0

Com inscrições abertas, aulas acontecerão entre os meses de outubro e novembro

Projeto único que visa a preparar músicos para serem integrantes de orquestras profissionais do país, a Academia Jovem Concertante fará sua nova edição completamente online e respeitando as limitações e precauções necessárias devido a pandemia. Primeira academia de música à distância do Brasil, a AJC Online será supervisionada por renomados professores de todo o país e terá suas aulas gratuitas acontecendo até o dia 30/11. As inscrições estão abertas no site do projeto: https://www.concertante.com.br/facaparte.

A AJC estreou em 2012 com uma turnê que percorreu diversos estados brasileiros. Com um trabalho intensivo de repertório orquestral variado e uma estrutura itinerante, o objetivo é levar a música sinfônica para lugares e espaços pouco explorados por essa forma de arte. Além disso, existe um grande enfoque no repertório da música de câmara, e os músicos têm a oportunidade de se apresentar em concertos didáticos.

A Academia Jovem Concertante busca uma constante renovação para promover um intercâmbio entre jovens estudantes de diferentes regiōes e realidades sociais. A segunda missão é a formação de plateia: 60% dos concertos que realizaram eram gratuitos em praças públicas e espaços inusitados, como canteiros de obra.

O projeto foi idealizado por Simone Leitão, uma das mais atuantes pianistas brasileiras com uma carreira ativa como recitalista, camerista e solista de orquestras nas Américas, Europa e Ásia. Simone possui D.M.A. (Doctor of Musical Arts) em Piano Performance e História da Música pela Universidade de Miami (Estados Unidos), Mestrado pela NorgesMusikkhögskole (Academia de Música da Noruega, Oslo) e Bacharelado em Música pela Uni-Rio. Sua tese de doutorado foi sobre Momoprecoce para piano e orquestra de Villa-Lobos.

Ela é uma das professoras do curso, cujas aulas serão feitas via Zoom, individuais e em grupo, além de aulas públicas para todos que tiverem curiosidade em todos os sábados durante a duração do curso.

Completam o quadro de professores Daniel Guedes, maestro da Academia Jovem Concertante desde sua criação (regência e violino), Lilian Raiol (violino), Alexandre Razera (viola), Fabio Presgrave (violoncelo) e Neto Bellotto (contrabaixo). Eles organizarão o processo seletivo digital respeitando as limitações do isolamento.

Com patrocínio do Itaú e produção da Agência Olga (Nova Orquestra, Festival Polifonia e Verão na Varanda), a Academia Jovem Concertante está recebendo inscrições em https://www.concertante.com.br/facaparte.

 

Serviço:

Academia Jovem Concertante

Período: 01/10/2020 – 30/11/2020

Gratuito

Aulas com horários variados para cada instrumentista, sob inscrições

Aulas públicas aos sábados às 11h

Mais informações: https://www.concertante.com.br/facaparte

centralrbn

Cidades seguras, um desafio também para prefeitos

Artigo anterior

Casa das Rosas leva poesia concreta para o espaço virtual

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Música