha com o público um retrato íntimo e universal sobre amor, maternidade e esperança.
Clip
Luiza Loroza lança single duplo: “Copo D’Água + Trato”
														Novidades da multiartista já estão disponíveis nas plataformas digitais e chegam acompanhadas de videoclipes
A multiartista Luiza Loroza apresenta seu mais novo lançamento: o single duplo “Copo D’Água + Trato”, disponível em todas as plataformas com distribuição pela ONErpm e selo JL Records. Para conferir, acesse o link https://onerpm.link/218230207478
Com produção musical de Beto Lemos, “Trato” é a faixa que encabeça o lançamento. A composição une as forças criativas de Luiza Loroza, Everton Coroné e Renato Luciano para trazer a ideia dos contratos e a reflexão sobre os limites de cada relação. Amarrando amores por tratos, Luiza mescla sua teatralidade performática com elementos afro-brasileiros, marcando uma nova fase da cantora e abordando temas mais pessoais e batidas contagiantes. Do uso dos tambores e alusões ao pagodão baiano e ao funk carioca, ela percorre melodias do jazz com o sax e um maculelê contemporâneo envolvendo a rítmica da canção.
Já a faixa “Copo D’Água”, de autoria de Luiza Loroza e João Loroza, oferece uma sonoridade mais contemplativa, onde a combinação de violão de aço, teclado, flauta, sax alto e percussões brasileiras compõe um cenário sensível e poético. A música reafirma o traço autoral de Luiza, com arranjos sofisticados e uma abordagem lírica sobre afetos e fluidez.
Talento e versatilidade no DNA
Luiza Loroza é um nome em ascensão na cena da Nova MPB. Carioca, multiartista e versátil, transita com naturalidade entre a música, o teatro e o audiovisual, seja como cantora, atriz ou diretora. Integrou o elenco do musical “Jacksons do Pandeiro”, da cia. Barca dos Corações Partidos, e lançou os singles “Pureza” e “Areia”, ambos com clipes que evidenciam sua forte ligação com a narrativa visual e poética. A sua obra é atravessada pela tradição afro-brasileira, pela memória afetiva e por temas urgentes que questionam padrões e celebram novas formas de amar e existir, passeando entre a canção autoral e a reinterpretação afetiva de repertórios familiares e do cancioneiro popular.
Em 2021, lançou seu primeiro single, “Pureza”, uma composição que existe há pelo menos 30 anos. Foi escrita por seu pai, Sérgio Loroza, antes mesmo do nascimento de Luiza, que, ao encontrar a obra, decidiu recriá-la. A canção conquistou ampla repercussão na crítica especializada.
Rede social: https://www.instagram.com/luizaloroza/
Ficha técnica do single duplo:
Intérprete: Luiza Loroza
Produção Musical: Beto Lemos
Mixagem e Masterização: Tércio Marques
Compositores: Luiza Loroza, Everton Coroné e Renato Luciano (“Trato”); Luiza Loroza e João Loroza (“Copo D’Água”)
Músicos convidados: Dudu Oliveira (sopros e percussões)
Capa: Salve Hub
Distribuição: ONErpm
Selo: JL Records
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Ficha técnica audiovisual (“Trato”):
Direção criativa: Luiza Loroza, Mariana Galvão & Helena Bielinski
Direção | Direção de Fotografia: Helena Bielinski (@helenabielinski)
Produção Executiva: XOT Produções (@xotproducoes)
Direção de Arte: Mariana Galvão (@galvamari)
Light Design: Gabriel Prieto (@prietogab)
Diretora de Produção: Mariana Galvão
Assist. Produção: João Loroza
Edição: Helena Bielinski
Make: Pamela Oliveira (@pamelaolivermakeup)
Hairstylist: Nádia Bittencourt
Design da capa: Salve Hub, Aila Oliveira, Gabriel Ahoo
Crédito fotográfico (capa): Helena Bielinski
Apoio: Infoco
Gestão de Tráfego: Bruna Santos
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Realização: XOT Produções
Ficha técnica audiovisual (“Copo D’Água”):
Direção criativa: Luiza Loroza, Mariana Galvão & Helena Bielinski
Direção | Direção de Fotografia: Helena Bielinski (@helenabielinski)
Elenco: Dora de Assis (@doradeassis), Dora Freind (@dfreind), Nadia Bittencourt (@nadiabittencourt.rocha)
Produção Executiva: XOT Produções (@xotproducoes)
Direção de Arte: Mariana Galvão (@galvamari)
Light Design: Gabriel Prieto (@prietogab)
Diretora de Produção: Mariana Galvão
Assist. Produção: João Loroza
Edição: Helena Bielinski
Make: Pamela Oliveira (@pamelaolivermakeup)
Hairstylist: Nádia Bittencourt
Design da capa: Salve Hub @salvehub, Aila Oliveira @ailaobs, Gabriel Ahoo @ahoocriativo
Crédito fotográfico (capa): Helena Bielinski
Apoio: Infoco
Gestão de Tráfego: Bruna Santos @bruna_gestaodetrafegorj
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho @dicasdopinhao
- 
																	
										
										
									Esportes2 anos atrásNotícias de futebol | Quais os melhores jornais para acompanhar ao vivo?
 - 
																	
										
										
									Estilo e Vida5 anos atrásMundo BANI: como pensar em meio ao caos
 - 
																	
										
										
									Agronegócios2 anos atrásSegurança alimentar é caminho para produtividade na suinocultura
 - 
																	
										
										
									Música1 ano atrásGabriela Rocha lança a segunda faixa do álbum “A Igreja”, com a participação de Fernandinho
 - 
																	
										
										
									Notícias2 anos atrásPolítica de cultura exportadora quer ampliar comércio exterior
 - 
																	
										
										
									Games4 anos atrásGame brasileiro ‘Reverie Knights Tactics’ chega para consoles e PC dia 25 de janeiro
 - 
																	
										
										
									Esportes3 anos atrásFutebol de cegos: Brasil perde nos pênaltis e é vice na Copa América
 - 
																	
										
										
									Saúde4 anos atrásDia Mundial de Cuidados Paliativos destaca importância de avanços nessa prática
 
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        
                                                
                        
                        


