0

Mais de 120 deputados e senadores participaram na manhã desta quarta (10) do café parlamentar promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE) no Hotel Royal Tulip, em Brasília. O objetivo foi conscientizar os parlamentares sobre a necessidade de que  o Projeto de Lei que cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE, de autoria do deputado Felipe Carreras (PSB/PE) e coautoria do deputado Ricardo Silva (PSB/SP), seja pautado com urgência. O setor de cultura e entretenimento é o mais afetado pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

No encontro, mais de 20 parlamentares discursaram em apoio à urgência de pautar o PERSE na Câmara. Além disso, a ABRAPE já tinha dado um grande passo: 385 parlamentares assinaram, nos últimos dias, um documento online apoiando o pedido de urgência do projeto de lei.

“Fomos o setor escolhido para parar de trabalhar em nome da saúde pública e precisamos de apoio. Estamos paralisados desde março e pergunto: Quem de nós sobreviveria com o faturamento zero por 12 meses? O que vai acontecer com toda a cadeia produtiva se o nosso setor deixar de existir? Neste final de semana teríamos Carnaval e imagine quantas pessoas vão deixar de trabalhar por dependerem deste evento? Precisamos que todos estejam sensíveis para que as ações emergenciais sejam efetivadas para a proteção de milhares de empregos”, afirmou o empresário e presidente da ABRAPE, Doreni Caramori Júnior, durante o encontro.

O deputado Felipe Carreras (PSB/PE), autor do PERSE, acredita na evolução do projeto. “Sou produtor de eventos e estou deputado. Quero agradecer a sensibilidade dos meus colegas. A ABRAPE está fazendo história, pois nunca vi, no meu curto trajeto na política, um evento com tantos parlamentares na minha vida. Isso é um sinal de respeito. Vocês conseguiram unir situação e oposição e praticamente todos passaram por aqui e querem ajudar. Estamos pedindo dignidade, um olhar diferente para o setor”, ressaltou.

A relatora do PL que cria o PERSE, deputada Renata Abreu (PODE/SP), reforçou a importância da mobilização: “Se o presidente da República recebeu o setor é porque vocês transformaram esse inconformismo em atitude.  Se não nos mobilizarmos, deixaremos milhares de pessoas desempregadas. Marcamos uma reunião com a equipe do governo, que se comprometeu a dar andamento às ações emergenciais. Estaremos empenhados em fazer o melhor relatório para que o PL seja aprovado e o segmento possa trabalhar com dignidade”.

Outros parlamentares também demonstraram apoio ao PERSE, como a deputada Soraya Santos (PL/RJ). “O Brasil está retomando a economia e não podemos abrir mão do setor de cultura e entretenimento. Quando pensamos nas feiras de beleza, por exemplo, é importante frisar que o país é o quinto no mundo em consumo de cosméticos”, destacou. O deputado Felício Laterça (PSL/RJ) concordou: “Precisamos de um respirador no setor de eventos. É um segmento que promove a geração de empregos, de renda e espalha a alegria”.

O deputado Zé Neto (PT/BA) também reforçou a importância do setor de eventos como fomentador da economia e da promoção da cultura e turismo. “Merece respeito. A clandestinidade que temos visto provoca grandes problemas do ponto de vista sanitário e econômico. É o momento do Governo Federal entender que o segmento precisa de mais apoio”, disse.

Missão De forma histórica, a ABRAPE realiza desde segunda (8) uma missão a Brasília com associados de todo o país. A entidade já se reuniu com lideranças governamentais e legislativas em um trabalho de conscientização sobre a necessidade de ações emergenciais para o setor, o mais afetado pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

centralrbn

Bolsa de estudo pode ser caminho para realização de um sonho

Artigo anterior

Conheça as tendências para Inteligência Artificial no setor financeiro

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Política