Conecte-se conosco

Política

ABRAPE reúne mais de 120 deputados e senadores em Brasília para discutir importância do PERSE

Publicado

em

ABRAPE reúne mais de 120 deputados e senadores em Brasília para discutir importância do PERSE

Mais de 120 deputados e senadores participaram na manhã desta quarta (10) do café parlamentar promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O objetivo foi conscientizar os parlamentares sobre a necessidade de que  o Projeto de Lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE, de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB/PE) e coautoria do deputado Ricardo Silva (PSB/SP), seja pautado com urgência. O setor de cultura e entretenimento é o mais afetado pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

No encontro, mais de 20 parlamentares discursaram em apoio à urgência de pautar o PERSE na Câmara. Além disso, a ABRAPE já tinha dado um grande passo: 385 parlamentares assinaram, nos últimos dias, um documento online apoiando o pedido de urgência do projeto de lei.

“Fomos o setor escolhido para parar de trabalhar em nome da saúde pública e precisamos de apoio. Estamos paralisados desde março e pergunto: Quem de nós sobreviveria com o faturamento zero por 12 meses? O que vai acontecer com toda a cadeia produtiva se o nosso setor deixar de existir? Neste final de semana teríamos Carnaval e imagine quantas pessoas vão deixar de trabalhar por dependerem deste evento? Precisamos que todos estejam sensíveis para que as ações emergenciais sejam efetivadas para a proteção de milhares de empregos”, afirmou o empresário e presidente da ABRAPE, Doreni Caramori Júnior, durante o encontro.

O deputado Felipe Carreras (PSB/PE), autor do PERSE, acredita na evolução do projeto. “Sou produtor de eventos e estou deputado. Quero agradecer a sensibilidade dos meus colegas. A ABRAPE está fazendo história, pois nunca vi, no meu curto trajeto na política, um evento com tantos parlamentares na minha vida. Isso é um sinal de respeito. Vocês conseguiram unir situação e oposição e praticamente todos passaram por aqui e querem ajudar. Estamos pedindo dignidade, um olhar diferente para o setor”, ressaltou.

A relatora do PL que cria o PERSE, deputada Renata Abreu (PODE/SP), reforçou a importância da mobilização: “Se o presidente da República recebeu o setor é porque vocês transformaram esse inconformismo em atitude.  Se não nos mobilizarmos, deixaremos milhares de pessoas desempregadas. Marcamos uma reunião com a equipe do governo, que se comprometeu a dar andamento às ações emergenciais. Estaremos empenhados em fazer o melhor relatório para que o PL seja aprovado e o segmento possa trabalhar com dignidade”.

Outros parlamentares também demonstraram apoio ao PERSE, como a deputada Soraya Santos (PL/RJ). “O Brasil está retomando a economia e não podemos abrir mão do setor de cultura e entretenimento. Quando pensamos nas feiras de beleza, por exemplo, é importante frisar que o país é o quinto no mundo em consumo de cosméticos”, destacou. O deputado Felício Laterça (PSL/RJ) concordou: “Precisamos de um respirador no setor de eventos. É um segmento que promove a geração de empregos, de renda e espalha a alegria”.

O deputado Zé Neto (PT/BA) também reforçou a importância do setor de eventos como fomentador da economia e da promoção da cultura e turismo. “Merece respeito. A clandestinidade que temos visto provoca grandes problemas do ponto de vista sanitário e econômico. É o momento do Governo Federal entender que o segmento precisa de mais apoio”, disse.

Missão De forma histórica, a ABRAPE realiza desde segunda (8) uma missão a Brasília com associados de todo o país. A entidade já se reuniu com lideranças governamentais e legislativas em um trabalho de conscientização sobre a necessidade de ações emergenciais para o setor, o mais afetado pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *